É possível um cristão nascido de novo perder a salvação?
Esse debate é antigo e atravessa séculos.
Basicamente, existem duas linhas de pensamento acerca do assunto.
Temos o calvinismo que se baseia nos ensinos de João Calvino, um dos reformadores que defende a salvação incondicional, que uma vez a pessoa salva de forma nenhuma ela pode perder a sua salvação.
A outra é o arminianismo baseada nas ideias de Jacobus Arminius que acredita que a salvação pode sim ser perdida. Ele defendia que uma vez a salvação ganha ela deve ser preservada.
Um grande erro que se comete ao se interpretar os textos da Bíblia é não analisar o seu contexto. A Bíblia se auto explica. É comum os pregadores adaptarem a Bíblia à sua forma de pensar e não a sua forma de pensar de acordo com a Palavra de Deus.
Sabemos que a salvação se dá inicialmente no nosso espírito, mas vale a pena lembrar que não é apenas no nosso espírito. Ela se dá em um processo gradativo na tricotomia do ser, ou seja, espírito alma e corpo.
Os 3 aspectos da salvação.
A nossa salvação é um processo em andamento, ela se manifestará completamente no futuro.
Nosso espírito é salvo.
primeiro Deus salvou o nosso espírito nos regenerando, fazendo-o nascer de novo.
“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”
Salvação da alma.
Tg 1,21
21 “Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas.”
A alma vai sendo salva a cada dia pela renovação da mente. O texto mostra que a salvação da alma é um processo contínuo.
Sabemos que a sede da alma é a mente. A alma do homem é composta de mente, vontade e emoção. Das três faculdades da alma a mente é a principal.
Portanto a Bíblia nos ensina a focar na renovação da mente e isso é um processo constante, que só termina com a morte.
“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”
A alma é salva quando vivenciamos Cristo crucificando a carne com as paixões.
Passamos a pensar como Cristo e então andamos em novidade de vida.
A salvação do corpo.
O corpo é a última parte do ser do homem a ser salvo, por esta razão ainda morremos. Pois a transformação do corpo é uma esperança futura observe.
Rm 8.20-25
20 Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, 21 na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. 22 Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora; 23 e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a nossa adoção a saber, a redenção do nosso corpo. 24 Porque na esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? 25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.
O que Paulo está falando aqui quando diz “Em esperança fomos salvos” confirma que esta esperança é a redenção ou salvação do corpo quando diz. “aguardando a nossa adoção a saber, a redenção do nosso corpo.”
Existe uma parte da salvação que ainda não chegou e que estamos aguardando chegar. Ela se dará no futuro confira:
1 Pe 1.3-5
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4 para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós, 5 que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo;
Pedro fala de uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível obviamente se referindo ao corpo de glória.
Considere atentamente a expressão “para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo;”
Pedro fala de algo que irá se manifestar no futuro assim como Paulo em Romanos 8. Então está bem claro que a salvação está em curso e que se dará completamente quando tivermos um corpo de glória.
Por isso Paulo diz em esperança fomos salvo.
Sabemos que a salvação hoje é uma realidade em meu espírito. O meu espírito está salvo.
Mas a minha mente precisa ser renovada e o meu corpo transformado.
Então a salvação ainda não está completa.
Só quando meu corpo for glorificado ela se completa eu entro em um estágio de irreversibilidade da salvação.
Existem outros textos que deixam bem claro que a salvação ainda não se deu completamente no crente.
Rm 13.11
11 E isso fazei, conhecendo o tempo, que já é hora de despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando nos tornamos crentes.
Onde está uma vez salvo salvo para sempre?
Observe que Paulo diz que a salvação está mais perto do que quando nos tornamos crentes.
É claro que ele está se referindo a salvação plena, que se dará no arrebatamento quando também houver a transformação do nosso corpo.
Hb 1.14
14 Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?
Mais uma vez a Bíblia deixa claro para nós que a salvação ainda não é uma realidade presente. Mas fala de uma experiência que se completará no futuro.
Portanto apesar do nosso espírito ter nascido de novo a salvação completa se dá em um processo gradativo.
Leia também o artigo: O tribunal de Cristo
Já que está comprovado que a salvação não se deu completamente ainda, será que podemos perdê-la no meio deste processo?
Existe uma parte de nós que já foi completa na salvação. A parte que está completa é o espírito humano nascido de novo.
Será que o nosso espírito uma vez salvo, santificado pode ser maculado?
1 Ts 5.23
23 E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
Note que Paulo nos exorta a conservar o espírito, alma e corpo irrepreensíveis.
Significa que o nosso espírito pode ser maculado, os textos abaixo também confirmam isso.
1 Co 7.33-34
33 mas quem é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar a sua mulher, 34 e está dividido. A mulher não casada e a virgem cuidam das coisas do Senhor para serem santas, tanto no corpo como no espírito; a casada, porém, cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido.
Aqui, Paulo instrui as mulheres não casadas para serem santas tanto no corpo como no espírito.
2 Co 7.1
1 Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.
Aqui, Paulo recomenda que devemos nos purificar de toda imundície tanto da carne quanto do espírito, mostrando com isso que o Espírito pode ser maculado.
Concluímos que o espírito uma vez salvo e santificado pode vir a ser maculado. Caso contrário, Paulo não nos advertiria a mantê-lo puro.
Obviamente que a salvação não é algo fácil de perder como muitos pregam por aí. Mas existem casos em que é possível perder a salvação.
Acredito que a salvação não é algo que se perca do dia para a noite, creia que ela ocorre em um processo gradativo.
Existe uma expressão no Novo Testamento que dá a ideia de abandono da fé e consequentemente remete a perda da salvação.
Apostatar da fé
1 Tm 4.1
1 Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios,
Apostatar
αφιστημι aphistemi de 575 e 2476 ; TDNT – 1:512,88; v 1) fazer retroceder, fazer afastar-se, remover 1a) excitar a revolta 2) retrocecer, manter-se de lado 2a) ir embora, deixar alguém 2b) abandonar, afastar-se de alguém 2c) abandonar, tornar-se infiel 2d) afastar-se de, fugir de 2e) parar de atormentar alguém 2f) afastar-se de, abandonar 2g) guardar-se de, ausentar-se de.
(Definição segundo o dicionário grego strong)
Observe que a ênfase é abandonar alguém, ir embora, deixar alguém, afastar-se de. A definição no grego deixa bem claro que existe uma decisão deliberada de deixar algo ou alguém de forma definitiva.
Essa expressão apostatar da fé não deve ser confundida com a expressão desviar que ocorre apenas uma vez na Bíblia na carta de Tiago.
Tiago 5:19 Meus irmãos, se alguém dentre vós se desviar da verdade e alguém o converter,
Tiago 5:20 sabei que aquele que fizer converter um pecador do erro do seu caminho salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.
Desviar
πλαναω planao de 4106 ; TDNT – 6:228,857; v 1) fazer algo ou alguém se desviar, desviar do caminho reto 1a) perder-se, vagar, perambular 2) metáf. 2a) desencaminhar da verdade, conduzir ao erro, enganar 2b) ser induzido ao erro 2c) ser desviado do caminho de virtude, perder-se, pecar 2d) desviar-se ou afastar-se da verdade 2d1) de heréticos 2e) ser conduzido ao erro e pecado
(Definição segundo o Dicionário grego strong)
Perceba que a definição por si só coloca a ênfase em alguém que deixou de seguir a verdade é começou a pecar. A pessoa simplesmente se desviou da verdade.
A,definição deixa bem claro que possivelmente foi por fraqueza ou inclinação carnal, a pessoa deliberadamente pecou e se desviou da verdade.
Já a apostasia tem a ver com alguém que partiu, abandonou a fé deixou por opção e não por fraqueza.
A apostasia está ligada à uma decisão do íntimo de deixar a sua fé. Largar para nunca mais voltar é uma decisão definitiva.
Como a apostasia ocorre?
A apostasia não ocorre do dia para noite mas se dá em um processo que pode ocorrer principalmente pela a atuação de agentes externos.
No texto de Timóteo que lemos acima observe que a apostasia pode ocorrer por uma influência externa.
1 Tm 4.1
1 Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios,
A pessoa pode se apostar da fé dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrina de demônios.
Observe atentamente que uma pessoa pode ser conduzida a pensar de acordo com a vontade desses espíritos enganadores. E serem conduzidas a abandonarem a sua fé.
Apenas a fé em Cristo pode nos salvar se nós a abandonarmos deliberadamente e conscientemente perdemos a nossa salvação.
Na minha opinião o único caso em que se perde a salvação é nos casos de apostasia.
Portanto vimos que um espírito salvo pode ser maculado e que alguém pode deixar de vez a sua fé. Se apostatando e perder a sua salvação.
Como isso pode se dá? Como é o processo de perda da salvação?Existem passagens que apoiam esta ideia?
Antes de responder às perguntas acima, veremos primeiro os casos de pessoas que deliberadamente podem estar presas em pecados e como Paulo tratou destas questões?
Temos dois casos para analisar.
1 Co 5.1
Ouvi dizer que há entre vós imoralidade que nem mesmo entre os gentios se vê, a ponto de haver quem vive com a mulher de seu pai. 2 E vós estais inchados? e nem ao menos pranteastes para que fosse tirado do vosso meio quem praticou esse mal? 3 Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já julguei, como se estivesse presente, aquele que cometeu este ultraje. 4 Em nome de nosso Senhor Jesus, congregados vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus,
Continuação…
5 seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus. 6 Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? 7 Expurgai o fermento velho, para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado. 8 Pelo que celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da malícia e da corrupção, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.
Notamos aqui a preocupação de Paulo externada em dois níveis.
Individual
Sua preocupação com o homem em questão.
Paulo está preocupado com a segurança da salvação deste homem.
“Congregados vós e o meu espírito ” seja entregue a satanás para a destruição da carne, para que o espírito seja salvo no último dia.
Parece que Paulo está sendo duro demais.
Mas é melhor que ele morra cedo do que ir para o inferno.
Certamente que alguém que está na prática do pecado como esse homem seu destino será selado com o juízo divino. Observe a expressão a carne seja entregue a satanás para a salvação do espírito no dia do Senhor Jesus.
Paulo aqui não diz que esse homem perderá a sua salvação mas crê que a carne será destruída por satanás e o espírito salvo.
Coletivo
Um segundo cuidado de Paulo é com a congregação (massa) para que ela não seja afetada com seu “fermento”.
E recomenda que ele seja tirado do meio da igreja.
“Expurgai o fermento velho, para que sejais massa nova”, assim.
Jesus parece repetir o mesmo princípio quando diz:
Mt 18.7-9
7 Ai do mundo, por causa dos tropeços! pois é inevitável que venham; mas ai do homem por quem o tropeço vier! 8 Se, pois, a tua mão ou o teu pé te fizer tropeçar, corta-o, lança-o de ti; melhor te é entrar na vida aleijado, ou coxo, do que, tendo duas mãos ou dois pés, ser lançado no fogo eterno. 9 E, se teu olho te fizer tropeçar, arranca-o, e lança-o de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que tendo dois olhos, ser lançado no inferno de fogo.
Voltando para a questão do homem em pecado de Corinto, se ele continuasse deliberadamente no pecado seria julgado e satanás teria liberdade para tocar nele. E fatalmente ele iria falecer.
Mas creio que Paulo entendia que a salvação não era perdida, neste caso. Senão ele teria dito.
É melhor um grande horror do que um horror eterno.
É melhor morrer fisicamente do que morrer espiritualmente.
Certamente que ele partiria cedo para não comprometer a sua salvação.
Um outro exemplo de julgamento no corpo com morte ou com doenças é também dado por Paulo no capítulo 11 de 1 Coríntios.
1 Co 11.28-32
28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice. 29 Porque quem come e bebe, come e bebe para sua própria condenação, se não discernir o corpo do Senhor. 30 Por causa disto há entre vós muitos fracos e enfermos, e muitos que dormem. 31 Mas, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados; 32 quando, porém, somos julgados pelo Senhor, somos corrigidos, para não sermos condenados com o mundo.
O princípio é o seguinte:
Se as doenças e a morte vem sobre os ímpios que não tem conhecimento de Deus, como forma de Justiça (Deus é o juiz). Por que não viria sobre o crente que mesmo com o conhecimento ignora ano, após ano a voz do Espirito e não quer mudar?
Deus estaria sendo injusto se não julgasse o crente.
Paulo está tratando da indiferença de alguns irmãos na igreja no tocante a ceia do Senhor. E Paulo os adverte lembrando que muitos na igreja de Corinto são fracos e doentes e que alguns dormem (morreram cedo).
Se vivermos no pecado deliberadamente vamos ser corrigidos e julgados pelo Senhor para não sermos condenados com o mundo.
Existem muitos crentes que não estão vivendo tudo o que Deus tem para eles porque estão doentes ou porque estão morrendo cedo.
Não estou dizendo aqui que todos os cristãos que estão doentes ou que morrem cedo estão em pecado. Mas estou dizendo que a prática constante do pecado pode trazer para o cristão consequências terríveis.
Veja como o próprio Jesus age nestes casos.
Apocalipse 2:20 Mas tenho contra ti que toleras a mulher Jezabel, que se diz profetisa; ela ensina e seduz os meus servos a se prostituírem e a comerem das coisas sacrificadas a ídolos;
Apocalipse 2:21 e dei-lhe tempo para que se arrependesse; e ela não quer arrepender-se da sua prostituição.
Apocalipse 2:22 Eis que a lanço num leito de dores, e numa grande tribulação os que cometem adultério com ela, se não se arrependerem das obras dela;
Apocalipse 2:23 e ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que esquadrinha os rins e os corações; e darei a cada um de vós segundo as suas obras.
Em algumas traduções o versículo 22 diz assim “eis que a prostro de cama”.
Vale a pena lembrar que é o próprio Cristo que está dizendo isso.
É sabido desde o Gênesis que conforme o pecado foi aumentado a expectativa de vida do homem foi diminuindo. O homem vivia até o capítulo 5 de Gênesis mais de 900 anos mas chega um momento no capítulo 6 em que os anos de vida foram reduzidos para 120 anos.
Gênesis 6:3 Então disse o Senhor: O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem, porquanto ele é carne, mas os seus dias serão cento e vinte anos.
O pecado destrói o homem e traz morte isso não é novidade para ninguém. Se o cristão vive na prática do pecado ele será julgado com certeza mais cedo ou mais tarde.
Em nenhum dos casos citados acima eles perderam a salvação mas havia a promessa de julgamento seja por doenças ou por morte.
Quem ainda tem dúvidas disso poderá conferir o texto abaixo que diz que o Senhor é vingador daqueles que vivem pecando.
1 Tessalonicenses 4:3 Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição,
4:4 que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra,
1 Tessalonicenses 4:5 não na paixão da concupiscência, como os gentios que não conhecem a Deus;
4:6 ninguém iluda ou defraude nisso a seu irmão, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos.
4:7 Porque Deus não nos chamou para a imundícia, mas para a santificação.
Como a misericórdia de Deus é grande e ele não quer que ninguém se perca pois o Senhor conhece os horrores do inferno ele permite que o crente morra cedo.
É perigoso para o crente viver deliberadamente no pecado pois é possível que ele se torne insensível e acabe por decisão própria se apostatando da fé.
Como alguém se apostata da fé, na prática?
A salvação ela vem como está escrito em Romanos por se crê com o coração e se confessar com a boca.
Romanos 10:8 Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos.
Romanos 10:9 Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo;
Romanos 10:10 pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
A apostasia também deve ser feita assim. Crendo com o coração e confessando com a boca.
A pessoa pode deliberadamente dizer crendo com o coração algo do tipo eu “não quero mais saber de Jesus”.
Deus irá respeitar a decisão de alguém que não quer ser salvo.
Deus não iria violar o princípio do livre arbítrio salvando uma pessoa que não quer ser salva.
Por isso a apostasia é quando uma pessoa de sã consciência definitivamente não quer mais saber de Jesus.
Obviamente que alguém poderia se questionar. Como alguém salvo que conhece a palavra. Que provou o que é ser cristão deixa a sua fé?
Isso é raro acontecer mas a Bíblia mostra que é possível.
Hb 6..4
4 Porque é impossível que os que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, 5 e provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do mundo vindouro, 6 e depois caíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; visto que, quanto a eles, estão crucificando de novo o Filho de Deus, e o expondo ao vitupério. 7 Pois a terra que embebe a chuva, que cai muitas vezes sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção da parte de Deus; 8 mas se produz espinhos e abrolhos, é rejeitada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.
Continuação…
9 Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e que acompanham a salvação, ainda que assim falamos. 10 Porque Deus não é injusto, para se esquecer da vossa obra, e do amor que para com o seu nome mostrastes, porquanto servistes aos santos, e ainda os servis. 11 E desejamos que cada um de vós mostre o mesmo zelo até o fim, para completa certeza da esperança; 12 para que não vos torneis indolentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.
Tem gente que para tentar fundamentar a doutrina de uma vez salvo, salvo para sempre afirma, que a pessoa que aceitou a Cristo de verdade nunca poderá perder a sua salvação. Afirmam que se ela sair da fé é porque nunca foi salva.
Não é o que o texto acima diz.o texto diz que a pessoa foi iluminada (estava em trevas), provaram o dom celestial (Ef 2.8-9 dom da graça) e se fizeram participante do Espírito Santo (nasceram de novo), provaram a boa palavra (a palavra os limpou, e trouxe a eles experiência de vida, não eram bebês ou cristãos imaturos). Provaram os poderes do mundo vindouro (experimentaram dos dons).
O exemplo em questão citado pelo, autor aos hebreus coloca a experiência em ordem de acontecimento.
É impossível que seja renovado para arrependimento, é impossível que se arrependam. De novo, o problema não é Deus perdoar o problema é a pessoa querer se arrepender.
Observe que a questão não está com Deus perdoar e sim com a pessoa querer ser renovada para arrependimento, ou seja, não depende mais de Deus pois esbarrou agora na questão do livre arbítrio. Que muitos calvinistas querem deturpar dizendo que o homem não tem condições de escolher por si só ser salvo por causa da total depravação em que se encontra.
Neste caso citado pelo autor aos hebreus está na cara que este homem era salvo e que uma vez que ele decide apostatar não há mais chance para ele. Não por decisão de Deus. Mas porque ele mesmo não quer.
Se o homem já salvo não pode ser mantido por Deus na fé se este homem não quiser. Que dirá o homem sem Deus.
Portanto fica óbvio que Deus não tem poder sobre o coração do homem para salvá-lo se este não quiser.
Em seguida o autor aos hebreus cita o exemplo da terra que recebe a chuva e produz erva para para ser utilizada por aquele que a lavra e diz que isso é uma benção da parte de Deus.
Por outro lado se ela produz espinhos e abrolhos será rejeitada e, será queimada no fogo.
Os versículos 7 e 8 nos mostra dois resultados de quem recebeu as mesmas condições.
Um positivo e um negativo, um que produziu benção e outro maldição. Mesmo tendo as mesmas condições e recursos do céu.
O autor aos hebreus adverte que esperava dos hebreus coisas melhores.
Que deveriam demonstrar o mesmo zelo até o fim, nos mostrando mais uma vez que a salvação uma vez ganha deve ser preservada até o fim.
11 E desejamos que cada um de vós mostre o mesmo zelo até o fim, para completa certeza da esperança; 12 para que não vos torneis indolentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas
A expressão caíram aqui significa sair da fé e como se fosse um sinônimo de apostasia.
Caíram
παραπιπτω “parapipto “virar para o lado, desencaminhar cair (da fé verdadeira): da adoração ao SENHOR.
É importante frisar que a carta aos hebreus foi escrita para encorajar os judeus a permanecerem na fé. Pois era muito comum os judeus convertidos cederem às pressões da sociedade judaica e voltar para o judaísmo abandonando a fé em Cristo.
Por isso existe uma preocupação do autor em encorajar os crentes a permanecer até o fim, guardar a confissão não deixar a congregação e assim por diante.
É necessário permanecer na fé.
Hb 3.12-14
12 Vede, irmãos, que nunca se ache em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade, para se apartar do Deus vivo; 13 antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; 14 porque nos temos tornado participantes de Cristo, se é que guardamos firme até o fim a nossa confiança inicial;
Hebreus 10:25 não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
A Bíblia nos mostra que existe pecado para morte e nos adverte a não orar pela pessoa que o comete.
1 Jo 5.16
16 Se alguém vir seu irmão cometer um pecado que não é para morte, pedirá, e Deus lhe dará a vida para aqueles que não pecam para a morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore.
“Esse” no singular. Se refere ao pecado que não se deve orar. Porque esse causa morte espiritual, separação eterna de Deus.
É o único caso em que Deus não vai agir por respeitar a vontade dos homens no tocante ao seu destino eterno.
Deus não pode salvar ninguém que não queira ser salvo. Mesmo que essa pessoa seja um crente nascido de novo e decide negá-lo. Não porque está sob pressão mas porque quis fazê-lo deliberadamente.
Ganhamos a salvação confessando e crendo com o coração e perdemos salvação também confessando com a boca e crendo com o coração.
Como somos salvos?
Confessando
Rm 10.9
9 Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; 10 pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
Como perdemos a salvação?
confessando.
Mt 10.32 -33
32 Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. 33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.
Negar aqui não é negar porque está sendo pressionado por circunstâncias externas, por medo, ameaças vergonha e assim por diante.
Negar aqui envolve crença e forte convicção no que se diz.
Porque se negar a Cristo aqui se refere a alguém que cedeu às pressões externas então Pedro não deveria ser salvo.
Pois ele negou a Cristo por 3 vezes quando foi pressionado e ainda foi posto no ministério.
Jesus está falando de um negar consciente, é o que nós chamamos de apostasia.
Ap 3.5
5 O que vencer será assim vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; antes confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
Esse texto nos mostra duas verdades
A primeira delas é que:
O nome será confessado diante do pai, porque a pessoa não recuou na confissão inicial. Ela permaneceu até o fim.
A segunda é que:
Nós também chegamos à conclusão óbvia que, aquele que não vencer poderá ter o seu nome riscado do livro da vida. E se o nome pode ser riscado do livro da vida então existe a possibilidade de se perder a salvação.
Eu tenho um amigo que nasceu de novo e que provou dos benefícios do mundo vindouro. Da última vez que estive com ele a alguns anos atrás conversamos sobre uns livros estranhos que ele estava lendo.
Esses livros estavam minando a sua fé e ele estava com uma postura de defesa contra tudo aquilo que a sã doutrina ensina.
Seus argumentos eram bastante firmes e ele estava convencido de que o evangelho era uma farsa.
Eu notei que havia uma influência maligna por traz de suas argumentações.
Confesso que por pouco não me deixei levar por aqueles argumentos por frações de segundos percebi a minha fé indo embora.
Percebia uma presença maligna por traz daqueles pensamentos era algo muito forte.
Decidi resistir firme na fé aqueles ataques e me mantive firme em minhas convicções não cedendo nem um palmo aquelas argumentações.
Depois daquele dia nunca mais o havia encontrado novamente. Até que alguns anos se passaram e me surpreendi quando vi uma reportagem no noticiário da tarde. Que ele havia sido preso por matar uma criança em um ritual de magia negra.
Ele era o líder da seita que os movia a praticar estes rituais.
Foi lamentável ver aquele irmão que ia à casa de Deus conosco, que fazia parte do ministério de música da igreja.
E agora estava com a sua vida arruinada por ter apostatado da fé.
A sua apostasia não ocorreu do dia pra noite mas foi gradativa a medida que ele dava ouvido a ensino de demônios.
Conclusão
Concluo que é possível perder a salvação em caso de apostasia. Alguém deliberadamente nega a Cristo confessando com a boca e crendo com o coração.
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Andem no espírito e vivam em amor!
Professor Antonio Lira
Assistam também o vídeo:
Moisés ressuscitou dos mortos?