Quem são os 24 anciãos no livro do Apocalipse?

 

Quem são os 24 anciãos no livro do Apocalipse? Essa é uma pergunta que muitos estudantes de escatologia se fazem. Qual é a identidade daqueles homens que estão ao redor do trono e que reverenciam Jesus jogando as suas coroas ao seus pés?

Existem alguns teólogos que os identificam como os crentes da Antiga Aliança apenas. Já outros afirmam se tratar de anjos e outros dizem ser 12 representantes da Antiga Aliança e 12 representantes da Nova Aliança.

Então quem são os 24 anciãos no livro do Apocalipse?

 

 

QUEM SÃO OS 24 ANCIÃOS DO LIVRO DO APOCALIPSE CONTINUAÇÃO…

 

Para responder a essa pergunta vamos fazer um pequeno resumo da divisão do livro.

DIVISÃO DO LIVRO DO APOCALIPSE

A chave do livro de Apocalipse está no capítulo 1:19. É como se fosse uma chave pendurada na porta. É só pegar e entrar.

Apocalipse 1:19 “escreve, pois, as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de suceder.”

Primeira divisão do livro: “as coisas que tens visto.”

Segunda divisão do livro: “as coisas que são.”

Terceira divisão do livro: “as coisas que depois destas hão de acontecer.”

João mostra que o livro de Apocalipse divide-se em três partes (Ap 1.19):

Primeira divisão do livro

“as coisas que vistes” ou “que tens visto”

Constituem a primeira divisão e incluem a visão de Cristo no capítulo 1; A visão de João do Cristo glorificado veja:

Apocalipse 1:17 “Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último,”

Apocalipse 1:18 “e o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do hades.”

 

Segunda divisão do livro

“as coisas que são”

Constituem a segunda divisão e incluem as sete cartas às sete igrejas, contidas nos capítulos 2 e 3, que se referem a toda a Igreja do presente século. A grande maioria dos teólogos concordam que se refere também a história da Igreja na terra ao longo dos séculos.

Entendemos que assim como todas as cartas do Novo Testamento falam conosco e são sempre atuais no tocante a nos comunicar coisas. Assim também as cartas às igrejas da Ásia comunicaram certas verdades aqueles crentes, daquela época e ainda comunicam verdades a nós.

Acima de tudo acredito que as cartas às igrejas da Ásia falam do período da Igreja na terra.

Terceira divisão

“as coisas que hão de acontecer depois destas”

A terceira divisão inclui tudo o que está revelado nos capítulos de 4 a 22.

Preste atenção na expressão “as coisas que hão de acontecer depois destas”

Depois do quê?

Me parece que Cristo está querendo nos mostrar que as coisas só irão acontecer após passar o período da Igreja na terra. Que estão representadas pelas cartas as sete igrejas da Ásia nos capítulos 2 e 3.

Veja como começa o capítulo 4.

Apocalipse 4:1 ‘Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu, e a primeira voz que ouvira, voz como de trombeta, falando comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer.’

Apocalipse 4:2″ Imediatamente fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono;”

“Depois destas coisas”

Essa expressão revela que terminou um período e se inicia outro. Termina o período da Igreja na terra e começa um período da Igreja no céu. Note que João é um representante da Igreja e ele começa agora a ver as coisas lá de cima.

Toda a narrativa de João é de quem está vendo tudo do céu. Tenho certeza plena que a Igreja é arrebatada antes da tribulação, pois a tribulação só começa no capítulo 6. Os capítulos 4 e 5 mostra a Igreja no céu.

Os capítulos 4 e 5 nos mostra o trono, os seres viventes, os 24 anciãos e o cordeiro. Toda a narrativa de João é celestial.

Não existe nenhuma referência à Igreja na terra do capítulo 6 até o 18.

Estes capítulos mostram a tribulação na terra e a igreja não estará aqui, pois esta já terá sido arrebatada.

Então quem são os 24 anciãos no livro do Apocalipse?

Demonstrou-se anteriormente que a igreja não estará no período tribulacional. A relação singular da igreja com esse período é vista na posição e na atividade dos 24 anciãos que aparecem em Apocalipse.

Quando João começa a escrever sobre as coisas que hão de acontecer, suas palavras de introdução em 4.1 nos mostram que ele está começando sua terceira grande divisão, pois o capítulo inicia com “depois destas coisas”.

Quando João é levado para os céus, vê o trono e aquele que ocupa o trono. Então vê 24 seres assentados, que estão associados àquele que está no trono e são chamados vinte e quatro anciãos.

“Ao redor do trono, há também vinte e quatro tronos, e assentados neles, vinte e quatro anciãos vestidos de branco, em cujas cabeças estão coroas de ouro” (Ap 4.4).

A relação da igreja com os acontecimentos do período tribulacional é revelada pela identificação desses indivíduos.

Análise do texto

Ap 4.2-4

2″ Imediatamente fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono; 3 e aquele que estava assentado era, na aparência, semelhante a uma pedra de jaspe e sárdio; e havia ao redor do trono um arco-íris semelhante, na aparência, à esmeralda. 4 Havia também ao redor do trono vinte e quatro tronos; e sobre os tronos vi assentados vinte e quatro anciãos, vestidos de branco, que tinham nas suas cabeças coroas de ouro.”

               Coroas de ouro

 

A palavra grega para coroa é “Stephanos” que é coroa de vencedor.

Só existe um povo na terra que tem promessa de coroa esse povo é a Igreja.

2 Timóteo 4:8 “Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”.

Tiago 1:12 Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam.

1 Pedro 5:4 E, quando se manifestar o sumo Pastor, recebereis a imarcescível coroa da glória.

4. Suas coroas levam a considerar que representam a igreja. Esses 24 não estão usando coroas de monarca (diadema), mas coroas de vitória (stephanos), conquistadas num conflito.

Eles, portanto, foram ressuscitados, pois um espírito não estaria usando uma coroa, e também foram julgados, pois não receberiam uma coroa como recompensa sem um julgamento.

 

Além disso, o julgamento deve ter sido recente, pois aparecem no ato de lançar suas coroas aos pés de Cristo. Como reconhecimento dando toda a glória a ele.

Apocalipse 4:10 “os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam ao que vive pelos séculos dos séculos; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:”

Portanto os 24 anciãos no livro do Apocalipse são representantes da Igreja.

 

Por que 24 anciãos?

Os turnos estabelecidos por Davi.

Os 24 anciãos são reis e sacerdotes.

No Antigo Testamento nós vemos estabelecidos os turnos sacerdotais que eram em número de 24. Estes turnos foram estabelecidos para o serviço no santuário.

Confira em 1 Crônicas capítulos 24 e capítulos 25.

Estes turnos sacerdotais se revezavam no serviço do santuário e todos eram submissos ao sumo sacerdote que liderava os serviços.

Sabemos que o santuário terreno é uma figura do tabernáculo verdadeiro no céu. Portanto o tabernáculo terreno era apenas um modelo do verdadeiro tabernáculo, veja:

O verdadeiro sacerdócio no céu e o sacerdócio de Cristo

Hebreus 8:1 “Ora, do que estamos dizendo, o ponto principal é este: Temos um sumo sacerdote tal, que se assentou nos céus à direita do trono da Majestade,”

Hebreus 8:2 “ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, que o Senhor fundou, e não o homem.”

5 “os quais servem àquilo que é figura e sombra das coisas celestiais, como Moisés foi divinamente avisado, quando estava para construir o tabernáculo; porque lhe foi dito: Olha, faze conforme o modelo que no monte se te mostrou.”

Um sacerdócio superior exercido por Cristo

 

Da mesma forma que no Antigo Testamento os sacerdotes nos turnos serviam ao sumo sacerdote. Da mesma forma os 24 anciãos são sacerdotes que servem a Jesus, o sumo sacerdote da nossa confissão. Aqui definitivamente eles servem no tabernáculo verdadeiro.

Os turnos sacerdotais tinham 24 sacerdotes e um sumo sacerdote.

Sabemos que o tabernáculo terreno é uma figura do verdadeiro no céu.

Nós sabemos que Jesus é o sumo sacerdote a quem os 24 anciãos aparecem associados. Existe uma conexão dos 24 anciãos com aquele que está assentado no trono.

O nosso sacerdócio é confirmado por Pedro

1 Pedro 2:5 “vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo”.

1 Pedro 2:9 “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;”

 

Por que anciãos?

Os anciãos em Israel não apenas representavam o povo mas também tinham o papel de julgar o povo, aqui eles aparecem em conexão com os julgamentos da tribulação.

Ap 3:21

Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.

Vestes brancas

Apocalipse 3:4 “Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram as suas vestes e comigo andarão vestidas de branco, porquanto são dignas.”

Apocalipse 3:5 “O que vencer será assim vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; antes confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.”

Suas vestimentas brancas portanto confirmam ainda mais que são representantes da Igreja. Pois vestes brancas são símbolos de redenção  que ocorreu pelo sangue de Jesus. Confira em outras passagens.

“E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram?
E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.
Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra.”

Apocalipse 7:13-15

Não são só 24 anciãos  no livro do Apocalipse, são milhões

 

Cap. 5,11-14

11 “E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares, 12 que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. 13 Ouvi também a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e a todas as coisas que neles há, dizerem: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos: 14 e os quatro seres viventes diziam: Amém. E os anciãos prostraram-se e adoraram.”

Confira  atentamente o versículo 11.

11 “E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares,”

Muitos anjos ao redor do trono.

E dos seres viventes (apenas 4). Confira no capítulo 4 o numero dos seres viventes.

E dos anciãos “e o número deles era miríades de miríades, milhares de milhares.

Os anjos são muitos, os seres viventes são apenas 4 e os anciãos são miríades de miríades e milhares de milhares.

Então não são apenas 24 anciãos no livro do Apocalipse mas são milhares que revesam na adoração ao Senhor.

Os turnos de sacerdotes estabelecidos por Davi era caracterizado por um constante revezamento.

Sem dúvida são representantes da Igreja

Para quem ainda tem dúvidas de que os 24 anciãos no livro de Apocalipse se trata de apenas representantes da Igreja veja o próximo texto.

E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;
E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra.

Apocalipse 5:9,10

Veja a expressão dita pelos próprios anciãos “com teu sangue nos comprastes para Deus” e” nos fizestes reis e sacerdotes”

O Apóstolo Pedro disse que nós somos nação santa e sacerdócio real e povo adquirido.

Conclusão

Concluímos, portanto, que os 24 anciãos no livro do Apocalipse se tratam apenas de representantes da Igreja.

Para melhor compreensão do assunto quem são os 24 anciãos no livro do Apocalipse? Assista a vídeo aula “Quem são os 24 anciãos no livro do Apocalipse?

vídeo aula “Quem são os 24 anciãos no livro de apocalipse.

CONHEÇA OS NOSSOS CURSOS GRATUITOS!

Curso gratuito de escatologia.
Curso gratuito de escatologia clique aqui.
Curso gratuito desvendando o Apocalipse.
Curso gratuito desvendando o Apocalipse.

 

 

Antonio Lira

Antonio Lira

Fale conosco, queremos ouvir você!

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit