O estudo das alianças é importantíssimo para a escatologia bíblica, pois estas nos mostram que Deus é um Deus que cumpre suas promessas.
Definição de aliança:
É um termo ou contrato entre Deus e os homens.
Deus se relaciona com a humanidade através de alianças, É como a vigência de um contrato, quando termina um se inicia outro, mantendo algumas regras e benefícios e também estabelecendo outras.
As alianças estão divididas em condicionais e incondicionais.
Alianças condicionais : Deus estabelece regras e bênçãos pelo cumprimentos destas regras e punições pelo descumprimento delas.
- Alianças condicionais estão divididas em:
edênica, adâmica, noética e mosaica.
- Alianças eternas ou incondicionais são:
Aliança abraâmica, aliança palestínica, davídica e nova aliança.
As alianças eternas são mais importantes para o nosso estudo de escatologia.
Diferenças entre as condicionais e as incondicionais:
As condicionais tinham regras a serem obedecidas, e tinham um prazo de validade. Chegou o tempo determinado elas perdiam a validade.
As incondicionais Deus não requer nada em troca não exige nada, e a aliança é eterna.
Aliança edênica (Éden)
Foi estabelecida no Éden com Adão e Eva
(reprodução, alimentação, domínio)
Gn 1:28-30
28 “E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra”.
29 “E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente e que está sobre a face de toda a terra e toda árvore em que há fruto de árvore que dá semente; ser-vos-ão para mantimento”.
30 “E a todo animal da terra, e a toda ave dos céus, e a todo réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde lhes será para mantimento. E assim foi.”
Obediência (não comer do fruto)
Gn 2:15-17
15 “E tomou o SENHOR Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.”
16 “E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente,”
17 “mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”
A aliança edênica foi feita com Adão e Eva antes do pecado e vigorou até a queda do homem.
Aliança adâmica
Essa aliança vigorou após a queda logo em seguida ao pecado deles.
Gn 3:14
Maldição, inimizade, enfado no trabalho, dores, morte e promessa de redenção.
14 “Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás mais que toda besta e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás e pó comerás todos os dias da tua vida.”
15 “E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta {Heb. ele} te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”.
16 “E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará”.
17 “E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida”.
18 “Espinhos e cardos também te produzirá; e comerás a erva do campo”.
19 “No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás”.
Aliança noética
Reprodução, domínio, alimentação, obediência, preservação (arco-íris)
Gn 9:1-17
Reprodução
1 “E abençoou Deus a Noé e a seus filhos e disse-lhes: frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra.”
Domínio
2 “E será o vosso temor e o vosso pavor sobre todo animal da terra e sobre toda ave dos céus; tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar na vossa mão são entregues”.
Alimentação
3 “Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado, como a erva verde”.
Obediência
4 “A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis”.
5 “E certamente requererei o vosso sangue, o sangue da vossa vida; {ou alma} da mão de todo animal o requererei, como também da mão do homem e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem”.
6 “Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.”
Reprodução
7 “Mas vós, frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra e multiplicai-vos nela.”
8 “E falou Deus a Noé e a seus filhos com ele, dizendo:”
Preservação
9 “E eu, eis que estabeleço o meu concerto convosco, e com a vossa semente depois de vós”,
10 “e com toda alma {ou criatura} vivente, que convosco está, de aves, de reses, e de todo animal da terra convosco; desde todos que saíram da arca, até todo animal da terra”.
11″ E eu convosco estabeleço o meu concerto, que não será mais destruída toda carne pelas águas do dilúvio e que não haverá mais dilúvio para destruir a terra.”
12 “E disse Deus: Este é o sinal do concerto que ponho entre mim e vós e entre toda alma vivente, que está convosco, por gerações eternas”.
13 “O meu arco tenho posto na nuvem; este será por sinal do concerto entre mim e a terra”.
14 “E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens”.
15 “Então, me lembrarei do meu concerto, que está entre mim e vós e ainda toda alma vivente de toda carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio, para destruir toda carne”
16 “E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar do concerto eterno entre Deus e toda alma vivente de toda carne, que está sobre a terra.”
17 “E disse Deus a Noé: Este é o sinal do concerto que tenho estabelecido entre mim e toda a carne que está sobre a terra.”
Aliança mosaica
Decálogo, lei, sacrifícios, obediência, festas, bênçãos e maldições.
Decálogo
Ex 20:1-17
1 Então, falou Deus todas estas palavras, dizendo:
2 Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem
6 e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos.
continuação…
7 Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
9 Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra,
10 mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas.
11 Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o SENHOR o dia do sábado e o santificou.
12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.
13 Não matarás.
14 Não adulterarás.
15 Não furtarás.
16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
17 Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Bênçãos
Dt 28: 1
1 E será que, se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.
2 E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR, teu Deus:
3 Bendito serás tu na cidade e bendito serás no campo.
Maldições
Dt 28:15
15 Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR, teu Deus, para não cuidares em fazer todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então, sobre ti virão todas estas maldições e te alcançarão:
16 Maldito serás na cidade e amaldiçoado estarás no campo.
A lei continha 613 mandamentos o decálogo é o resumo da lei.
Nota-se que todas as alianças vistas acima haviam condições que se fossem observadas tudo iria bem para o homem, mas se transgredissem o juízo viria. Era como se fosse uma quebra de contrato.
Alianças eternas ou incondicionais
As alianças eternas são mais importantes para o estudo da escatologia. Pois mostram que Deus precisa cumprir as promessas feitas a Abraão, de dar a ele a posse da terra e a Davi um descendente no trono para sempre. E também muitas outras promessas a serem cumpridas de forma literal.
Pois existem linhas de interpretações como os amilenaristas que dizem que não existe milênio e que a igreja substituiu Israel nas alianças, e que essas alianças estão se cumprindo de forma literal.
Um exemplo clássico é que afirmam que Abraão já se apossou da terra através dos seus descendentes, mas nós vemos que a promessa de posse da terra seria ” a ti e a tua descendência” ou seja o próprio Abraão iria se apossar da terra. Quando isso seria possível?
Em um milênio literal, quando Abraão ressuscitar dos mortos e ele mesmo receber a posse da terra.
Por isso o estudo das alianças incondicionais são importantes para o estudo da escatologia, pois torna obrigatório ser cumprido literalmente aquilo que foi prometido por Deus.
Diferenças entre as condicionais e as incondicionais
As condicionais tinham regras a serem obedecidas, e tinha um prazo de validade. Chegou o tempo determinado elas perdiam a validade.
As incondicionais Deus não requer nada em troca não exige nada, e a aliança é eterna.
Alianças eternas ou incondicionais
Aliança abraâmica, aliança palestinica, davidica e nova aliança.
Aliança abraâmica
Gn 12-1-3
1 Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
2 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção.
3 E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Possessão da terra
Gn 13:15-17
15 porque toda esta terra que vês te hei de dar a ti e à tua semente, para sempre.
16 E farei a tua semente como o pó da terra; de maneira que, se alguém puder contar o pó da terra, também a tua semente será contada.
17 Levanta-te, percorre essa terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a ti a darei.
Gn 15: 18
18 Naquele mesmo dia, fez o SENHOR um concerto com Abrão, dizendo: À tua semente {ou descendência} tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates,
Gn 17:7-8
7 E estabelecerei o meu concerto entre mim e ti e a tua semente depois de ti em suas gerações, por concerto perpétuo, para te ser a ti por Deus e à tua semente depois de ti.
8 E te darei a ti e à tua semente depois de ti a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão, e ser-lhes-ei o seu Deus.
Gn 22:16-18
16 e disse: Por mim mesmo, jurei, diz o SENHOR, porquanto fizeste esta ação e não me negaste o teu filho, o teu único,
17 que deveras te abençoarei e grandissimamente multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus e como a areia que está na praia do mar; e a tua semente possuirá a porta dos seus inimigos.
18 E em tua semente serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz.
Deus fez promessas para a pessoa de Abraão
1 Iria abençoá-lo,
2 iria dar um filho,
3 iria fazer o seu nome conhecido,
4 iria dar a terra de Canaã para ele.
Deus fez promessas para o povo de Abraão
Teriam a terra de Canaã.
Deus fez promessas para todos os povos da terra
Os povos seriam abençoados nele.
Deus através de Abraão estava separando um povo para servi-lo, por meio deste povo Deus iria se revelar a humanidade através da sua palavra e também iria trazer o Messias.
Algumas promessas feitas a Abraão já se cumpriram mas ainda tem algumas que precisam ser cumpridas, como por exemplo, a posse completa de Canaã.
Gn 15: 18
18 Naquele mesmo dia, fez o SENHOR um concerto com Abrão, dizendo: À tua semente {ou descendência} tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates,
Israel nunca ocupou este território por completo.
Nem na época de Davi e nem de Salomão.
Ele promete a ocupação não apenas para os descendentes de Abraão mas também para o próprio Abraão (após a ressurreição dos mortos).
O cumprimento dessas promessas acontecerá no futuro no reino messiânico que recebe o nome de milênio no livro do Apocalipse.
O pré milenista é aquele que mais se harmoniza com as alianças eternas.
Porque essas alianças terão cumprimento durante o milênio após a segunda vinda de Cristo.
O amilenista trata essas alianças como alegóricas dizendo que a igreja substitui Israel ou nega que sejam eternas.
Ele negligência o fato dessas alianças terem seu cumprimento todas literalmente.
As outras alianças eternas são uma extensão da aliança abraâmica estão ligadas. São como galhos ligados ao mesmo tronco.
Aliança palestínica
Deuteronômio 30: 1-10
1 E será que, sobrevindo-te todas estas coisas, a bênção ou a maldição, que tenho posto diante de ti, e te recordares delas entre todas as nações, para onde te lançar o SENHOR, teu Deus;
2 e te converteres ao SENHOR, teu Deus, e deres ouvidos à sua voz conforme tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, com todo o teu coração e com toda a tua alma,
3 então, o SENHOR, teu Deus, te fará voltar do teu cativeiro, e se apiedará de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas as nações entre as quais te espalhou o SENHOR, teu Deus.
4 Ainda que os teus desterrados estejam para a extremidade do céu, desde ali te ajuntará o SENHOR, teu Deus, e te tomará dali.
5 E o SENHOR, teu Deus, te trará à terra que teus pais possuíram, e a possuirás; e te fará bem e te multiplicará mais do que a teus pais.
6 E o SENHOR, teu Deus, circuncidará o teu coração e o coração de tua semente, para amares ao
continuação…
SENHOR, teu Deus, com todo o coração e com toda a tua alma, para que vivas.
7 E o SENHOR, teu Deus, porá todas estas maldições sobre os teus inimigos e sobre os teus aborrecedores, que te perseguiram.
8 Converter-te-ás, pois, e darás ouvidos à voz do SENHOR; farás todos os seus mandamentos, que hoje te ordeno.
9 E o SENHOR, teu Deus, te dará abundância em toda obra das tuas mãos, no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto da tua terra para bem; porquanto o SENHOR tornará a alegrar-se em ti para bem, como se alegrou em teus pais;
10 quando deres ouvidos à voz do SENHOR, teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste livro da Lei, quando te converteres ao SENHOR, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma.
Ez 16:60
60 Contudo, eu me lembrarei do meu concerto que contigo fiz nos dias da tua mocidade; e estabelecerei contigo um concerto eterno.
Aqui neste texto ele se refere a aliança de Deuteronômio 30.
Note no texto de Deuteronômio que a aliança é incondicional porque na aliança mosaica o povo deveria obedecer a desobediência iria fazer com que o povo recebesse juízo e seria disperso.
No texto de Dt 30:1-10 mostra que mesmo o povo sendo rebelde e sendo disperso pelo mundo eles voltariam a ocupar a terra pois Deus iria trazê-los pois a aliança palestínica ou de posse da terra é eterna.
A mosaica não é eterna, pois ela terminou e deu lugar à graça.
Vimos se cumprir por duas vezes, Israel sendo desterrado e voltando para a sua terra. Mas durante a posse definitiva no milênio seu coração convertido vai fazer com que permaneçam.
Aliança davídica
2 Sm 7: 12-16
12 Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então, farei levantar depois de ti a tua semente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino.
13 Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre.
14 Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens e com açoites de filhos de homens.
15 Mas a minha benignidade se não apartará dele, como a tirei de Saul, a quem tirei de diante de ti.
16 Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre.
Sl 89: 3-4
3 Fiz um concerto com o meu escolhido; jurei ao meu servo David:
4 a tua descendência estabelecerei para sempre e edificarei o teu trono de geração em geração. (Selá)
Sl 89: 34-37
34 Não quebrarei o meu concerto, não alterarei o que saiu dos meus lábios.
35 Uma vez jurei por minha santidade (não mentirei a David).
36 A sua descendência durará para sempre, e o seu trono será como o sol perante mim;
37 será estabelecido para sempre como a lua; e a testemunha no céu é fiel.
Jr 33:17-26
17 Porque assim diz o SENHOR: Nunca faltará a David varão que se assente sobre o trono da casa de Israel,
18 nem aos sacerdotes levíticos faltará varão diante de mim, para que ofereça holocausto, e queime oferta de manjares, e faça sacrifício todos os dias.
19 E veio a palavra do SENHOR a Jeremias, dizendo:
20 Assim diz o SENHOR: Se puderdes invalidar o meu concerto do dia, e o meu concerto da noite, de tal modo que não haja dia e noite a seu tempo,
continuação…
21 também se poderá invalidar o meu concerto com David, meu servo, para que não tenha filho que reine no seu trono, como também com os levitas sacerdotes, meus ministros.
22 Como não se pode contar o exército dos céus, nem medir-se a areia do mar, assim multiplicarei a descendência de David, meu servo, e os levitas que ministram diante de mim.
23 E veio ainda a palavra do SENHOR a Jeremias, dizendo:
24 Não tens visto o que este povo fala, dizendo: As duas gerações que o SENHOR elegeu, agora as rejeitou? E desprezam o meu povo, como se não fora já um povo diante deles.
25 Assim diz o SENHOR: Se o meu concerto do dia e da noite não permanecer, e eu não puser as ordenanças dos céus e da terra,
26 também rejeitarei a descendência de Jacob e de David, meu servo, de modo que não tome da sua semente quem domine sobre a semente de Abraão, Isaque e Jacob; porque removerei o seu cativeiro e apiedar-me-ei deles.
Lc 1:29-31
29 E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta.
30 Disse-lhe então o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus;
31 E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.
32 Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o SENHOR Deus lhe dará o trono de David, seu pai;
33 E reinará eternamente na casa de Jacob, e o seu reino não terá fim.
A localização do trono de Davi citados nas profecias acima é Jerusalém. Essa profecia se cumprirá quando Cristo voltar e estiver governando o povo judeu e o mundo inteiro.
Também a única maneira de um trono não ter fim é através de um descendente que não morra. Esse descendente é Cristo.
O amilenista diz que Jesus já está reinando no céu.
Ele nega um reinado literal de Cristo.
Nova Aliança (aliança eterna)
Evangelho de Cristo, salvação para todo o povo, tribo nação e língua.
Jr 31:31-37
31 Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei um concerto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá.
32 Não conforme o concerto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito, porquanto eles invalidaram o meu concerto, apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR.
33 Mas este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
34 E não ensinará alguém mais a seu próximo, nem alguém, a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior, diz o SENHOR; porque perdoarei a sua maldade e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
35 Assim diz o SENHOR, que dá o sol para luz do dia e as ordenanças da lua e das estrelas para luz da noite, que fende o mar e faz bramir as suas ondas; SENHOR dos Exércitos é o seu nome.
36 Se se desviarem estas ordenanças de diante de mim, diz o SENHOR, deixará também a semente de Israel de ser uma nação diante de mim, para sempre.
37 Assim disse o SENHOR: Se puderem ser medidos os céus para cima, e sondados os fundamentos da terra para baixo, também eu rejeitarei toda a semente de Israel, por tudo quanto fizeram, diz o SENHOR.
Rm 16:25
25 Ora, aquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto,
26 Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé;
At 15: 14-18
14 Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome.
15 E com isto concordam as palavras dos profetas, como está escrito:
16 Depois disto voltarei, e reedificarei o tabernáculo de David que está caído, levantá-lo-ei das suas ruínas, e tornarei a edificá-lo.
17 Para que o resto dos homens busque ao SENHOR, e todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, diz o SENHOR, que faz todas estas coisas.
18 Que são conhecidas desde toda a eternidade.
A Nova Aliança veio para substituir a Aliança de Moisés
Ez 37:26
26 E farei com eles um concerto de paz; e será um concerto perpétuo; e os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre.
Mt 26:28
28 Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.
Conclusão
As alianças eternas e as alianças incondicionais tornam obrigatório o cumprimento de um milênio literal e um governo de Cristo literal. Desconsiderar o cumprimento literal das alianças é por em xeque o caráter de um Deus que cumpre as sua promessas.
Portanto creio em um Deus que quando fez as alianças com os homens. Tinha em mente o cumprimento das alianças de forma literal e não alegórica.
Confira também: Na tribulação o Espírito Santo será retirado da terra?
Assista a aula ao vivo com o tema ressurreição dos mortos.
CONHEÇA OS NOSSOS CURSOS GRATUITOS!
Temas relacionados
No related posts.