O Dia do Senhor

 

Frequentemente nos deparamos com esta expressão na Bíblia “O dia do Senhor” e com suas derivações “O dia” “Aquele dia” “O grande dia”. E acabam surgindo alguns questionamentos do tipo:

É um dia específico?

É um período de tempo?

Se é um período de tempo quando começa e quando termina?

Decidi escrever este artigo sobre o dia do Senhor, porque acho importante os irmãos conhecerem sobre este assunto.

Aproveitarei a oportunidade para também desfazer a o mal entendido entre as expressões o dia de Cristo e o dia do Senhor.

O que é o dia de Cristo? É a mesma coisa que o dia do Senhor? É o que nós iremos descobrir neste artigo que conta também, com duas vídeo aulas para melhorar o seu aprendizado. Clique no link no final do artigo e seja abençoado (a).

Uma das maiores linhas proféticas encontradas no Antigo e no Novo Testamento é a verdade profética relacionada ao dia do Senhor.

A expressão aparece em vários textos tanto do Antigo quanto do Novo Testamento. Aparece 16 vezes no Antigo e 4 no Novo Testamento.

 

Confira  algumas passagens em que a expressão o Dia do Senhor aparece.

 

Isaías 13:6 “Uivai, porque o dia do Senhor está perto; virá do Todo-Poderoso como assolação.”

Isaías 13:7 “Pelo que todas as mãos se debilitarão, e se derreterá o coração de todos os homens.”

Isaías 13:8 “E ficarão desanimados; e deles se apoderarão dores e ais; e se angustiarão, como a mulher que está de parto; olharão atônitos uns para os outros; os seus rostos serão rostos flamejantes”.

Isaías 13:9 “Eis que o dia do Senhor vem, horrendo, com furor e ira ardente; para pôr a terra em assolação e para destruir do meio dela os seus pecadores”.

Ezequiel 13:5 “Não subistes às brechas, nem fizestes uma cerca para a casa de Israel, para que permaneça firme na peleja no dia do Senhor”.

Joel 1:15 “Ai do dia! pois o dia do senhor está perto, e vem como assolação da parte do Todo-Poderoso.”

Além da expressão o dia do Senhor aparecem também outras expressões que significam a mesma coisa.

Aquele dia,

O dia

ou O grande dia.

 

Essas expressões somadas aparecem mais de 75 vezes no Antigo Testamento. Isso evidencia sua importância nas Escrituras proféticas.

É um dia específico?

É um período de tempo?

Se é um período de tempo quando começa e termina?

Alguns dizem que é só o período da tribulação

Outros que é a segunda vinda e os eventos de julgamentos que se seguem.

 

Existem duas linhas principais de interpretação.

 

A primeira diz que:

O dia de Jeová (também chamado “aquele dia” e o “grande dia”) é o período prolongado de tempo que se inicia com o retorno do Senhor na sua glória e termina com a destruição dos céus e da terra pelo fogo, preparando novo céu e nova terra (Is 65.17-19; 66.22; 2Pe 3.13; Ap 21.1).

Dessa maneira o dia do Senhor abrangeria o período que vai do retorno de Cristo à terra até o novo céu e a nova terra, depois do milênio.

 

 

Essa primeira linha de interpretação é uma falácia, não tem versículos com contexto para comprovar.

 

Pois os textos utilizados para defender essa linha de interpretação não se encontram neles a expressão “o dia do Senhor” em nenhum deles. São textos que falam do milênio apenas e criação de novos céus e nova terra.

Confira:

Isaías 65:17 “Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão:”

18 “Mas alegrai-vos e regozijai-vos perpetuamente no que eu crio; porque crio para Jerusalém motivo de exultação e para o seu povo motivo de gozo.”

19″E exultarei em Jerusalém, e folgarei no meu povo; e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor.”

Isaías 65:20 “Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não tenha cumprido os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; mas o pecador de cem anos será amaldiçoado”.

21 “E eles edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o fruto delas”.

22 “Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus escolhidos gozarão por longo tempo das obras das suas mãos:”

 

continuação…

 

Isaías 65:23 “Não trabalharão debalde, nem terão filhos para calamidade; porque serão a descendência dos benditos do Senhor, e os seus descendentes estarão com eles”

24 “E acontecerá que, antes de clamarem eles, eu responderei; e estando eles ainda falando, eu os ouvirei.”

25 “O lobo e o cordeiro juntos se apascentarão, o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor.”

Isaías 66:22 “Pois, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, durarão diante de mim, diz o Senhor, assim durará a vossa posteridade e o vosso nome.”

Apocalipse 21:1 “E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe”.

Em nenhum destes textos há menção da expressão dia do senhor ou nada parecido apenas fala sobre o milênio e a renovação da terra.

 

A visão mais coerente é a que vem a seguir.

 

Essa segunda visão coincide com a anterior quanto ao término, Mas marca o início do dia do Senhor com o arrebatamento passando pelo período da tribulação, De modo que os acontecimentos da tribulação, a segunda vinda e o milênio estão todos incluídos dentro do espaço do dia do Senhor.

Começarei a mostrar que a visão mais adequada para o dia do Senhor é esta segunda com certeza.

 

O Dia do Senhor inclui o arrebatamento:

 

1 Tessalonicenses 5:1 Mas, irmãos, acerca dos tempos e das épocas não necessitais de que se vos escreva:

2 porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como vem o ladrão de noite;

O contexto mostra que virá de repente e que Deus não nos destinou para a ira. Certamente que o texto em questão fala do arrebatamento e da vinda de Cristo de forma secreta para a igreja.porque a expressão ladrão de noite confirma isso. essa expressão ocorre para designar a vinda de jesus para a igreja em secreto.

Paulo com isso nos mostra que o dia do Senhor inclui também o arrebatamento.

 

Pedro vai mais longe e engloba a tribulação, segunda vinda e também o milênio.

 

2 Pedro 3:10 Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas.

11 Ora, uma vez que todas estas coisas hão de ser assim dissolvidas, que pessoas não deveis ser em santidade e piedade,

12 aguardando, e desejando ardentemente a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se dissolverão, e os elementos, ardendo, se fundirão?

13 Nós, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça.

A expressão ladrão prova que o arrebatamento também está incluído e o restante do texto mostra que o dia do senhor também inclui a tribulação , fala da destruição da terra e da renovação da mesma.

Quando analisamos as passagens em que ocorre a expressão o dia do Senhor ou as derivações que vimos acima sempre, a ideia de julgamento é preponderante.

 

Veja:

 

Sofonias 1:14 O grande dia do Senhor está perto; sim, está perto, e se apressa muito; ei-la, amarga é a voz do dia do Senhor; clama ali o homem poderoso.

15 Aquele dia é dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas,

16 dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortificadas e contra as torres altas.

17 E angustiarei os homens, e eles andarão como cegos, porque pecaram contra o Senhor; e o seu sangue se derramará como pó, e a sua carne como esterco.

18 Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia da indignação do Senhor; mas pelo fogo do seu zelo será devorada toda a terra; porque certamente fará de todos os moradores da terra uma destruição total e apressada.

 

 

 

 

 

Mais provas de que o período da tribulação faz parte do dia do Senhor.

O julgamento inclui não apenas os juízos específicos sobre Israel e sobre as nações no fim da tribulação, associados ao segundo advento. Mas, à luz de um exame dos próprios trechos, inclui julgamentos que se estendem por todo um período anterior ao segundo advento. Desse modo, deduz-se que o dia do Senhor incluirá também o período da tribulação.

Zacarias nos mostra que os acontecimentos que antecedem a segunda vinda também fazem parte do dia do senhor. Comprovando que o período da tribulação faz parte dos acontecimentos pertinentes ao dia do Senhor.

Zacarias 14:1 “Eis que vem um dia do Senhor, em que os teus despojos se repartirão no meio de ti.”

Zacarias 14:2 “Pois eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro mas o resto do povo não será exterminado da cidade”.

Zacarias 14:3 “Então o Senhor sairá, e pelejará contra estas nações, como quando peleja no dia da batalha”.

Zacarias 14:4 “Naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; se o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, do oriente para o ocidente e haverá um vale muito grande; e metade do monte se removerá para o norte, e a outra metade dele para o sul”

Conclui-se, então, que o dia do Senhor é o extenso período de tempo que se inicia com a retomada do tratamento de Deus para com Israel após o arrebatamento da igreja. Inclui também o período da tribulação, passando pelo segundo advento e pela era milenar até a criação do novo céu e da nova terra depois do milênio.

Agora vamos analisar o dia de Cristo e veremos se é a mesma coisa que O dia do Senhor.

 

O dia de Cristo é também chamado de “o dia do Senhor Jesus Cristo”

1 Coríntios 1:8 “o qual também vos confirmará até o fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo”.

1 Coríntios 5:5 “seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.”

2 Coríntios 1:14 “como também já em parte nos reconhecestes, que somos a vossa glória, assim vós sereis a nossa no dia do Senhor Jesus”.

Filipenses 1:6 “tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus,”

Filipenses 1:10 “para que aproveis as coisas excelentes, a fim de que sejais sinceros, e sem ofensa até o dia de Cristo;”

Existem outras ocorrências dessas expressões em outras passagens do Novo Testamento, mas por hora essas já são suficientes.

A expressão dia de Cristo está relacionado ao seu advento para a Igreja e dia do Senhor está relacionado a julgamento e a sua segunda vinda.

A expressão dia de Cristo ou dia do Senhor Jesus Cristo está mais ligadas às promessas e eventos que são destinados apenas para a igreja.

visite a nossa fanpage no facebook.

 

Esses eventos e promessas são:

1-Arrebatamento.

2-Glorificação.

3-Seu exame para receber os galardões.

Portanto “O dia de Cristo” ou dia do Senhor Jesus Cristo está relacionado a recompensa e a benção dos santos.

Sempre que o dia de Cristo é usado, refere-se especificamente à expectativa da Igreja, sua translação, sua glorificação e seu exame para receber os galardões.

São dois projetos dentro do mesmo espaço de tempo.

 

O dia de Cristo está dentro do dia do Senhor. Pois este último inclui o arrebatamento.

 

Parece, então, que se têm em mente dois projetos separados quando essas expressões são usadas, embora não se tenham em mente dois períodos distintos de tempo. Não se pode forçar para que designem o mesmo acontecimento. Sempre que o dia de Cristo é usado, refere-se especificamente à expectativa da igreja, sua translação, sua glorificação e seu exame para receber os galardões.

 

 

Conclusão

 

Embora o dia de Cristo esteja dentro do dia senhor, pois se refere a sua translação e recebimento de galardões são duas coisas distintas. Então dia de Cristo é um acontecimento dentro do dia do senhor. São dois projetos diferentes dentro do mesmo espaço de tempo.

 

Para maior compreensão do assunto assista as duas vídeo aulas sobre o dia do Senhor.

O dia do senhor (vídeo 1).

O dia do Senhor ( vídeo 2).

Leia também o artigo: Quem são as duas testemunhas?

CONHEÇA OS NOSSOS CURSOS GRATUITOS!

Curso gratuito de escatologia.
Curso gratuito de escatologia clique aqui.
Curso gratuito desvendando o Apocalipse.
Curso gratuito desvendando o Apocalipse.

 

 

 

Antonio Lira

Antonio Lira

Fale conosco, queremos ouvir você!

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit