ESCATOLOGIA NUA E CRUA
Eu escolhi o tema do artigo “escatologia nua e crua”, pois a expressão nua e crua traz consigo a expectativa de que algumas verdades serão trazidas á tona sendo expostas de propósito. Estarei trazendo estas verdades dentro da escatologia logo após a definição do termo em si.
Bom estudo!
A palavra escatologia significa estudo do fim, é formada pela junção de duas palavras.
Escathos = fim
Logia = estudo
Medicina= Relacionado ao tema das fezes.
Eu gostaria de ir além das definições para trazer uma compreensão mais profunda do que é escatologia. E farei isso com certeza, mas antes gostaria de pontuar algumas coisas que são relevantes antes de começarmos.
Sem dúvida nenhuma dos assuntos da Bíblia escatologia é o mais difícil, não porque seja realmente difícil mas porque os expositores de escatologia enfrentam alguns problemas que precisam ser levados em conta, e que na maioria das vezes não são.
O primeiro deles é o folclore adquirido que são as tradições populares que concorrem com a Palavra de Deus e conseguem neutralizar a verdade.
Alguém poderia dizer. Mas como uma tradição pode ser mais forte do que a Palavra de Deus?
Isso já aconteceu antes, na época de Jesus em seu ministério terreno.
Marcos 7:7 mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.
8 Vós deixais o mandamento de Deus, e vos apegais à tradição dos homens.
Marcos 7:9 Disse-lhes ainda: Bem sabeis rejeitar o mandamento de deus, para guardardes a vossa tradição.
Existem tradições que estão arraigadas no povo, que são difíceis de tirar e quando vamos ensinar escatologia elas atrapalham demais a compreensão das profecias.
Uma delas é a tradição de que vamos morar para sempre no céu. A Bíblia nunca disse isso, mas esta é uma tradição popular que ficou até acima das Escrituras.
Pois até os que não servem a Deus pensam deste modo.
E quando estes se convertem continuam pensando assim.
Neste artigo, escatologia nua e crua, eu pretendo mostrar que pensar que vamos morar no céu para sempre não tem lógica e nem base bíblica, nenhum versículo se quer com contexto, que possa apoiar essa ideia. Esse pensamento é fruto de uma tradição popular, que foi absorvida pela igreja e que se tornou uma tradição tão forte a ponto de sufocar as verdades da Palavra de Deus.
Portanto, a ideia de morarmos para sempre no céu é um folclore popular que se tornou tradição e consequente um grande problema enfrentado por quem ensina escatologia.
Pois este que ensina precisa desconstruir primeiro esta, e outras ideias para que seu ensino possa surtir efeito.
Um outro problema a ser enfrentado é a ideia de que a Igreja é o centro das profecias da Bíblia. Esse é outro grande engano e que por falta de conhecimento bíblico muitos estão anestesiados tropeçando nas passagens bíblicas sem perceberem que Israel e a cidade de Jerusalém são o centro das profecias da Bíblia e não a Igreja.
Todos os profetas do Antigo Testamento e do Novo Testamento apontam a tribulação atingindo a cidade de Jerusalém e também o povo judeu.
É claro que outras nações serão afetadas mas o epicentro é Jerusalém e o foco é o povo judeu.
Isso se dá porque na tribulação Deus volta a tratar com Israel novamente. A igreja sai de cena e o tratamento com Israel é retomado. Nunca na história judeus e Igreja coexistiram no mesmo plano divino.
Quando os judeus rejeitaram a pregação a Igreja entrou no plano de Deus. Para Deus voltar a tratar com os judeus a Igreja precisa sair. Esse é um dos motivos do arrebatamento da Igreja. Um outro motivo é para por a Igreja a salvo da tribulação pois a esta não merece receber “a ira de Deus”.
Tem gente que pensa que a Igreja substitui Israel nas profecias e no plano divino. A Bíblia faz a separação dos povos o tempo todo observe, que nos é apresentado 3 povos de representação bíblica:
Judeus, gentios (gregos), e igreja.
1 Coríntios 10:32 “Não vos torneis causa de tropeço nem a judeus, nem a gregos, nem a igreja de Deus;”
1 Coríntios 1:22 “Pois, enquanto os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria,”
23 “nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos,”
24 “mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.”
Quando Paulo diz “nós pregamos” está implícito nesta afirmativa a igreja.
Romanos 1:16 “Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.”
Quando o judeu e o gentio (grego) se converte se torna Igreja.
Na cabeça de Paulo, judeu não é Igreja e a Igreja não substitui Israel.
Para maior compreensão do assunto baixe grátis o e-book as três chaves para se interpretar a Bíblia.
Se pensarmos que a Igreja vai morar para sempre no céu, e que ela é o centro das profecias, como ficaria o desfecho da tribulação e o fim de todas as coisas?
Todas as pessoas morreriam na tribulação? E a terra ficaria destruída? E a igreja viveria o felizes para sempre com Deus e Jesus no céu, e a terra ficaria vazia e abandonada? Isso não parece a obra de um Deus organizado.
Deus nunca disse que o fim seria assim. Esse é o fim sem pé e sem cabeça que o folclore tradicional impõe em muitos. Mas que está muito longe de ser bíblico.
Pois Deus deixou tudo registrado de como vai ser nos profetas do Antigo Testamento e também no Novo Testamento.
Além do mais existem centenas de profecias que precisam se cumprir que são específicas para o povo judeu. Como, por exemplo, a conversão nacional registrada em Zc 12 e 14 e Ez 37 essa conversão é confirmada por Paulo no final do capítulo 11 de Romanos. As divisões das terras de Israel que ocorrerão no reino milenar, Além do mais o próprio Abraão precisa tomar posse da terra porque Deus lhe prometeu.
“Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre.”
O próprio Abraão tomará posse da terra após a ressurreição dos mortos, Jesus confirma isso.
“Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;”
Um governante eterno no Trono que também foi prometido a Davi, o qual é Jesus Cristo que precisa governar á partir de Jerusalém. Isso precisa se cumprir e vai se cumprir naquilo que chamamos de milênio.
“E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.”
A Bíblia fala sobre a vinda de Cristo para derrotar o exército do Anticristo e para reinar por mil anos em várias passagens. Também fala sobre novos céus e nova terra.
Porque ter novos céus e nova terra se vamos morar para sempre no céu? Como muitos afirmam!
A terra seria renovada para quem morar aqui?
“2 Pedro 3:13 Nós, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça.”
Apocalipse 21:1 E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe.
Ou, por que Deus prometeria que alguns morariam aqui se vamos morar para sempre no céu?
Mateus 5:5 “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra”.
Apocalipse 5:10 “e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.”
Alguns ficam irados ao leem essas coisas e acho natural que este sentimento brote em alguns. Porque eu me sentia assim também quando me diziam estas mesmas verdades.
Eu não tinha argumentos bíblicos para refutar eu tinha apenas a tradição. A tradição de que vamos morar para sempre no céu não apresenta versículos. Mas a Bíblia apresenta vários versículos que mostram uma vida aqui na terra no porvir.
Depois de todas essas considerações iniciais vamos olhar o verdadeiro plano de Deus para a humanidade e não o plano folclórico e popular.
Para falarmos sobre o fim vamos para o livro das origens o livro de Gênesis.
Gênesis 2:17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Consequências da queda no homem:
1-Morte
Morte espiritual = separação de Deus
Morte física
2-Perda da autoridade na terra.
Satanás passa a ser o Deus deste mundo.
2 Coríntios 4:4 nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
Lucas 4:5 Então o Diabo, levando-o a um lugar elevado, mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo.
6 E disse-lhe: Dar-te-ei toda a autoridade e glória destes reinos, porque me foi entregue, e a dou a quem eu quiser;
Os textos acima mostram que satanás é quem governa este mundo. Adão passou a autoridade para ele.
3-A criação foi afetada.
-Espinhos, cardos e abrolhos
-Animais=carnívoros
-Desequilíbrio nas forças da natureza
-Degradação do planeta
3 grandes problemas que precisam ser resolvidos.
A escatologia é o anúncio e o cumprimento da solução desses problemas.
Deus anuncia por meio de profecias todas as mudanças.
Ele anuncia que enviaria um homem para resolver todos os problemas.
Isaías 9:6 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.”
7 “Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso.”
Deus após anunciar o seu plano por meio dos profetas começa o processo de restauração.
Um homem criou todos esses problemas e Deus precisa resolvê-los.
Deus então envia outro homem para resolver os problemas criados pelo primeiro homem.
A Restauração do homem começa por onde começou o problema pela remoção do pecado.
Deus reverte o processo de morte enviando uma outra matriz (molde).
Romanos 5:12 “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.”
15 “Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, abundou em muitos.”
16 “Também não é assim o dom como a ofensa, que veio por um só que pecou; porque o juízo veio, na verdade, de uma só ofensa para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.”
Escatologia nua e crua continuação…
Romanos 5:17 “Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo”.
18 “Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação,”
“assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida.”
19 “Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos justos.”
A desobediência de Adão trouxe morte.
Porém a obediência de Cristo trouxe vida.
Uma outra matriz um outro molde para uma produção em série.
Se em uma fábrica durante o processo de produção tem um molde com defeito, então todas as peças serão defeituosas.
Para resolver o problema precisaríamos de um molde sem defeito não é verdade?
Cristo é o molde perfeito pois a Bíblia afirma que ele não tinha pecado.
2 Coríntios 5:21 “Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus”.
Paulo vai completar esta ideia de um molde perfeito em coríntios, veja.
1 Coríntios 15:45 “Assim também está escrito: O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente; o último Adão, espírito vivificante”.
46 “Mas não é primeiro o espíritual, senão o animal; depois o espiritual”.
47 “O primeiro homem, sendo da terra, é terreno; o segundo homem é do céu.”
48 “Qual o terreno, tais também os terrenos; e, qual o celestial, tais também os celestiais.”
49″E, assim como trouxemos a imagem do terreno, traremos também a imagem do celestial.”
Cristo é uma Matriz perfeita para uma nova criação observe o que Paulo diz em Romanos.
Romanos 8:29 “Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos;”
Primogênito é primeiro ou seja Cristo é o primeiro homem de uma nova criação.
2 Coríntios 5:17 “Pelo que, se alguém está em Cristo, é uma nova criação ; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”
É importante salientar que Deus está revertendo o processo de morte, recriando todas as coisas gradativamente e essa obra de restauração começa no homem.
A salvação está em curso em um processo em andamento e ainda não se deu completamente.
Observe que as passagens abaixo vai nos mostrar uma salvação que ainda não se completou mas que ainda está em curso.
Rm 13.11
11 “E isso fazei, conhecendo o tempo, que já é hora de despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando nos tornamos crentes”.
Hebreus 1:14 “Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?”
Por estas passagens percebemos que a salvação ainda não se deu completamente. Isso não significa que não seja uma realidade. É claro que é uma realidade em nosso espírito e pela fé se dará em um futuro completamente em nosso corpo.
Não podemos nos esquecer que somos um ser tricotômico, espírito, alma e corpo.
1 Tessalonicenses 5:23 “E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.
A salvação se dá inicialmente em nosso espírito quando nascemos de novo e depois vai se dando na alma em um processo de renovação da mente com a Palavra de Deus e por fim se dará no corpo quando ele for glorificado.
Salvação no espírito pelo novo nascimento ou regeneração.
João 3:3 “Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”.
1 Pedro 1:3 “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,”
Salvação da alma que se dá pela renovação da mente.
Tg 1,21
21 “Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas”.
Note que ele não diz que a salvação da alma é algo terminado mas ele também dá a idéia de um processo gradativo, que acontece pelo trabalhar da palavra de Deus na mente.
Romanos 12:2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
A alma vai sendo salva a cada dia pela renovação da mente.
A alma é salva quando vivenciamos a Cristo crucificando a carne com as paixões.
Passamos a pensar como Cristo pensa e então vivemos em novidade de vida.
Então a salvação se deu completamente no espírito pelo novo nascimento ela se dá na alma em um processo de renovação da mente e no corpo, quando se dará?
Você já se fez essa pergunta? Se estou salvo porque morro ainda?
A resposta a essa pergunta é a seguinte:
Por que seu corpo ainda não foi salvo. Ele só será salvo quando for transformado em um corpo de glória. Aí o processo de salvação terá sido completado.
A Bíblia chama esse acontecimento de “a bendita esperança” ou “viva esperança”.
Romanos 8:11 “E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.”
19 “Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus”.
20 “Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou”,
Vaidade
ματαιοτης mataiotes de 3152 ; TDNT – 4:523,571; n f 1) o que é destituído de verdade e conveniência 2) perversidade, depravação 3) fragilidade, falta de vigor
(Dicionário strong.)
Então a palavra “vaidade” significa perda da harmonia por degradação. A criação aguarda também a sua redenção ( salvação). A grande maioria dos crentes não percebe que após a destruição da terra haverá uma renovação e que a própria criação tem expectativa neste dia.
Ainda não percebeu-se que a terra e sua degradação é uma colheita do homem pecador! E que após o reino de Justiça ser estabelecido, não haverá mais necessidade de dor ou sofrimento. É por isso que o texto citado diz que “a criação aguarda a manifestação dos filhos de Deus”.
Quando estes se manifestarem em justiça plena a criação será redimida do cativeiro da corrupção. Pois não haverá mais a necessidade do homem colher a corrupção de um mundo afetado pelas consequências do pecado.
Escatologia nua e crua continuação…
Romanos 8:21 “na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.”
22 “Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora;”
23 “e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a nossa adoção, a saber, a redenção do nosso corpo”.
24 “Porque na esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?”
Romanos 8:25 “Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.”
Observe Paulo falando que “em esperança fomos salvos” ou seja a nossa salvação é uma realidade hoje no espirito e é uma esperança futura, que se dará completamente quando tivermos o nosso corpo redimido também.
A bendita esperança.
Assim a Palavra de Deus chama a expectativa dos salvos em terem o corpo de Glória.
1 em 1.3-5
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4 para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós, 5 que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo;
Portanto A restauração do homem será completada com o corpo de glória.
Restaurado o homem por completo, agora Cristo vai restaurar o governo.
Restauração do governo
Salmos 89:3 “Fiz um pacto com o meu escolhido; jurei ao meu servo Davi:”
4 “Estabelecerei para sempre a tua descendência, e firmarei o teu trono por todas as gerações.”
Salmos 89:19 “Naquele tempo falaste em visão ao teu santo, e disseste: Coloquei a coroa num homem poderoso; exaltei um escolhido dentre o povo”.
20 “Achei Davi, meu servo; com o meu santo óleo o ungi”.
21 “A minha mão será sempre com ele, e o meu braço o fortalecerá”.
Escatologia nua e crua continuação….
Salmos 89:27 “Também lhe darei o lugar de primogênito; fá-lo-ei o mais excelso dos reis da terra”
28 “Conservar-lhe-ei para sempre a minha benignidade, e o meu pacto com ele ficará firme.”
29 “Farei que subsista para sempre a sua descendência, e o seu trono como os dias dos céus”.
35 “Uma vez para sempre jurei por minha santidade; não mentirei a Davi.”
36 “A sua descendência subsistirá para sempre, e o seu trono será como o sol diante de mim”;
37 “será estabelecido para sempre como a lua, e ficará firme enquanto o céu durar”.
Escatologia nua e crua continuação…
Isaías 9:6 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.”
7 “Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso.”
1 Coríntios 15:24 “Então virá o fim quando ele entregar o reino a Deus o Pai, quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder.”
25 “Pois é necessário que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés”.
26 “Ora, o último inimigo a ser destruído é a morte”.
A restauração do governo e a entrega de tudo perfeito a Deus.
Note que os versículos acima, falam da promessa de um governante feitas a Davi e também falam de inimigos a serem derrotados e, por fim, também fala da destruição de todo poder e domínio.
É importante salientar que embora Cristo seja o Senhor de tudo, tendo conquistado poder nas três dimensões, céu, terra, embaixo da terra. Ele ainda não governa este mundo por completo de forma visível e absoluta.
Existem dezenas de profecias que falam de um conflito entre Jesus o anticristo e seus exércitos e também da prisão de satanás e seus demônios no fim da tribulação.
Esse conflito se dará porque Deus estará dando continuidade ao processo de restauração que começou com o homem revertendo seu processo de morte, que culminou no corpo de glória. E que agora se dará continuidade na restauração do governo da terra por ocasião da segunda vinda de Cristo.
A Segunda vinda de Cristo.
Da perspectiva da terra
Mateus 24:27 “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem”.
28 “Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres.”
29 “Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados”.
30 “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória”.
Zacarias 14:1 “Eis que vem um dia do Senhor, em que os teus despojos se repartirão no meio de ti.”
2 “Pois eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro mas o resto do povo não será exterminado da cidade.”
Escatologia nua e crua continuação…
Zacarias 14:3 “Então o Senhor sairá, e pelejará contra estas nações, como quando peleja no dia da batalha.”
4 “Naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; se o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, do oriente para o ocidente e haverá um vale muito grande; e metade do monte se removerá para o norte, e a outra metade dele para o sul”
Jesus, por ocasião da sua segunda vinda, volta em um lugar específico no monte das oliveiras do mesmo lugar onde ele subiu a dois mil anos atrás.
“E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco.
Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.”
Cristo, na sua segunda vinda, virá à terra não mais como cordeiro mas como o leão da tribo de Judá. Como governante supremo, para reger as nações com vara de ferro. Mostrará ao mundo toda a sua glória e poder. Quem estiver vivo após a tribulação verá o céu se abrir e cristo voltar entre as nuvens.
A segunda vinda Da perspectiva do céu.
Apocalipse 19:7 “Regozijemo-nos, e exultemos, e demos-lhe a glória; porque são chegadas as bodas do Cordeiro, e já a sua noiva se preparou”,
8 “e foi-lhe permitido vestir-se de linho fino, resplandecente e puro; pois o linho fino são as obras justas dos santos”.
11 “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava montado nele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga a peleja com justiça.”
12 “Os seus olhos eram como chama de fogo; sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia sabia senão ele mesmo”.
13 “Estava vestido de um manto salpicado de sangue; e o nome pelo qual se chama é o Verbo de Deus.”
14 “Seguiam-no os exércitos que estão no céu, em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.”
15 “Da sua boca saía uma espada afiada, para ferir com ela as nações; ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso”.
Escatologia nua e crua continuação…
Apocalipse 19:16 “No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores”.
17 “E vi um anjo em pé no sol; e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, ajuntai-vos para a grande ceia de Deus”,
18 “para comerdes carnes de reis, carnes de comandantes, carnes de poderosos, carnes de cavalos e dos que neles montavam, sim, carnes de todos os homens, livres e escravos, pequenos e grandes”.
19 “E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos para fazerem guerra àquele que estava montado no cavalo, e ao seu exército”.
20 “E a besta foi presa, e com ela o falso profeta que fizera diante dela os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e os que adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.”
21 “E os demais foram mortos pela espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo; e todas as aves se fartaram das carnes deles”.
Observe a Igreja voltando com Cristo após o final da tribulação no versículo 14 vestida de linho branco e puro. Ela é devidamente identificada no versículo 8 através da expressão “linho branco e puro que são as obras justas dos santos”.
Se vamos morar no céu como alguns afirmam, quem são estes que estão voltando com Jesus?
É obvio que iremos voltar com Jesus para governar com ele por mil anos, como está escrito em várias passagens tanto do Antigo quanto do Novo Testamento.
Observe o convite para a grande ceia de Deus, nos versículos 17 e 18 o cardápio é um pouco exótico e canibalesco que será desfrutado pelas aves do céu.
Também é confirmado mais uma vez o que os profetas do Antigo Testamento disseram sobre o conflito entre o cristo e o anticristo nos versículos 19,20 e 21.
Deus estará com isso completando a segunda fase da restauração de todas as coisas e a bola da vez é a restauração do governo da terra. Destruindo o último grande império da terra que é o governo do anticristo e também prendendo satanás.
LEIA TAMBÉM O ARTIGO ESTUDO DAS ALIANÇAS.
Restauração do planeta
2 Pedro 3:8 “Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia”.
9 “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se”.
10 “Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas”.
11 “Ora, uma vez que todas estas coisas hão de ser assim dissolvidas, que pessoas não deveis ser em santidade e piedade,”
12 “aguardando, e desejando ardentemente a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se dissolverão, e os elementos, ardendo, se fundirão?”
13 “Nós, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça.”
O texto de Pedro é muito completo, e fala sobre o arrebatamento da Igreja e em seguida a tribulação. Por fim ele trata da segunda vinda de cristo e a renovação do planeta.
A renovação do planeta é a última ação de Deus para reverter todo o processo de morte e degradação e corrupção deixado por Adão.
Eis que faço nova todas as coisas
Apocalipse 21:1 E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe.
2 E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo.
3 E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles.
4 Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.
6 Disse-me ainda: está cumprido: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida.
Observe que após a restauração da terra o próprio Deus vem morar conosco (vs 3). Isso me mostra que Deus nunca quis que fôssemos morar no céu, pois ele mesmo estará conosco. E até a nova Jerusalém também desce do céu para a terra. Se alguns pensam que vão morar no céu ficarão sem casa e sem Deus. Pois Deus estará com os homens.
Conclusão
Concluímos que Deus está renovando tudo à partir do homem.
A escatologia nua e crua revela a vontade de Deus em fazer nova todas as coisas. O homem, o governo da terra e por fim o próprio planeta.
Deus seja louvado!
Para maior compreensão do assunto assista a série de vídeos a nova criação:
CONHEÇA OS NOSSOS CURSOS GRATUITOS!
Temas relacionados
No related posts.