A Igreja é o Israel de Deus e substitui Israel no plano profético?
Não é de hoje que ouvimos pregações e estudos bíblicos de muitos ministros que trazem essa afirmação. Que a igreja é o Israel de Deus e que substitui Israel no plano profético.
E nem se dão conta de que essa é uma posição totalmente contrária ao que nos é mostrado no Novo Testamento.
Pois um exame mais cuidadoso nos mostra que o Novo Testamento faz essa separação entre Israel e igreja o tempo todo.
De todos os escritores do Novo Testamento o Apóstolo Paulo foi o que mais escreveu, sobre a problemática de Deus ter rejeitado Israel e ter aceitado os gentios. E que é através da Igreja que Deus cumpre o seu plano na terra.
Paulo reserva os capítulos 9,10 e 11 de Romanos para nos mostrar que foi por uma questão de dureza de coração que fez com que os judeus não acreditassem na pregação. E por não acreditarem na mensagem da cruz que era escândalo para eles. Os judeus ficaram de fora, e os gentios que creram na mensagem se salvaram.
Analisando o capítulo 11 de Romanos.
No capítulo 11 Paulo nos mostra uma analogia interessante ele diz que os judeus faziam parte da vida da oliveira, eram chamados “os ramos naturais”. Mas que pela incredulidade foram cortados.
E nós que éramos oliveiras bravas fomos enxertados na oliveira verdadeira. Percebe-se que em nenhum momento Paulo diz que a oliveira brava se tornou ramos naturais.
Se a Igreja se tornou Israel no plano divino era para o Apóstolo Paulo ter deixado isso registrado aqui. Era para ele ter dito que nós que éramos oliveiras bravas (zambujeiro) nos tornamos ramos naturais.
Apesar de dizer que fomos postos no lugar da que era oliveira verdadeira, ele não diz que nos tornamos oliveira verdadeira. Ele ressalta apenas que nos tornamos participantes da raiz e da seiva da oliveira.
Observe:
Romanos 11:16 Se as primícias são santas, também a massa o é; e se a raiz é santa, também os ramos o são.
17 E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado no lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,
Paulo continua tratando os ramos de forma distinta ele diz para não se gloriar contra os ramos naturais (judeus) para não acontecer que aquele que foi enxertado (gentio que agora se tornou Igreja) seja também cortado.
Romanos 11:18 não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.
19 Dirás então: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.
20 Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu pela tua fé estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme;
21 porque, se Deus não poupou os ramos naturais, não te poupará a ti.
22 Considera pois a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; para contigo, a bondade de Deus, se permaneceres nessa bondade; do contrário também tu serás cortado.
23 E ainda eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os enxertar novamente.
Paulo continua trazendo a ideia de separação dos povos quando usa as expressões “tu” “ti” “zambujeiro” se referindo ao que foi enxertado (gentio que se tornou Igreja por crer em Jesus )
E as expressões “eles” “os que caíram” “ramos naturais” se referindo a Israel.
Com isso nos é mostrado que “tu” e “ti” permanecem sendo zambujeiro. E “eles” “os que caíram” permanecem sendo Israel.
Romanos 11:24 Pois se tu foste cortado do natural zambujeiro, e contra a natureza enxertado em oliveira legítima, quanto mais não serão enxertados na sua própria oliveira esses que são ramos naturais!
Romanos 11:25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado;
26 e assim todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades;
27 e este será o meu pacto com eles, quando eu tirar os seus pecados.
28 Quanto ao evangelho, eles na verdade, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais.
29 Porque os dons e a vocação de Deus são irretratáveis.
É bom salientarmos algumas verdades aqui: Se a Igreja se tornou o Israel na terra porque Paulo fala de uma conversão nacional da nação judaica no futuro?
Era para o Apóstolo Paulo nem tocar no assunto. Porque nessa visão de que a igreja substitui Israel no plano divino, quem iria se preocupar com a etnia judaica? Já que a igreja é o Israel de Deus?
Só quem está ciente de que existem alianças e promessas a serem cumpridas para o povo judeu teria essa preocupação. Muitas profecias do Antigo Testamento precisa ter seu cumprimento. No capítulo 11 de Romanos Paulo deixa claro que Deus não rejeitou o seu povo, e que haverá restauração completa para eles em um tempo futuro.
Nos textos do Antigo Testamento encontramos dezenas de profecias que fala da conversão nacional, deixarei apenas duas como exemplo.
Veja:
Zacarias 12:9 E naquele dia, tratarei de destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém.
10 Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o espírito de graça e de súplicas; e olharão para aquele a quem traspassaram, e o prantearão como quem pranteia por seu filho único; e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito.
11 Naquele dia será grande o pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadade-Rimom no vale de Megido.
12 E a terra pranteará, cada família à parte: a família da casa de Davi à parte, e suas mulheres à parte; e a família da casa de Natã à parte, e suas mulheres à parte;
13 a família da casa de Levi à parte, e suas mulheres à parte; a família de Simei à parte, e suas mulheres à parte;
14 todas as mais famílias, cade família à parte, e suas mulheres à parte.
O texto acima fala que eles “olharão para aqueles a quem transpassaram” ou seja reconhecerão que mataram o Messias e se arrependerão. Vai haver uma conversão nacional.
Outro texto é o de Ezequiel que fala que eles se converterão.
Ezequiel 36:24 Pois vos tirarei dentre as nações, e vos congregarei de todos os países, e vos trarei para a vossa terra.
25 Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias, e de todos os vossos ídolos, vos purificarei.
26 Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
27 Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis.
28 E habitareis na terra que eu dei a vossos pais, e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.
Paulo como perito nas Escrituras que era, conhecia muito bem as passagens citadas acima e muitas outras que mostram a conversão dos judeus. Na mente de Paulo Israel não é a Igreja e a Igreja não é Israel. No final do capítulo 11 ele deixa claro, que vai haver a conversão do povo judeu.
Sempre que analisamos uma passagem e a comparamos com outras passagens da Bíblia a verdade vem à tona.
Sempre que se tenta alegorizar as Escrituras, se tenta também esconder ou desconsiderar as outras passagens da Bíblia. Que quando examinadas destrói as falsas doutrinas. A própria Bíblia é o remédio eficaz contra as falsas doutrinas.
Não precisamos inventar interpretações, Pois a Bíblia interpreta a ela mesma.
É inegável que Deus não trata a igreja como se ela substituísse Israel, de forma nenhuma. E Deus reserva a tribulação como um período determinado que ele trata com o seu povo.
Podemos observar isso claramente no livro do Apocalipse quando a igreja sai de cena e Deus volta a tratar com Israel.
Prova número um que Deus volta a tratar com Israel na tribulação.
O livro do Apocalipse deixa registrado em várias passagens que Deus volta a tratar com israel durante o período da tribulação. Analisando o capítulo 7 de Apocalipse vemos que, logo que a igreja sai cena Deus sela 144 mil judeus sendo 12 mil de cada tribo. E eles saem para cumprir a última evangelização mundial.
Me parece que eles se convertem imediatamente após a saída da igreja.
Temos um vislumbre da sua eficiência evangelística por que vemos pessoas que foram salvas no contexto onde eles são citados.
Apocalipse 7:1 Depois disto vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma.
2 E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, tendo o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, quem fora dado que danificassem a terra e o mar,
3 dizendo: Não danifiques a terra, nem o mar, nem as árvores, até que selemos na sua fronte os servos do nosso Deus.
continuação…
4 E ouvi o número dos que foram assinalados com o selo, cento e quarenta e quatro mil de todas as tribos dos filhos de Israel:
5 da tribo de Judá havia doze mil assinalados; da tribo de Rúben, doze mil; da tribo de Gade, doze mil;
6 da tribo de Aser, doze mil; da tribo de Naftali, doze mil; da tribo de Manassés, doze mil;
7 da tribo de Simeão, doze mil; da tribo de Levi, doze mil; da tribo de Issacar, doze mil;
8 da tribo de Zebulom, doze mil; da tribo de José, doze mil; da tribo de Benjamim, doze mil assinalados.
9 Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos;
10 e clamavam com grande voz: Salvação ao nosso Deus, que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro.
11 E todos os anjos estavam em pé ao redor do trono e dos anciãos e dos quatro seres viventes, e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus,
12 dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ações de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém.
13 E um dos anciãos me perguntou: Estes que trajam as compridas vestes brancas, quem são eles e donde vieram?
14 Respondi-lhe: Meu Senhor, tu sabes. Disse-me ele: Estes são os que vêm da grande tribulação, e levaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.
Prova número dois que Deus volta a tratar com israel durante a tribulação.
Uma outra prova que Deus trata com Israel durante a tribulação são as duas testemunhas. Elas aparecem no capítulo 11 de Apocalipse profetizando na cidade de Jerusalém.
Estes são dois profetas da Antiga Aliança, não são representantes da Igreja, e pregam na cidade de Jerusalém testemunhando especificamente para os judeus. Deus faz questão de deixar registrado na Bíblia o alvo geográfico principal da tribulação. Que é a cidade de Jerusalém.
Apocalipse 11:1 Foi-me dada uma cana semelhante a uma vara; e foi-me dito: Levanta-te, mede o santuário de Deus, e o altar, e os que nele adoram.
2 Mas deixa o átrio que está fora do santuário, e não o meças; porque foi dado aos gentios; e eles pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses.
3 E concederei às minhas duas testemunhas que, vestidas de saco, profetizem por mil duzentos e sessenta dias.
4 Estas são as duas oliveiras e os dois candeeiros que estão diante do Senhor da terra.
5 E, se alguém lhes quiser fazer mal, das suas bocas sairá fogo e devorará os seus inimigos; pois se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto.
6 Elas têm poder para fechar o céu, para que não chova durante os dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda sorte de pragas, quantas vezes quiserem.
7 E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra e as vencerá e matará.
8 E jazerão os seus corpos na praça da grande cidade, que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde também o seu Senhor foi crucificado.
Para não passar desapercebido o Senhor foi crucificado em Jerusalém.
Ainda no capítulo 11 temos ainda outra prova de que Deus volta a tratar com Israel na tribulação.
No final do capítulo 11 nós temos a visão da arca da aliança. Esse é o símbolo máximo da presença de Deus para o povo judeu.
Apocalipse 11:19 Abriu-se o santuário de Deus que está no céu, e no seu santuário foi vista a arca do seu pacto; e houve relâmpagos, vozes e trovões, e terremoto e grande saraivada.
Para não restar dúvidas que a igreja não é Israel e que Deus trata com Israel durante o período da tribulação.É mostrada a arca da aliança,
No capítulo 12 de Apocalipse vemos a mulher que foge para o deserto e é perseguida pelo dragão.
A mulher em questão simboliza a nação judaica e o dragão é satanás.
Assista ao vídeo quem é a mulher de Apocalipse 12 e leia o artigo para saber mais.
VÍDEO: QUEM É A MULHER DE APOCALIPSE 12?
ARTIGO: QUEM É A MULHER EM APOCALIPSE 12?
De fato, a Igreja não é Israel porque Paulo no texto de Romanos completa que os judeus são inimigos da igreja.
Pois os judeus perseguiram a igreja no início para a exterminar de sobre a face da terra.
Rm 11:28 Quanto ao evangelho, eles na verdade, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais.
29 Porque os dons e a vocação de Deus são irretratáveis.
Paulo diz que eles são inimigos e o próprio Paulo inicialmente conduziu muitos cristãos ao cárcere e os molestou. Ele mesmo já esteve do outro lado e como perseguidor e inimigo. Sabe como ninguém que tipo de sentimento carregava.
Atos 8:1 Naquele dia levantou-se grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judeia e da Samaria.
Atos 8:2 E uns homens piedosos sepultaram a Estêvão, e fizeram grande pranto sobre ele.
Atos 8:3 Saulo porém, assolava a igreja, entrando pelas casas e, arrastando homens e mulheres, os entregava à prisão.
Que vantagem adicional a Igreja teria em se tornar israel?
O que seria acrescentado a Igreja que ela já não tenha em cristo?
Comparar a Igreja a Israel é coloca-la em uma posição inferior. Pois Israel permaneceu ligado á lei e as tradições, Para abrir mão das bençãos que estão relacionadas a nova aliança.
As bençãos relacionadas a nova aliança são infinitamente superiores as que Israel tinha á disposição no primeiro pacto. Pois a lei é chamada de ministério da morte e da condenação.
“O qual nos fez também capazes de ser ministros de um Novo Testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.
E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,
Como não será de maior glória o ministério do Espírito?
Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça.”
Querer comparar a igreja a Israel no plano profético dizendo que ela é o Israel de Deus é rebaixar a nova aliança e reduzí-la ao ministério da morte e da condenação.
O próprio Paulo enxergava o mundo dividido em 3 povos.
Gentio (grego), judeu e Igreja.
1 Coríntios 10:32 Não vos torneis causa de tropeço nem a judeus, nem a gregos, nem a Igreja de Deus;
Paulo via que a Igreja era diferente de Israel e dos gentios, e nunca disse que a Igreja é o Israel de Deus e que substitui Israel no plano profético.
Observe essa ideia sendo repetida.
1 Coríntios 1:22 Pois, enquanto os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria,
23 nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos,
24 mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.
“Judeus pedem um sinal.”
“Gregos buscam sabedoria.”
“Nós (Igreja) pregamos a Cristo crucificado.”
Os que são chamados a ser Igreja. “Tanto judeus como gregos”.
Obviamente que para ser Igreja era necessário que o judeu e o gentio acreditasse na pregação. E ao se tornar Igreja a sua etnia não era anulada, mas espiritualmente as bençãos da Nova Aliança que era destinada primeiramente ao judeu iria alcançar a ambos os povos.
Eu disse primeiramente ao judeu pois a prioridade da mensagem era para o judeu.
“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.”
Os Judeus tinham a primazia na pregação porque a eles foi confiada a Palavra e de Deus. Cristo veio para eles para cumprir as promessas que haviam sido dadas aos pais.
“Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos;
Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel;”
“E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.”
E porque muitos insistem que a Igreja substitui Israel?
Fica bem claro que a prioridade era o povo judeu, mas eles não quiseram receber o Messias.
Resumindo
Nós entendemos que gentios ou gregos são todos os homens que não são judeus de sangue.
E judeus são todos os homens da descendência de Abraão.
E a Igreja são todos os pertencentes aos dois povos que se convertem ao cristianismo.
É simples demais ver as coisas como Paulo via. Simplesmente o maior teólogo de todos os tempos tinha essa visão de que a Igreja não é Israel. Se Paulo via desse jeito. Não podemos de maneira nenhuma ver diferente.
Vamos analisar o único texto que dizem que Paulo estava querendo insinuar que a Igreja substitui Israel.
Gálatas 6:16 E a todos quantos andarem conforme esta norma, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus.
Analisando o contexto.
Gálatas 6:11 Vede com que grandes letras vos escrevo com minha própria mão.
12 Todos os que querem ostentar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.
13 Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne.
14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.
15 Pois nem a circuncisão nem a incircuncisão é coisa alguma, mas sim o ser uma nova criatura.
16 E a todos quantos andarem conforme esta norma, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus.
17 Daqui em diante ninguém me moleste; porque eu trago no meu corpo as marcas de Jesus.
18 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito. Amém.
Não é preciso ser nenhum exegeta para saber que Paulo não está afirmando que a Igreja é o Israel de Deus e que a Igreja substitui Israel no plano profético.
A carta aos gálatas é a carta da liberdade cristã. Nesta carta Paulo está corrigindo a igreja da Galácia, fundada em sua primeira viagem missionária, que estava deixando seus fundamentos que eram sólidos na graça e trocando pelos fundamentos da lei, ou seja, eles estavam querendo trazer de volta elementos da lei de Moisés. E Paulo está tão decepcionado com seus filhos na fé que esta é a única carta de Paulo, que não contém elogios aos seus leitores. Tamanha é a sua indignação.
Fica claro que, qualquer tentativa de retornar a prática judaica, é decair da graça e não se encontra apoio nas Escrituras para isso. O que se encontra sempre que lemos o Novo Testamento é a clara separação de Israel da Igreja.
Após ter sido feito um breve resumo da carta de Paulo aos gálatas vamos analisar o que foi dito por ele.
Do versículo 11 ao 15, Paulo está inutilizando a circuncisão como meio para se obter a salvação e as bençãos da parte de Deus.
Gálatas 6:15 Pois nem a circuncisão nem a incircuncisão é coisa alguma, mas sim o ser uma nova criatura.
Ou seja, o apego aos rituais presentes na lei não trazem benefício algum e sim o nascer de novo.
Em seguida ele afirma “todos os que andarem conforme essa regra, paz e misericórdia seja sobre ele” De que regra ele está falando? O ser nova criatura, é claro. A única maneira de alguém entrar no reino de Deus.
Pois quem nasce de novo alcança paz e misericórdia e se torna Igreja por meio do novo nascimento.
Paz sobre estes ( nascidos de novo e que se tornam Igreja) e sobre o Israel de Deus. Quem é o Israel de Deus? A nação judaica que é inimiga do evangelho mas amada por Deus por causa dos pais, essa é o Israel de Deus que Paulo se refere.
“Assim que, quanto ao evangelho, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais”.
Observe que até mesmo neste texto que é distorcido por aqueles que afirmam que a Igreja é o Israel de Deus e que a Igreja substitui Israel no plano profético, o próprio Paulo está claramente fazendo a separação.
Quando diz “misericórdia e paz sobre os que andarem conforme a norma( novo nascimento)”. Aqui ele se refere a Igreja.
“e sobre o Israel de Deus” Aqui ele se refere aos Judeus.
ele não diz que são a mesma coisa.
Neste texto também existe uma clara distinção entre um povo e outro.
Além do mais Israel continua sendo povo de Deus, com quem Deus tem coisas a tratar. Eles não deixaram de ser povo de Deus, por que rejeitaram o Messias. É claro que Deus hoje se move por meio da Igreja, que se tornou seu povo por meio da fé em Cristo, mas Israel não deixou de ser povo de Deus.
Paulo deixa isso claro em Romanos, veja:
Digo, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.
Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo:
Observe a expressão “teria Deus rejeitado ao seu povo” e depois “Deus não rejeitou o seu povo”.
Então os judeus permanecem sendo povo de Deus e receberá seu devido tratamento no futuro. Onde Deus irá cumprir todas as promessas que lhes foram feitas.
Conclusão:
São povos distintos com planos e propósitos bem definidos na Palavra de Deus. Na gíria popular “não confunda alho com bugalhos.”
Não confunda Israel com a Igreja pois esta, está anos luz na frente e ela não é o Israel de Deus, tão pouco a substitui no plano profético. São planos distintos e duas realidades completamente diferentes.
Para maior compreensão do assunto assista aos vídeos abaixo:
VÍDEO- A IGREJA É O ISRAEL DE DEUS?
VÍDEO 1-A GRANDE TRIBULAÇÃO E ISRAEL. DEUS SALVARÁ OS JUDEUS?
VÍDEO 2-A GRANDE TRIBULAÇÃO E ISRAEL. DEUS SALVARÁ OS JUDEUS?
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