Quem é a grande meretriz de Apocalipse 17? Eu já vi muitas respostas a essa pergunta algumas delas muito absurdas. Pois a grande maioria insiste em querer interpretar essa parte da Bíblia sem querer usar a própria Bíblia para isso.
Sem dúvida nenhuma o capítulo 17 de Apocalipse é o mais difícil de se interpretar. A interpretação se torna mais difícil ainda se o intérprete for buscar a interpretação fora da Bíblia, como a grande maioria costuma fazer.
Interpretação bíblica.
Antes de tudo precisamos deixar a Bíblia dizer o que ela quer dizer. Pois as respostas estão muitas vezes expostas bem debaixo dos nossos narizes. E muitas vezes não a vemos porque estamos tentando inventar interpretações usando fontes extra bíblicas em primeiro lugar.
Precisamos buscar a interpretação da Bíblia na própria Bíblia em primeiro lugar e depois sim usaremos fontes extra bíblicas.
“A Bíblia interpreta ela mesma”
Antonio Lira
Se você preferir, poderá assistir o documentário logo abaixo. Ele contém todo o conteúdo do artigo.
A própria Bíblia vai nos mostrar quem é a grande meretriz de Apocalipse 17?
Apocalipse 17:1 Veio um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas;
Apocalipse 17:2 com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam sobre a terra se embriagaram com o vinho da sua prostituição.
Apocalipse 17:3 Então ele me levou em espírito a um deserto; e vi uma mulher montada numa besta cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e que tinha sete cabeças e dez chifres.
Apocalipse 17:4 A mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas; e tinha na mão um cálice de ouro, cheio das abominações, e da imundícia da prostituição;
Apocalipse 17:5 e na sua fronte estava escrito um nome simbólico: A grande Babilônia, a mãe das prostituições e das abominações da terra.
Apocalipse 17:6 E vi que a mulher estava embriagada com o sangue dos santos e com o sangue dos mártires de Jesus. Quando a vi, maravilhei-me com grande admiração.
A Grande meretriz
A expressão grande aparece no Novo Testamento 223 vezes e só no livro do Apocalipse 64 vezes.
Grande voz, grande espada, grande terremoto, grande cidade, grande espada, grande medo e assim por diante.
O livro do Apocalipse nos mostra que grandes iniquidades, requerem grandes julgamentos.
Em primeiro lugar Ela é uma Grande prostituta e precisa de um grande julgamento. Antes de dizer porque esta prostituta deve ser julgada vamos logo dizer quem é ela?
O próprio livro do Apocalipse nos revela no versículo 18.
Apocalipse 17:18 E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra.
Então já temos aqui uma pista de que a mulher é uma cidade específica.
E que cidade é essa?
A expressão grande cidade é citada pela primeira vez no próprio livro do Apocalipse no capítulo 11. E é no capítulo 11 que vamos descobrir que cidade é essa?
Apocalipse 11:7 E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra e as vencerá e matará.
Apocalipse 11:8 E jazerão os seus corpos na praça da grande cidade, que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde também o seu Senhor foi crucificado.
“Grande cidade”
Espiritualmente “Sodoma e Egito “
“Onde o Senhor foi crucificado “
O texto acima diz que as duas testemunhas serão mortas e que seus corpos ficarão expostos na praça da grande cidade. Onde o Seu Senhor foi crucificado.
Sabemos que o Senhor Jesus foi crucificado em Jerusalém.
Sem dúvida nenhuma a grande meretriz é a cidade de Jerusalém. Porque a própria Bíblia afirma isso aqui no capítulo 11 e também em outras passagens do Antigo Testamento que vamos conferir daqui a pouco.
Por que Jerusalém?
Jerusalém deveria ser a cidade mais santa do mundo onde os povos deveriam conhecer a Deus. Mas ela se tornou o lugar de disputa das maiores religiões do mundo, judaísmo, islamismo, e cristianismo.
O que os textos nos revela é que ela no momento do seu julgamento estará como uma prostituta, Prostituição na Bíblia, para Deus significa nação ou povo idólatra.
Todas as vezes que o povo de Deus segue o caminho da idolatria e se afasta de Deus ele considera essa atitude como uma prostituição.
Foi assim por exemplo quando o profeta Oseias recebeu de Deus uma direção para tomar uma prostituta se casar e ter filhos com ela. E sempre ela abandonava ele e voltava para a vida de prostituição que tinha antes.
Com isso Deus estava mostrando como era o relacionamento dele com Israel. Que sempre o deixava para voltar aos ídolos que eram seus amantes.
Portanto prostituição no tocante ao relacionamento com Deus se refere a nação idólatra.
As expressões “Sodoma”e “Egito”
Mostra que a cidade está espiritualmente corrompida
“Espiritualmente se chama Sodoma e Egito”
O Egito tinha um panteão de Deuses e Sodoma de onde vem o termo sodomita vai além das relações sexuais ilícitas de pessoas do mesmo sexo. “Sodomia” engloba todo tipo de devassidão moral e carnalidade.
O Senhor está usando uma metáfora para mostrar a prostituição da cidade de Jerusalém.
Leia também o artigo: A igreja é o Israel de Deus?
A vestimenta da prostituta nos mostra que a prostituição é principalmente religiosa. Ela está vestida com a vestimenta do sumo sacerdote.
Compare o texto de Apocalipse que fala da grande meretriz com o texto de êxodo que fala da vestimenta do sumo sacerdote.
Apocalipse 17:4 A mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas; e tinha na mão um cálice de ouro, cheio das abominações, e da imundícia da prostituição;
Apocalipse 17:5 e na sua fronte estava escrito um nome simbólico: A grande Babilônia, a mãe das prostituições e das abominações da terra.
Texto de Êxodo
Êxodo 28:33 E nas suas abas, em todo o seu redor, farás romãs de azul, púrpura e carmesim, e campainhas de ouro, entremeadas com elas ao redor.
34 uma campainha de ouro, e uma romã, outra campainha de ouro, e outra romã, haverá nas abas do manto ao redor.
35 E estará sobre Arão quando ministrar, para que se ouça o sonido ao entrar ele no lugar santo diante do Senhor e ao sair, para que ele não morra.
36 Também farás uma lâmina de ouro puro, e nela gravarás como a gravura de um selo: SANTIDADE AO SENHOR.
37 Pô-la-ás em um cordão azul, de maneira que esteja na mitra; bem na frente da mitra estará.
38 E estará sobre a testa de Arão, e Arão levará a iniquidade das coisas santas, que os filhos de Israel consagrarem em todas as suas santas ofertas; e estará continuamente na sua testa, para que eles sejam aceitos diante do Senhor.
Obviamente que o texto de Êxodo é mais detalhado, mas todos os elementos da vestimenta da prostituta é encontrado no texto de Êxodo. A diferença é o que está escrito na testa:
Em Êxodo está escrito Santidade ao Senhor
E em Apocalipse “
A grande Babilônia, a mãe das prostituições e das abominações da terra”.
Apocalipse 17:5 e na sua fronte estava escrito um nome simbólico: A grande Babilônia, a mãe das prostituições e das abominações da terra.
Enquanto o sumo sacerdote era dedicado ao Senhor a meretriz que é a cidade de Jerusalém é dedicada a prostituição.
Por que Babilônia?
Babilônia vem de Babel e nós conhecemos muito bem a história que é relatado no livro de Gênesis. Onde Ninrode que era neto de Cão, um dos filhos de Noé, construiu uma torre alta em oposição a Deus.
O conhecimento antigo nos assiste dizendo que a esposa de Ninrode foi a notória Semíramis I. Ela é considerada a fundadora dos mistérios babilônicos e a primeira suma sacerdotisa da idolatria.
Assim, a Babilônia tornou-se a fonte da idolatria e mãe de todo o sistema pagão no mundo. A religião de mistério ali originada espalhou-se sob várias formas pelo mundo.
Baseado na promessa de que a Semente de uma mulher estava por vir, Semíramis gerou um filho que declarou ter sido concebido miraculosamente! E quando o apresentou ao povo, ele foi aclamado como o libertador prometido.
Esse era Tamuz, contra cuja adoração Ezequiel protestou na época do cativeiro.
Também me disse: Verás ainda maiores abominações que eles fazem.
Depois me levou à entrada da porta da casa do Senhor, que olha para o norte; e eis que estavam ali mulheres assentadas chorando por Tamuz.
Então me disse: Viste, filho do homem? Verás ainda maiores abominações do que estas.
Dessa maneira foi introduzido o mistério da mãe e do filho, um tipo de idolatria mais antigo do que qualquer outro conhecido pelo homem. Os rituais de adoração eram secretos. Apenas aos iniciados era permitido conhecer seus mistérios. Era o esforço de Satanás para enganar o homem com uma imitação tão semelhante à verdade de Deus que os homens não poderiam conhecer a verdadeira semente da mulher quando Ele viesse no cumprimento dos tempos […]
Babilônia a mãe de todo sistema idólatra existente no mundo
Da Babilônia essa religião de mistério espalhou-se por todos as nações vizinhas […] Por toda a parte os símbolos eram os mesmos, e o culto à mãe e seu filho tornou-se um sistema popular; sua adoração era celebrada com as práticas mais repulsivas e imorais.
A imagem da rainha do céu com a criança nos braços era vista por toda parte, embora os nomes variassem segundo a diversidade de línguas. Ela se tornou a religião misteriosa da Fenícia, e pelos fenícios foi levada aos confins da terra.
Astarte e Tamuz, a mãe e o filho dessas aventuras, tornaram-se Ísis e Hórus no Egito, Afrodite e Eros na Grécia, Vênus e Cupido na Itália e muitos outros nomes em outras regiões mais distantes. Dentro de mil anos o babilonismo tornou-se a religião do mundo, que rejeitara a revelação divina.
Por esse motivo Jerusalém também é chamada de a grande Babilônia que é a mãe de todas as religiões que existem no mundo foi onde todo sistema idólatra teve origem. O que comprova mais ainda a sua prostituição diante de Deus.
Textos do Antigo Testamento que fala da cidade de Jerusalém e sua prostituição.
Isaías 1:21 Como se fez prostituta a cidade fiel! ela que estava cheia de retidão! A justiça habitava nela, mas agora homicidas.
22 A tua prata tornou-se em escória, o teu vinho se misturou com água.
23 Os teus príncipes são rebeldes, e companheiros de ladrões; cada um deles ama as peitas, e anda atrás de presentes; não fazem justiça ao órfão, e não chega perante eles a causa da viúva.
24 portanto diz o Senhor Deus dos exércitos, o Poderoso de Israel: Ah! livrar-me-ei dos meus adversários, e vingar-me-ei dos meus inimigos.
25 Voltarei contra ti a minha mão, e purificarei como com potassa a tua escória; e tirar-te-ei toda impureza;
26 e te restituirei os teus juízes, como eram dantes, e os teus conselheiros, como no princípio, então serás chamada cidade de justiça, cidade fiel.
continuação….
Isaías 1:27 Sião será resgatada pela justiça, e os seus convertidos, pela retidão.
28 Mas os transgressores e os pecadores serão juntamente destruídos; e os que deixarem o Senhor serão consumidos.
29 Porque vos envergonhareis por causa dos terebintos de que vos agradastes, e sereis confundidos por causa dos jardins que escolhestes.
Isaías 1:30 Pois sereis como um carvalho cujas folhas são murchas, e como um jardim que não tem água.
31 E o forte se tornará em estopa, e a sua obra em faísca; e ambos arderão juntamente, e não haverá quem os apague.
A cidade de Jerusalém também é conhecida biblicamente como Sião. E aqui neste texto o Senhor usa o profeta Isaías para profetizar o julgamento da cidade, por sua prostituição.
Profecia de Isaías sobre a Queda de Jerusalém.
Isaías 3:8 Pois Jerusalém tropeçou, e Judá caiu; porque a sua língua e as suas obras são contra o Senhor, para afrontarem a sua gloriosa presença.
9 O aspecto do semblante dá testemunho contra eles; e, como Sodoma, publicam os seus pecados sem os disfarçar. Ai da sua alma! porque eles fazem mal a si mesmos.
17 o Senhor fará tinhosa a cabeça das filhas de Sião, e o Senhor porá a descoberto a sua nudez.
18 Naquele dia lhes trará o Senhor o ornamento dos pés, e as coifas, e as luetas;
19 os pendentes, e os braceletes, e os véus;
20 os diademas, as cadeias dos artelhos, os cintos, as caixinhas de perfumes e os amuletos;
21 os anéis, e as jóias pendentes do nariz;
22 os vestidos da festa, e os mantos, e os xales, e as bolsas;
23 os vestidos diáfanos, e as capinhas de linho, e os turbantes, e os véus.
Isaías 3:24 E será que em lugar de perfume haverá mau cheiro, e por cinto, uma corda; em lugar de encrespadura de cabelos, calvície; e em lugar de veste luxuosa, cinto de cilício; e queimadura em lugar de formosura.
25 Teus varões cairão à espada, e teus valentes na guerra.
26 E as portas da cidade gemerão e se carpirão e, desolada, ela se sentará no pó.
Aqui mais uma vez é anunciada a queda da cidade que assim como em Apocalipse 11 é chamada de “Sodoma”.
Profecia de Ezequiel sobre a prostituição de Jerusalém.
Ezequiel 16:2 Filho do homem, faze conhecer a Jerusalém seus atos abomináveis;
Ezequiel 16:3 e dize: Assim diz o Senhor Deus a Jerusalém: A tua origem e o teu nascimento procedem da terra dos cananeus. Teu pai era amorreu, e a tua mãe heteia.
4 E, quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste não te foi cortado o umbigo, nem foste lavada com água, para te alimpar; nem tampouco foste esfregada com sal, nem envolta em faixas;
5 ninguém se apiedou de ti para te fazer alguma destas coisas, compadecido de ti; porém foste lançada fora no campo, pelo nojo de ti, no dia em que nasceste.
Continuação da profecia…
Ezequiel 16:6 E, passando eu por ti, vi-te banhada no teu sangue, e disse- te: Ainda que estás no teu sangue, vive; sim, disse-te: Ainda que estás no teu sangue, vive.
7 Eu te fiz multiplicar como o renovo do campo. E cresceste, e te engrandeceste, e alcançaste grande formosura. Formaram-se os teus seios e cresceu o teu cabelo; contudo estavas nua e descoberta.
8 Então, passando eu por ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; e estendi sobre ti a minha aba, e cobri a tua nudez; e dei-te juramento, e entrei num pacto contigo, diz o Senhor Deus, e tu ficaste sendo minha.
9 Então te lavei com água, alimpei-te do teu sangue e te ungi com óleo.
Ezequiel 16:10 Também te vesti de bordados, e te calcei com pele de dugongo, cingi-te de linho fino, e te cobri de seda.
11 Também te ornei de enfeites, e te pus braceletes nas mãos e um colar ao pescoço.
12 E te pus um pendente no nariz, e arrecadas nas orelhas, e uma linda coroa na cabeça.
13 Assim foste ornada de ouro e prata, e o teu vestido foi de linho fino, de seda e de bordados; de flor de farinha te nutriste, e de mel e azeite; e chegaste a ser formosa em extremo, e subiste até a realeza.
Continuação da profecia
Ezequiel 16:14 Correu a tua fama entre as nações, por causa da tua formosura, pois era perfeita, graças ao esplendor que eu tinha posto sobre ti, diz o Senhor Deus.
15 Mas confiaste na tua formosura, e te corrompeste por causa da tua fama; e derramavas as tuas prostituições sobre todo o que passava, para seres dele.
16 E tomaste dos teus vestidos e fizeste lugares altos adornados de diversas cores, e te prostituíste sobre eles, como nunca sucedera, nem sucederá.
Observe que o profeta Ezequiel traz o sentimento de Deus com relação a cidade de Jerusalém. E mostra toda a história da cidade e de como ela se tornou uma prostituta aos olhos do Senhor.
E prostituição na Bíblia com relação a Deus e o relacionamento com ele, tem a ver com traição pela idolatria e culto a outros Deuses.
Quero que você reflita sobre tudo o que expus até aqui. E perceba que eu só usei a Bíblia para fazer a interpretação do texto, exceto na parte em que eu defino a Babilônia onde utilizei um pouco de história.
A Bíblia já confirma que a prostituta é a cidade de Jerusalém no capítulo 11 de Apocalipse, onde também é chamada de a grande cidade.
E que também vários profetas profetizaram como Deus a enxergava como prostituta no Antigo Testamento.
E que no momento do seu julgamento em Apocalipse ela é conhecida como Sodoma e Egito, por causa da condição de decadência espiritual que se encontra.
Não podemos afirmar ser a prostituta outra coisa a não ser o que a Bíblia diz ser: A cidade de Jerusalém.
Estarei a partir de agora fornecendo mais provas de que a cidade de Jerusalém é a grande meretriz e também mostrarei outros motivos além da prostituição espiritual da cidade do porque ela precisa ser julgada.
Mateus 23:34 Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas: e a uns deles matareis e crucificareis; e a outros os perseguireis de cidade em cidade;
35 para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que mataste entre o santuário e o altar.
36 Em verdade vos digo que todas essas coisas hão de vir sobre esta geração.
37 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, apedrejas os que a ti são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e não o quiseste!
Mateus 23:38 Eis aí abandonada vos é a vossa casa.
Mateus 23:39 Pois eu vos declaro que desde agora de modo nenhum me vereis, até que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor.
Esse contexto é sobre a cidade de Jerusalém, Jesus está dizendo que o sangue dos justos derramados desde Abel (Gênesis) até Zacarias (2 Crônicas) que foi morto entre o santuário e o altar. Vai ser requerido desta geração.
Antes de explicar a questão da geração é bom ficar claro que, segundo as ordem dos livros do Antigo Testamento no Canon judaico, o último livro não é Malaquias, e sim o segundo livro de Crônicas. Portanto o que Jesus queria dizer aqui é que o Sangue de todo justo desde o primeiro livro, Gênesis até segundo crônicas que é o último livro do Canon judaico vai recair sobre essa geração.
A palavra geração pode significar:
1-A palavra geração pode significar um povo que vive em uma mesma época,
2-Em um período de tempo os descendentes de um determinado povo ou uma etnia.
3-Ou pode significar os descendentes de um determinado indivíduo.
O contexto é que vai definir tudo
Provavelmente ele esteja falando para o povo judeu, a etnia como um todo.
O sangue dos justos vai ser requerido dos Judeus.
Slogan de Jerusalém
A cidade que tem fama de matar os profetas.
Mateus 23:37 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, apedrejas os que a ti são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e não o quiseste!
38 Eis aí abandonada vos é a vossa casa.
39 Pois eu vos declaro que desde agora de modo nenhum me vereis, até que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor.
Jerusalém a cidade que mata os teus profetas
Lc 13:31 Naquela mesma hora chegaram alguns fariseus que lhe disseram: Sai, e retira-te daqui, porque Herodes quer matar-te.
32 Respondeu-lhes Jesus: Ide e dizei a essa raposa: Eis que vou expulsando demônios e fazendo curas, hoje e amanhã, e no terceiro dia serei consumado.
33 Importa, contudo, caminhar hoje, amanhã, e no dia seguinte; porque não convém que morra um profeta fora de Jerusalém.
34 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que a ti são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta a sua ninhada debaixo das asas, e não quiseste!
35 Eis aí, abandonada vos é a vossa casa. E eu vos digo que não me vereis até que venha o tempo em que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor.
“porque não convém que morra um profeta fora de Jerusalém”.
Jesus aqui confirma a fama que a cidade de Jerusalém tem de matar os profetas e os que são enviados por Deus.
As duas passagens acima mostram Jerusalém como um lugar de juízo, por terem matado os profetas e justos.
E haverá um tempo de juízo para a cidade, por derramar o sangue dos justos.
E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração.
O capitulo 18 de Apocalipse mostra a queda da grande cidade. É confirmado o juízo vindo sobre a cidade de Jerusalém por ela matar os santo e profetas.
E dizendo: Ai, ai daquela grande cidade! que estava vestida de linho fino, de púrpura, de escarlata; e adornada com ouro e pedras preciosas e pérolas! porque numa hora foram assoladas tantas riquezas.E todo piloto, e todo o que navega em naus, e todo marinheiro, e todos os que negociam no mar se puseram de longe;
E, vendo a fumaça do seu incêndio, clamaram, dizendo: Que cidade é semelhante a esta grande cidade?E lançaram pó sobre as suas cabeças, e clamaram, chorando, e lamentando, e dizendo: Ai, ai daquela grande cidade! na qual todos os que tinham naus no mar se enriqueceram em razão da sua opulência; porque numa hora foi assolada.Alegra-te sobre ela, ó céu, e vós, santos apóstolos e profetas; porque já Deus julgou a vossa causa quanto a ela.
continuação do texto de Apocalipse 18
E um forte anjo levantou uma pedra como uma grande mó, e lançou-a no mar, dizendo: Com igual ímpeto será lançada babilônia, aquela grande cidade, e não será jamais achada.E em ti não se ouvirá mais a voz de harpistas, e de músicos, e de flautistas, e de trombeteiros, e nenhum artífice de arte alguma se achará mais em ti; e ruído de mó em ti não se ouvirá mais;
E luz de candeia não mais luzirá em ti, e voz de esposo e de esposa não mais em ti se ouvirá; porque os teus mercadores eram os grandes da terra; porque todas as nações foram enganadas pelas tuas feitiçarias.
E nela se achou o sangue dos profetas, e dos santos, e de todos os que foram mortos na terra.
O texto acima confirma o juízo profetizado por Jesus sobre a cidade de Jerusalém por ter matado os profetas e jutos que lhes foram enviados.
confirmando mais ainda que a cidade de Jerusalém é a grande meretriz.
A cidade que domina
É importante perceber que não são os reis da terra que dominam a cidade de Jerusalém. É a cidade de Jerusalém que exerce domínio sobre os reis da terra.
“E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra.”
Durante séculos a cidade de Jerusalém é objeto de disputa política e religiosa. Ela é objeto de cobiça e de disputas infindáveis. Ela exerce fascínio sobre os governantes a milênios já foi perdida e reconquistada e perdida novamente, várias vezes por vários povos: Babilônios, Persas, Gregos, romanos, muçulmanos, cristãos, judeus entre outros povos e grupos religiosos. por causa do fascínio que ela exerce os embriagando.
Como falou o profeta Zacarias.
Eis que eu farei de Jerusalém um copo de atordoamento para todos os povos em redor, e também para Judá, durante o cerco contra Jerusalém.
Naquele dia farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que a erguerem, serão gravemente feridos. E ajuntar-se-ão contra ela todas as nações da terra.
Esse texto repete a ideia de embriaguez que a cidade exerce sobre os outros povos, por isso o texto de Apocalipse diz que ela está assentada sobre muitas águas. E as muitas águas são povos nações e línguas que a cidade exerce fascínio.
Veio um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas;
Disse-me ainda: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, multidões, nações e línguas.
A cidade de Jerusalém é objeto de cobiça das nações de grupos religiosos e políticos até o dia de hoje.
E essa disputa só terá fim quando Jesus estabelecer os seu trono na cidade como está profetizado nos profetas.
Conclusão
Podemos chegar a conclusão por tudo que vimos até aqui que a Bíblia deixa claro que cidade de Jerusalém é a grande meretriz de Apocalipse 17. No próximo artigo estarei mostrando quem é a besta que a meretriz está assentada.
Se esse artigo foi útil para você deixe o seu comentário, também diga o que podemos melhorar. a sua opinião é muito importante!
CONHEÇA OS NOSSOS CURSOS GRATUITOS!