EXISTEM PROVAS NA BÍBLIA DE QUE MOISÉS RESSUSCITOU DOS MORTOS?

 

Alguns crentes afirmam categoricamente que Moisés ressuscitou dentre os mortos. O texto que utilizam para tal afirmação é o texto de Judas, vamos conferir:

Judas 1:9 Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o Diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda.

A primeira coisa que precisamos analisar é o contexto em que o texto está inserido.

Judas está tratando de submissão às autoridades e como existe um respeito entre autoridades angelicais. deveriam os homens terem o mesmo procedimento, no tocante as autoridades terrenas.

Portanto não há aqui qualquer menção de ressurreição dos mortos. A palavra não aparece nesta carta nem mesmo a ideia de ressurreição, aparece nesta epístola.

Por que será então que houve luta acerca do corpo de Moisés?

Eu creio que se fosse o caso de ressurreição a Bíblia não esconderia que Moisés ressuscitou. Isso ficaria bem claro, neste texto.

É bem provável que a contenda pelo corpo poderia ter sido, por causa da idolatria. Deus estava querendo preservar a nação de cair no pecado de idolatria.

Moisés com certeza é considerado pelos judeus como o maior profeta que já existiu.

 

Ele mesmo, o próprio Moisés se considerou semelhante a Jesus.

 

Atos 3:22 Pois Moisés disse: Suscitar-vos-á o Senhor vosso Deus, dentre vossos irmãos, um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.

Para não ser idolatrado pela nação judaica, e seu corpo não se tornar um objeto de culto acredito que seu corpo tenha sido escondido.

Vale a pena lembrar 2 duas coisas:

Primeira

Os Judeus moraram 400 anos no Egito e conheciam muito bem as técnicas de embalsamento. E poderiam perfeitamente embalsamar o corpo para preservá-lo.

Segunda

Israel já havia caído no pecado de idolatria várias vezes, e uma delas foi quando a nação adorou a serpente de bronze que Moisés construiu para livrar os judeus do veneno das serpentes abrasadoras.

Essa serpente de bronze levou o nome de Neustã e foi objeto de culto do povo judeu.

Se eles idolatraram uma serpente feita por Moisés quanto mais o próprio Moisés.

2 Reis 18:4 Tirou os altos, quebrou as colunas, e deitou abaixo a Asera; e despedaçou a serpente de bronze que Moisés fizera (porquanto até aquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso), e chamou-lhe Neüstã.

Creio que o motivo da contenda acerca do corpo de Moisés tem a ver com o cuidado de Deus, para com Israel. Para que a nação não caísse no pecado da idolatria.

E o monte da transfiguração?

Uma das razões usadas para justificar a ressurreição de Moisés neste texto. É citar a passagem do monte da transfiguração. Onde ali aparecem Moisés e Elias.

Se de fato era Moisés ressurrecto naquela ocasião então toda a discussão está terminada. Somos obrigados a admitir que houve a ressurreição de Moisés. Embora eu diga isso apenas com base em Judas e Mateus. Sem considerar toda a Bíblia.

Vamos então analisar o texto em questão.

Antes de acontecer a transfiguração Jesus nos traz uma pista importante.

Mt 16-27-28

27 Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras. 28 Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão de modo nenhum provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino.

Jesus está falando da sua segunda vinda com toda a sua glória para estabelecer o seu reino.

Ele afirma que alguns discípulos não provariam a morte até ver isso se cumprir. Ou seja alguns discípulos não morreriam até ter a visão de Jesus vindo no seu reino de glória.

Acontece que todos os discípulos já morreram e Cristo ainda não está reinando. Ele ainda não veio com toda a sua glória reinar.

Teria Jesus mentido?

Na verdade o que Jesus prometeu aos discípulos se cumpriu. Precisamente 6 dias depois., E o capítulo 17 vai nos mostrar o cumprimento do que ele disse.

Mt 17.1-9

1 Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, a Tiago e a João, irmão deste, e os conduziu à parte a um alto monte; 2 e foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. 3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. 4 Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.

continuação….

5 Estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu; e dela saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi. 6 Os discípulos, ouvindo isso, cairam com o rosto em terra, e ficaram grandemente atemorizados. 7 Chegou-se, pois, Jesus e, tocando-os, disse: Levantai-vos e não temais. 8 E, erguendo eles os olhos, não viram a ninguém senão a Jesus somente. 9 Enquanto desciam do monte, Jesus lhes ordenou: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja levantado dentre os mortos.

O versículo 9 nos traz a resposta que procuramos

“A ninguém conteis a visão”

O que foi revelado por Jesus em Mateus 16:27-28 de que alguns (Tiago, Pedro e João) não iriam provar a morte até vê-lo no seu reino com toda a sua glória. Se cumpriu no capítulo 17 de Mateus, em uma visão.

Uma visão é um dos dons do Espírito que faz parte dos dons revelacionais. Especificamente o dom aqui é o dom de discernir espíritos. Este dom permite ver, ouvir até mesmo cheirar na dimensão espiritual.

O,que aconteceu no monte da transfiguração foi uma visão da segunda vinda de Cristo em sua glória futura.

Ou seja foi revelado através de visão o que vai acontecer no futuro. Este fato ainda não aconteceu.

Ali não se trata de Moisés ressurrecto e sim uma visão dele ressurrecto com corpo de glória no futuro.

Note que Jesus mesmo disse que foi uma visão.

” não conte a visão para ninguém”

Aquilo era uma visão futura que ainda não aconteceu, simples assim.

Portanto este texto não prova que Moisés ressuscitou.

Pedro relata esta experiência do monte da transfiguração em sua segunda carta.

2 Pe 1,16-18

16 Porque não seguimos fábulas engenhosas quando vos fizemos conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, pois nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. 17 Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando pela Glória Magnífica lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; 18 e essa voz, dirigida do céu, ouvi-mo-la nós mesmos, estando com ele no monte santo.

Aqui mais uma vez está confirmado que a passagem da transfiguração tem a ver com a segunda vinda de Cristo. E não com algo que já aconteceu, portanto está descartado a ideia de que ali seja Moisés ressuscitado.

 

Um outro ponto muito importante a se considerar é que se Moisés ressuscitou então precisamos rever toda a nossa doutrina.

Pois a Bíblia afirma que Cristo é as primícias dos que dormem. Se Moisés ressuscitou, ele passa a ser as primícias.

Isso o torna o primeiro homem a vencer a morte, automaticamente toda a autoridade deveria ser dada a ele. Pois tendo Moisés sido ressuscitado dentre os mortos ele teria as chaves da morte e do inferno. Pois ele teria sido o primeiro a escapar do mundo dos mortos.

Para se aprofundar ainda mais no assunto leia também.

QUEM SÃO AS DUAS TESTEMUNHAS DO APOCALIPSE?

Realmente nós teríamos que rever várias passagens e toda a nossa teologia.

É preciso levar a sério

o estudo da palavra de Deus e não ficar dizendo o que a Bíblia não diz.

A Bíblia afirma que Cristo é as primícias dos que dormem, ou seja Cristo foi o primeiro a ressuscitar ele é o primogênito dentre os mortos veja:

1 Coríntios 15:20 Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.

Cristo e não Moisés foi o primeiro a ressuscitar dentre os mortos.

E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,
E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.

Colossenses 1:17-20

“O primogênito dentre os mortos”

Conclusão

Precisamos não ir além do que está escrito, a Bíblia não afirma em nenhum lugar que Moisés ressuscitou dentre os mortos.

Mas afirma categoricamente que Cristo é o primeiro a ressuscitar.

Se Cristo foi o primeiro a ressuscitar e Moisés morreu antes dele. Significa que a Bíblia afirma que Moisés indiretamente permanece morto.

Pois Cristo sendo o primeiro a ressuscitar faz com que todos que viveram antes dele estejam mortos, Aguardando a ressurreição.

Espero que você tenha gostado deste artigo deixe o seu comentário logo abaixo isso nos ajuda muito.

 

Para maior compreensão do assunto assista ao vídeo abaixo:

CONHEÇA OS NOSSOS CURSOS GRATUITOS!

Curso gratuito de escatologia.
Curso gratuito de escatologia clique aqui.
Curso gratuito desvendando o Apocalipse.
Curso gratuito desvendando o Apocalipse.
Antonio Lira

Antonio Lira

Fale conosco, queremos ouvir você!

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit