A Bíblia nos apresenta dois termos  muito parecidos, e que tem significados diferentes. Me refiro às expressões tempo dos gentios e plenitude dos gentios.

Em Lucas 21.24, Cristo menciona que os “tempo dos gentios” durarão enquanto Jerusalém for “pisada por eles”. A referência em Lucas é ao domínio político de Jerusalém pelos gentios que começou com a queda de Jerusalém na época do cativeiro e continua até hoje.

Significa dizer que a expressão tempo dos gentios tem a ver com a dominação dos gentios sobre Israel.

Que teve o seu início no cativeiro babilônico e terminará com a segunda vinda de Cristo, quando todo o Israel se converter ao senhorio de Cristo.

Nós podemos olhar na história e perceber que Israel nunca mais foi uma nação 100% livre desde o cativeiro babilônico, passando pelas dominações medo-persa, grega e romana,

Veio a última diáspora que começou no ano 70 da nossa era. E que terminou com volta dos judeus a sua terra em 1948. Mesmo os judeus tendo voltado a ocupar seu território ainda assim  este território judeu não é livre de gentios. Os gentios ainda ocupam uma parte de Israel.

Durante o período tribulacional está profetizado a invasão do Anticristo com seus exércitos expulsando os judeus da cidade de Jerusalém. E até o final da tribulação os gentios dominarão Jerusalém.

Isso está registrado nos profetas observe:

Zacarias 14:1 Eis que vem um dia do Senhor, em que os teus despojos se repartirão no meio de ti.

Zacarias 14:2 Pois eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro mas o resto do povo não será exterminado da cidade.

Zacarias 14:3 Então o Senhor sairá, e pelejará contra estas nações, como quando peleja no dia da batalha.

Zacarias 14:4 Naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; se o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, do oriente para o ocidente e haverá um vale muito grande; e metade do monte se removerá para o norte, e a outra metade dele para o sul.

Zacarias 14:5 E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos com ele.

Jesus também profetizou o cerco a Jerusalém em Mateus 24.

Mateus 24:15 Quando, pois, virdes estar no lugar santo a abominação de desolação, predita pelo profeta Daniel (quem lê, entenda),

16 então os que estiverem na Judeia fujam para os montes;

17 quem estiver no eirado não desça para tirar as coisas de sua casa,

18 e quem estiver no campo não volte atrás para apanhar a sua capa.

19 Mas ai das que estiverem grávidas, e das que amamentarem naqueles dias!

Continuação…

Mateus 24:20 Orai para que a vossa fuga não suceda no inverno nem no sábado;

:21 porque haverá então uma tribulação tão grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá.

:22 E se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.

Portanto a expressão tempos dos gentios tem a ver com a dominação gentílica sobre os judeus, essa dominação deve durar até a segunda vinda de Cristo. Os impérios gentílicos que dominaram Israel foi profetizado por Daniel no capítulo 2. Quando ele interpreta o sonho de Nabucodonosor rei da Babilônia. Foi revelado a Daniel toda a sequência dos impérios gentílicos que dominariam Israel.

Observe a imagem abaixo.

 

Este é o sonho; também a sua interpretação diremos na presença do rei.
Tu, ó rei, és rei de reis; a quem o Deus do céu tem dado o reino, o poder, a força, e a glória.
E onde quer que habitem os filhos de homens, na tua mão entregou os animais do campo, e as aves do céu, e fez que reinasse sobre todos eles; tu és a cabeça de ouro.
E depois de ti se levantará outro reino, inferior ao teu; e um terceiro reino, de bronze, o qual dominará sobre toda a terra.

 

Continuação da profecia

E o quarto reino será forte como ferro; pois, como o ferro, esmiúça e quebra tudo; como o ferro que quebra todas as coisas, assim ele esmiuçará e fará em pedaços.
E, quanto ao que viste dos pés e dos dedos, em parte de barro de oleiro, e em parte de ferro, isso será um reino dividido; contudo haverá nele alguma coisa da firmeza do ferro, pois viste o ferro misturado com barro de lodo.
E como os dedos dos pés eram em parte de ferro e em parte de barro, assim por uma parte o reino será forte, e por outra será frágil.

Continuação da profecia

Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão com semente humana, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro.
Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre,
Da maneira que viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro; o grande Deus fez saber ao rei o que há de ser depois disto. Certo é o sonho, e fiel a sua interpretação.

Daniel 2: 36-45

Observe que Daniel narra uma sequência de cinco impérios gentílicos mundiais que dominam Israel. O último império gentílico será o império do Anticristo, este último será destruído pelo nosso Senhor Jesus Cristo, a pedra cortada sem o auxílio de mãos predito na profecia.

Quando isso acontecer termina então o que Jesus chamou de tempo dos gentios.

A expressão plenitude dos gentios

Essa expressão plenitude dos gentios tem a ver com a cegueira espiritual de Israel e o tempo em que a salvação está aberta para os gentios.

Podemos perceber essa verdade nas palavras de Paulo na carta aos romanos.

Romanos 11:25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado; (tempo em que a salvação está aberta aos gentios)

Romanos 11:26 e assim todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades;

Romanos 11:27 e este será o meu pacto com eles, quando eu tirar os seus pecados.

A plenitude dos gentios começou no Pentecostes e vai até o arrebatamento da igreja quando Deus volta a tratar com Israel novamente.

Uma das provas que Deus volta a tratar com Israel usando a tribulação para provocar a conversão nacional. É a conversão dos 144 mil judeus, que ocorrerá logo após o início da tribulação.

A conversão dos 144 mil Judeus

Apocalipse 7:1 Depois disto vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma.

Apocalipse 7:2 E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, tendo o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, quem fora dado que danificassem a terra e o mar,

Apocalipse 7:3 dizendo: Não danifiques a terra, nem o mar, nem as árvores, até que selemos na sua fronte os servos do nosso Deus.

Apocalipse 7:4 E ouvi o número dos que foram assinalados com o selo, cento e quarenta e quatro mil de todas as tribos dos filhos de Israel:

Continuação do texto de Apocalipse

Apocalipse 7:5 da tribo de Judá havia doze mil assinalados; da tribo de Rúben, doze mil; da tribo de Gade, doze mil;

Apocalipse 7:6 da tribo de Aser, doze mil; da tribo de Naftali, doze mil; da tribo de Manassés, doze mil;

Apocalipse 7:7 da tribo de Simeão, doze mil; da tribo de Levi, doze mil; da tribo de Issacar, doze mil;

Apocalipse 7:8 da tribo de Zebulom, doze mil; da tribo de José, doze mil; da tribo de Benjamim, doze mil assinalados.

Portanto fica claro neste texto acima que Deus abriu novamente para os judeus a oportunidade de salvação. Digo a nação como um todo, pois mesmo hoje a salvação está aberta para qualquer pessoa individualmente, seja gentio ou judeu.

Me refiro à salvação da nação como um todo pois isso deve acontecer ao final da tribulação como está profetizado em diversas passagens:

Profecia de Zacarias sobre a conversão nacional

E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único, e lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho.
Naquele dia muitos chorarão em Jerusalém, como os que choraram em Hadade-Rimon no vale de Megido.
Todo o país chorará, separadamente cada família com suas mulheres chorará: a família de Davi com suas mulheres; as famílias de Natã com suas mulheres;
de Levi com suas mulheres; a família de Simei com suas mulheres,
e todas as demais famílias com suas mulheres.

Zacarias 12:10-14

E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades.

Romanos 11:26

A plenitude dos gentios começou no Pentecostes e continuará apenas durante a atual era da graça. Dessa perspectiva escatológica, o importante é que a plenitude dos gentios chegará ao fim antes que os tempos dos gentios se acabem.

 Parece claro que a plenitude dos gentios terminará abruptamente quando a igreja for levada ao céu.

Logo, Paulo quer dizer que a cegueira será retirada no arrebatamento da igreja, quando a era do privilégio dos gentios der lugar à restauração de Israel ao lugar da bênção. Devemos observar que a retirada dessa cegueira não significa a revelação clara da verdade espiritual ao indivíduo. Ele ainda está possuído pela cegueira de sua natureza pecaminosa.

Mas significa que Deus restaurou Israel a uma posição de bênção ao lado dos gentios. Deus então está lidando com a nação com a qual Ele não lidava desde que Israel rejeitou o Messias.

Devemos observar ainda que a retirada definitiva da cegueira, isto é, da cegueira espiritual da qual eles ainda são herdeiros, não será conquistada até o segundo advento de Cristo (Rm 11.26,27).

A retirada da cegueira legal permite que os israelitas ouçam as boas novas do reino (Mt 24.14) proclamadas naquele dia para que possam ser salvos, tanto individual quanto nacionalmente.

Conclusão

Podemos concluir que o tempo dos gentios, tem a ver com a dominação dos gentios sobre Israel que começou com ao cativeiro babilônico. E terminará quando cristo destruir a última dominação dos gentios sobre Israel. Por ocasião da sua segunda vinda.

Já a plenitude dos gentios está relacionada ao tempo em que a salvação está aberta aos gentios, por causa da cegueira espiritual de Israel. E terminará com a saída da igreja por ocasião do arrebatamento. Onde novamente Deus volta a tratar com os judeus.

Para maior compreensão do assunto leia os artigo ou assista aos vídeos abaixo:

A DIFERENÇA ENTRE EVANGELHO E EVANGELHO DO REINO.

Deus salvará os judeus vídeo 1.

Deus salvará os judeus vídeo 2

Se você gostou do artigo e/ou tem algo a acrescentar deixe o seu comentário. A sua opinião é muito importante para nós.

Ande no espírito e viva em amor!

Autor: Prof. Antonio Lira

Fonte: Escatology Manual Dwait Pentecost.

Bíblia sagrada

CONHEÇA OS NOSSOS CURSOS GRATUITOS!

Curso gratuito de escatologia.
Curso gratuito de escatologia clique aqui.
Curso gratuito desvendando o Apocalipse.
Curso gratuito desvendando o Apocalipse.

 

 

Antonio Lira

Antonio Lira

Fale conosco, queremos ouvir você!

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit