Na vida foco é tudo, pois onde está o seu foco aí vai toda a sua energia.Existe uma frase que é muito dita no nosso ministério “a distração é inimiga da unção “.
Existe uma outra frase dita por Jesus “onde está o teu tesouro aí estará também o teu coração “.
Essas duas frases tem em comum o foco.
Naquilo que mais focamos é para onde canalizamos toda a nossa energia.
O doutor Mike Murdock disse “seu foco presente está criando seus sentimentos do momento, ou seja, seu foco exerce um completo domínio sobre as suas emoções.
Um foco bem ajustado, e positivamente bem definido redundará em êxito e isso é o que todos nós queremos alcançar.
Por que é tão difícil permanecer focado?
Porque existem muitas distrações e podemos facilmente ser levados por elas.
Existe uma batalha para ter a sua atenção, Em vários âmbitos citarei apenas 3 âmbitos mas existem vários.
No âmbito comercial.
Existe uma rua em Parnamirim na cidade que moro atualmente, que nós chamamos popularmente de rua das óticas. Essa rua está localizada em um centro comercial. Nesta rua existem dezenas de óticas, e na frente das óticas existe um exército de vendedores disputando cada cliente que passa por esta rua.
Eles parecem aqueles cães famintos disputando um pedaço de carne.
Eles fazem de tudo para ter atenção do cliente, seu objetivo principal é atrair os clientes para as lojas.
E todo que passam por ali são abordados por estes captadores de clientes que querem a todo o custo trazer a atenção de quem passa para eles.
Muitos não tinham a intenção de trocar seus óculos, tinham outros planos para aquele dia mas seu foco foi mudado, por causa da perspicácia dos vendedores.
leia também o artigo abaixo.
NA TRIBULAÇÃO O ESPÍRITO SANTO SERÁ RETIRADO?
No âmbito publicitário
A publicidade no mundo está mudando.
Cada vez mais as pessoas estão conectadas na internet. Eu vi uma imagem que retrata muito bem isso. Em um aeroporto havia um outdoor bem grande na sala de embarque com uma determinada propaganda. A empresa que colocou aquele anúncio ali, gastou uma quantia considerável para anunciar naquele espaço.
A imagem mostrava o outdoor no fundo e as pessoas sentadas olhando para seus celulares, ou seja, não havia nenhuma pessoa se quer prestando atenção no outdoor todos estavam com a atenção voltada para o celular.
Hoje é muito mais lucrativo investir em propagando no Google, YouTube, Facebook e sai muito mais barato do que produzir comercial para TV.
O foco das pessoas está no celular onde muitos passam horas. Tendo seu foco disputado de forma agressiva seja por empresas seja por pessoas físicas.
No âmbito espiritual
No âmbito espiritual existe também uma batalha para ter a sua atenção.
Satanás faz de tudo para tirar o teu foco.
Nós vemos na palavra de Deus várias passagens onde o foco de alguns foi mudado e porque isso aconteceu houve perdas.
Davi e Bate seba
2 Samuel 11:1 Tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, Davi enviou Joabe, e com ele os seus servos e todo o Israel; e eles destruíram os amonitas, e sitiaram a Rabá. Porém Davi ficou em Jerusalém.
2 Samuel 11:2 Ora, aconteceu que, numa tarde, Davi se levantou do seu leito e se pôs a passear no terraço da casa real; e do terraço viu uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.
2 Samuel 11:3 Tendo Davi enviado a indagar a respeito daquela mulher, disseram-lhe: Porventura não é Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu?
Continuação…
2 Samuel 11:4 Então Davi mandou mensageiros para trazê-la; e ela veio a ele, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); depois ela voltou para sua casa.
2 Samuel 11:5 A mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grávida.
2 Samuel 11:6 Então Davi mandou dizer a Joabe: Envia-me Urias, o heteu. E Joabe o enviou a Davi.
2 Samuel 11:7 Vindo, pois, Urias a Davi, este lhe perguntou como passava Joabe, e como estava o povo, e como ia a guerra.
2 Samuel 11:8 Depois disse Davi a Urias: Desce a tua casa, e lava os teus pés. E, saindo Urias da casa real, logo foi mandado após ele um presente do rei.
2 Samuel 11:9 Mas Urias dormiu à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor, e não desceu a sua casa.
2 Samuel 11:10 E o contaram a Davi, dizendo: Urias não desceu a sua casa. Então perguntou Davi a Urias: Não vens tu duma jornada? por que não desceste a tua casa?
continuação…
2 Samuel 11:11 Respondeu Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá estão em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados ao relento; e entrarei eu na minha casa, para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Como vives tu, e como vive a tua alma, não farei tal coisa.
11:12 Então disse Davi a Urias: Fica ainda hoje aqui, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte.
11:13 E Davi o convidou a comer e a beber na sua presença, e o embebedou; e à tarde saiu Urias a deitar-se na sua cama com os servos de seu senhor, porém não desceu a sua casa.
11:14 Pela manhã Davi escreveu uma carta a Joabe, e mandou-lha por mão de Urias.
11:15 Escreveu na carta: Ponde Urias na frente onde for mais renhida a peleja, e retirai-vos dele, para que seja ferido e morra.
continuação…
2 Samuel 11:16 Enquanto Joabe sitiava a cidade, pôs Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes.
2 Samuel 11:17 Quando os homens da cidade saíram e pelejaram contra Joabe, caíram alguns do povo, isto é, dos servos de Davi; morreu também Urias, o heteu.
Davi deveria estar na batalha, mas seu foco mudou. Ele pôs os olhos na mulher de um dos seus soldados. E porque isso aconteceu que ele adulterou com ela. E em seguida para encobrir o seu erro, pois esta se achava grávida, e acabou tendo que cometer um outro pecado, destruir a vida do marido de Bate seba, seu soldado fiel que se chamava Urias.
Satanás é um inimigo insistente
Quando estamos andando em justiça satanás fará de tudo para tentar tirar o nosso foco. Fará de tudo para roubar a nossa atenção para que pequemos. Pois quando pecamos abrimos brecha em nossa vida para que o inimigo possa entrar e fazer o seu trabalho sujo, que é roubar matar e destruir.
Logo após cometer o crime o Senhor anuncia a sentença de Davi.
2 Samuel 12:1 O Senhor, pois, enviou Natã a Davi. E, entrando ele a ter com Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.
12:2 O rico tinha rebanhos e manadas em grande número;
12:3 mas o pobre não tinha coisa alguma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; ela crescera em companhia dele e de seus filhos; do seu bocado comia, do seu copo bebia, e dormia em seu regaço; e ele a tinha como filhos
12:4 Chegou um viajante à casa do rico; e este, não querendo tomar das suas ovelhas e do seu gado para guisar para o viajante que viera a ele, tomou a cordeira do pobre e a preparou para o seu hóspede.
2 Samuel 12:5 Então a ira de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem; e disse a Natã: Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso.
:6 Pela cordeira restituirá o quádruplo, porque fez tal coisa, e não teve compaixão.
2 Samuel 12:7 Então disse Natã a Davi: Esse homem és tu! Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, livrei-te da mão de Saul,
2 Samuel 12:8 e te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio; também te dei a casa de Israel e de Judá. E se isso fosse pouco, te acrescentaria outro tanto.
2 Samuel 12:9 Por que desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, mataste à espada, e a sua mulher tomaste para ser tua mulher; sim, a ele mataste com a espada dos amonitas.
12:10 Agora, pois, a espada jamais se apartará da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
12:11 Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres à luz deste sol.
12:12 Pois tu o fizeste em oculto; mas eu farei este negócio perante todo o Israel e à luz do sol.
A perda do foco pode trazer consequências terríveis
Quando perdemos o foco nas coisas de Deus e em nossa missão poderemos perder muitas coisas. Por conta do seu pecado A espada jamais se apartou da casa de Davi. Durante toda a sua vida e mesmo depois de morto houveram muitos assassinatos em sua casa.
Nós temos um grande exemplo de como a falta de foco pode nos fazer afundar.
Mateus 14:24 Entrementes, o barco já estava a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário.
14:25 À quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando sobre o mar.
14:26 Os discípulos, porém, ao vê-lo andando sobre o mar, assustaram-se e disseram: É um fantasma. E gritaram de medo.
14:27 Jesus, porém, imediatamente lhes falou, dizendo: Tende ânimo; sou eu; não temais.
14:28 Respondeu-lhe Pedro: Senhor! se és tu, manda-me ir ter contigo sobre as águas.
14:29 Disse-lhe ele: Vem. Pedro, descendo do barco, e andando sobre as águas, foi ao encontro de Jesus.
14:30 Mas, sentindo o vento, teve medo; e, começando a submergir, clamou: Senhor, salva-me.
Mateus 14:31 Imediatamente estendeu Jesus a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?
Por que Pedro afundou?
Observe atentamente o que aconteceu com Pedro. Ele ia muito bem, obrigado! Enquanto estava focado na palavra de Jesus “vem” e no próprio Jesus a quem Pedro estava decidido a se achegar.
Mas observe que quando ele atentou para o vento ele teve medo, e imediatamente começou a afundar. A perda do foco o fez submergir.
Quando nós tiramos atenção do alvo afundamos. Deve ser por essa razão que o autor aos hebreus nos adverte a olharmos atentamente para Jesus.
Hebreus 12:1 Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta,
Hebreus 12:2 fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.
Mas temos também pessoas que mantiveram o seu foco e foram vitoriosas.
Existem dois exemplos extraordinários na Bíblia que nos mostra foco e total concentração no alvo.
O primeiro exemplo é o de Jesus.
Jesus demonstrou completo foco na sua missão.
Aos doze anos de idade estava tão focado que passou 3 dias no templo interrogando aos mestres da lei e respondendo perguntas. Enquanto que seus pais estavam desesperados a sua procura.
Lucas 2:42 Quando Jesus completou doze anos, subiram eles segundo o costume da festa;
2:43 e, terminados aqueles dias, ao regressarem, ficou o menino Jesus em Jerusalém sem o saberem seus pais;
2:44 julgando, porém, que estivesse entre os companheiros de viagem, andaram caminho de um dia, e o procuravam entre os parentes e conhecidos;
2:45 e não o achando, voltaram a Jerusalém em busca dele.
2:46 E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.
2:47 E todos os que o ouviam se admiravam da sua inteligência e das suas respostas.
Continuação…
Lucas 2:48 Quando o viram, ficaram maravilhados, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que procedeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.
2:49 Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai?
2:50 Eles, porém, não entenderam as palavras que lhes dissera.
2:51 Então, descendo com eles, foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava todas estas coisas em seu coração.
“Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu pai”
Essa foi a sua resposta aos seus pais. Jesus estava focado na sua missão.
Por várias vezes Jesus expressou o seu foco principal que era morrer na cruz.
Lucas 17:24 pois, assim como o relâmpago, fuzilando em uma extremidade do céu, ilumina até a outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia.
17:25 Mas primeiro é necessário que ele padeça muitas coisas, e que seja rejeitado por esta geração.
Lc 22:37 Porquanto vos digo que importa que se cumpra em mim isto que está escrito: E com os malfeitores foi contado. Pois o que me diz respeito tem seu cumprimento.
Continuação…
Lucas 24:6 Ele não está aqui, mas ressurgiu. Lembrai-vos de como vos falou, estando ainda na Galileia.
24:7 dizendo: Importa que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressurja.
João 3:14 E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
15 para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna.
Todas estas passagens nos mostram que Jesus tinha consciência de sua missão e que estava focado em cumprí-la.
Certa vez satanás usou a Pedro para tirar Jesus do foco da sua missão, mas Jesus estava tão focado em realizá-la que deu uma resposta a satanás “pra trás de mim satanás “.
Mateus 16:21 Desde então começou Jesus Cristo a mostrar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse a Jerusalém, que padecesse muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes, e dos escribas, que fosse morto, e que ao terceiro dia ressuscitasse.
continuação…
Mateus 16:22 E Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Tenha Deus compaixão de ti, Senhor; isso de modo nenhum te acontecerá.
Mateus 16:23 Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não estás pensando nas coisas que são de Deus, mas sim nas que são dos homens.
Jesus estava bem focado e decidido a cumprir a sua missão é nada poderia pará-lo. O versículo a seguir deixa isso bem claro.
Lc 9:53
Mas não o receberam, porque o aspecto dele era de quem, decisivamente, ia para Jerusalém.
A missão de Jesus foi completada com sucesso por causa da sua insistência em manter o foco.
O segundo exemplo é o de Neemias
Neemias estava servindo na corte do rei como copeiro. Ele soube que a cidade de Jerusalém estava destruída e desolada. Ele orou ao Senhor e pediu autorização ao rei para reerguer os muros da cidade.
Neemias não atentou para a sua posição de copeiro e nem para as circunstâncias políticas, econômicas e nem sociais, que envolviam a cidade de Jerusalém.
Ele recebeu autorização do rei para reconstruir os muros e deu o seu melhor. Ele teve foco e se dispôs a construir.
Houveram momentos difíceis, onde os inimigos fizeram de tudo para que ele parasse a obra. Mas ele não parou por nada.
Não poderia aqui relatar todas as dificuldades e levantes que sobrevieram a Neemias. Mas o capítulo 6 nos dá uma ideia de como foi difícil para ele manter o foco.
Mas contra tudo e contra todos ele conseguiu levantar os muros em 52 dias porque estava focado.
Neemias 6:1 Quando Sambalate, Tobias e Gesém, o arábio, e o resto dos nossos inimigos souberam que eu já tinha edificado o muro e que nele já não havia brecha alguma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais,
6:2 Sambalate e Gesém mandaram dizer-me: Vem, encontremo-nos numa das aldeias da planície de Ono. Eles, porém, intentavam fazer-me mal.
6:3 E enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer. Por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?
Neemias 6:4 Do mesmo modo mandaram dizer-se quatro vezes; e do mesmo modo lhes respondi.
Continuação…
6:5 Então Sambalate, ainda pela quinta vez, me enviou o seu moço com uma carta aberta na mão,
Neemias 6:6 na qual estava escrito: Entre as nações se ouviu, e Gesém o diz, que tu e os judeus intentais revoltar-vos, e por isso tu estás edificando o muro, e segundo se diz, queres fazer-te rei deles;
6:7 e que constituíste profetas para proclamarem a respeito de ti em Jerusalém: Há rei em Judá. Ora, estas coisas chegarão aos ouvidos do rei; vem pois, agora e consultemos juntamente.
Neemias 6:8 Então mandei dizer-lhe: De tudo o que dizes, coisa nenhuma sucedeu, mas tu mesmo o inventas.
Neemias 6:9 Pois todos eles nos procuravam atemorizar, dizendo: As suas mãos hão de largar a obra, e não se efetuará. Mas agora, ó Deus, fortalece as minhas mãos.
Continuação…
Neemias 6:10 Fui à casa de Semaías, filho de Delaías, filho de Meetabel, que estava em recolhimento; e disse ele: Ajuntemo-nos na casa de Deus, dentro do templo, e fechemos as suas portas, pois virão matar-te; sim, de noite virão matar-te.
Neemias 6:11 Eu, porém, respondi: Um homem como eu fugiria? e quem há que, sendo tal como eu, possa entrar no templo e viver? De maneira nenhuma entrarei.
Continuação…
Neemias 6:12 E percebi que não era Deus que o enviara; mas ele pronunciou essa profecia contra mim, porquanto Tobias e Sambalate o haviam subornado.
Neemias 6:13 Eles o subornaram para me atemorizar, a fim de que eu assim fizesse, e pecasse, para que tivessem de que me infamar, e assim vituperassem.
Neemias 6:14 Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalate, conforme estas suas obras, e também da profetisa Noadias, e dos demais profetas que procuravam atemorizar-me.
Continuação…
Neemias 6:15 Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de elul, em cinqüenta e dois dias.
6:16 Quando todos os nosso inimigos souberam disso, todos os povos que havia em redor de nós temeram, e abateram-se muito em seu próprio conceito; pois perceberam que fizemos esta obra com o auxílio do nosso Deus.
6:17 Além disso, naqueles dias o nobres de Judá enviaram muitas cartas a Tobias, e as cartas de Tobias vinham para eles.
6:18 Pois muitos em Judá estavam ligados a ele por juramento, por ser ele genro de Secanias, filho de Ará, e por haver seu filho Joanã casado com a filha de Mesulão, filho de Berequias.
6:19 Também as boas ações dele contavam perante mim, e as minhas palavras transmitiam a ele. Tobias, pois, escrevia cartas para me atemorizar.
Neemias atravessou momentos difíceis em sua vida, foram dias de grande pressão psicológica. Entre ameaças, mentiras, perigo de morte, calúnias, falsas profecias. Este grande homem de Deus soube manter o seu foco e por isso foi vitorioso.
Conclusão
Concluo que nas nossas vidas existem momentos difíceis que querem nos fazer parar. Temos a vontade de desistir de tudo.
Mas gostaria de deixar uma reflexão final para você.
O cemitério de uma cidade é um lugar pouco visitado. Suas visitas acontecem na maioria das vezes quando um ente querido ou amigo morre.
Normalmente não é um lugar que utilizamos para refletir sobre a vida. Quando queremos refletir sobre a vida procuramos uma área litorânea, ou vamos até as montanhas ou coisas do tipo.
Mas Salomão o grande sábio disse que o melhor lugar para encontrar sabedoria é no cemitério.
Eclesiastes 7:1 Melhor é o bom nome do que o melhor unguento, e o dia da morte do que o dia do nascimento.
Eclesiastes 7:2 Melhor é ir à casa onde há luto do que ir a casa onde há banquete; porque naquela se vê o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração.
Eclesiastes 7:4 O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria.
A verdadeira sabedoria
Nós podemos encontrar sabedoria em um cemitério se atentarmos para a brevidade da vida. E de como a vida passa depressa. Temos que procurar vivê-la da melhor maneira possível.
Também se atentarmos bem o cemitério é um lugar onde se concentra a maior quantidade de riqueza enterrada.
Ali existem livros que nunca foram escritos, projetos que nunca foram executados, invenções que poderiam ajudar milhões de pessoas que foram abandonadas. Cura para milhares de doenças enfim um tesouro incalculável.
Destes que estão ali enterrados poucos foram perseverantes como Neemias. Muitos perderam o foco e pararam seus sonhos.
Jamais chegaram a concluir o que começaram porque perderam o foco e desistiram de realizar o que haviam proposto no coração.
Que nós possamos manter o nosso foco e jamais deixar que as circunstâncias determinem nosso humor, afete nossa motivação e por fim o nosso destino. Que possamos estar focados assim como Jesus e Neemias.
Ser você quer aprender a interpretar a Bíblia clique no link abaixo e assista ao vídeo.
CONHEÇA OS NOSSOS CURSOS GRATUITOS!
Aprenda a interpretar a Bíblia vídeo
Ande no espírito e viva em amor!
Prof. Antonio Lira
Autor: prof. Antonio Lira
Temas relacionados
No related posts.