A batalha do Armagedom é a última grande batalha da humanidade antes que Cristo estabeleça o seu reinado sobre a terra.
Todas as nações da terra estarão reunidas para a peleja, será de longe o maior conflito militar da história.
Estima-se um contingente militar de 200 a 400 milhões de soldados.
Existem muitas perguntas a serem feitas sobre esse conflito épico e sangrento, como por exemplo:
Onde acontecerá a batalha?
Quais nações serão envolvidas no conflito?
Quem provocará essa guerra?
Quais os principais interesses que levam as nações lutarem na batalha, já que toda guerra existem interesses.
Será que é a mesma batalha registrada em Ezequiel 38 e 39, conhecida como a batalha de Gogue e Magogue?
Como a batalha do Armagedom termina?
Vamos começar falando sobre a origem do nome Armagedom
Segundo o dicionário de grego e hebraico strong Armagedom significa:
Αρμαγεδων Armageddon de origem hebraica הר מגדונּ ; Armagedom = “a colina ou cidade de Megido” 1) dá a entender que a batalha final entre o bem e o mal vai acontecer na planície ou campo de batalha de Esdraelom, que ficou famoso por duas grandes vitórias, a de Baraque sobre os Cananitas, e a de Gideão sobre os Midianitas.
E por dois grandes desastres, a morte de Saul e de Josias. Por isso, em Apocalipse, é um lugar de grande matança, a cena de uma terrível retribuição aos ímpios.
Esse lugar fica a oeste do Jordão no centro norte da Palestina a quinze quilômetros de Nazaré.
Megido localizava-se na planície de Esdraelom, que foi o local escolhido para o acampamento, em todas as batalhas travadas na Palestina desde os dias de Nabucodonosor, rei da Assíria, até a desastrosa marcha de Napoleão Bonaparte, do Egito até a Síria.
Judeus, gentios, Sarracenos, cruzados, franceses anticristãos, egípcios, persas, drusos, turcos e árabes, guerreiros de todas as nações debaixo do céu, armaram suas tendas nas planícies de Esdraelom e contemplaram seus estandartes nacionais umedecidos pelo orvalho de Tabor e de Hermom”.
Esse nome Armagedom vem do livro do Apocalipse, especificamente do capítulo 16, e está associado às taças da ira divina
Apocalipse 16:12 O sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis que vêm do oriente. 13 E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta, vi saírem três espíritos imundos, semelhantes a rãs. 14 Pois são espíritos de demônios, que operam sinais; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso. 16 E eles os congregaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom.
Eles quem?
Satanás, o Anticristo e o falso profeta através de um espírito de engano induzirá os reis do mundo a lutar na batalha.
Os “reis da terra e de todo o mundo” serão reunidos pela atuação da trindade do inferno para a chamada “peleja do grande dia do Deus Todo-poderoso” (Ap 16.14).
Esse ajuntamento das nações da terra acontecerá num lugar chamado Armagedom (Ap 16.16).
Os reis da terra são seduzidos por espírito de engano para participar na batalha:
Apocalipse 16:13 E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta, vi saírem três espíritos imundos, semelhantes a rãs.
14 Pois são espíritos de demônios, que operam sinais; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso.
Percebemos também que é a vontade de Deus que essas nações estejam reunidas para a a peleja, pois Deus tem o interesse de julgar essas nações.
Lá Deus julgará as nações por haverem perseguido Israel (Jl 3.2), por causa de sua iniquidade (Ap 19.15) e por causa da sua impiedade (Ap 16.9).
As nações que oprimiram Israel serão julgadas neste tempo e Jerusalém será livre dos gentios
Joel 3:1 Pois eis que naqueles dias, e naquele tempo, em que eu restaurar os exilados de Judá e de Jerusalém,
2 congregarei todas as nações, e as farei descer ao vale de Jeosafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo, e da minha herança, Israel, a quem elas espalharam por entre as nações; repartiram a minha terra,
3 e lançaram sortes sobre o meu povo; deram um menino por uma meretriz, e venderam uma menina por vinho, para beberem.
4 E também que tendes vós comigo, Tiro e Sidom, e todas as regiões da Filístia? Acaso quereis vingar-vos de mim? Se assim vos quereis vingar, bem depressa retribuirei o vosso feito sobre a vossa cabeça.
5 Visto como levastes a minha prata e o meu ouro, e os meus ricos tesouros metestes nos vossos templos;
6 também vendestes os filhos de Judá e os filhos de Jerusalém aos filhos dos gregos, para os apartar para longe dos seus termos;
7 eis que eu os suscitarei do lugar para onde os vendestes, e retribuirei o vosso feito sobre a vossa cabeça;
8 pois venderei vossos filhos e vossas filhas na mão dos filhos de Judá, e estes os venderão aos sabeus, a uma nação remota, porque o Senhor o disse.
Onde ficam e quais são essas nações que serão julgadas na batalha do Armagedom
Tiro que foi citada no texto fica no Líbano na costa do mar Mediterrâneo. Hoje é uma cidade moderna que é chamada de Sur.
Sidom também fica no Líbano a 40 quilômetros da capital Beirute.
E as regiões da Filístia se refere às cinco cidades principais: Gaza, Asquelom, Asdode, Ecrom e Gate.
Essas cidades eram ocupadas por filisteus e ficam aos arredores de Israel.
Desde a atual Faixa de Gaza até Telaviv.
Então Deus estará executando juízo sobre esses povos por ocasião da batalha pois estes povos sempre oprimiram o povo judeu.
Deus continua anunciando o julgamento dessas nações através da batalha do Armagedom
Joel 3:9 Proclamai isto entre as nações: Preparai a guerra, suscitai os valentes. Cheguem-se todos os homens de guerra, subam eles todos.
10 Forjai espadas das relhas dos vossos arados, e lanças das vossas podadeiras; diga o fraco: Eu sou forte.
11 Apressai-vos, e vinde, todos os povos em redor, e ajuntai- vos; para ali, ó Senhor, faze descer os teus valentes.
12 Suscitem-se as nações, e subam ao vale de Jeosafá; pois ali me assentarei, para julgar todas as nações em redor.
13 Lançai a foice, porque já está madura a seara; vinde, descei, porque o lagar está cheio, os vasos dos lagares trasbordam, porquanto a sua malícia é grande.
14 Multidões, multidões no vale da decisão! porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão.
Deus pelejará por Israel
Joel 3:15 O sol e a lua escurecem, e as estrelas retiram o seu resplendor.
16 E o Senhor brama de Sião, e de Jerusalém faz ouvir a sua voz; os céus e a terra tremem, mas o Senhor é o refúgio do seu povo, e a fortaleza dos filhos de Israel.
17 Assim vós sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que habito em Sião, o meu santo monte; Jerusalém será santa, e estranhos não mais passarão por ela.
18 E naquele dia os montes destilarão mosto, e os outeiros manarão leite, e todos os ribeiros de Judá estarão cheios de águas; e sairá uma fonte da casa do Senhor, e regará o vale de Sitim.
19 O Egito se tornará uma desolação, e Edom se fará um deserto assolado, por causa da violência que fizeram aos filhos de Judá, em cuja terra derramaram sangue inocente.
20 Mas Judá será habitada para sempre, e Jerusalém de geração em geração.
21 E purificarei o sangue que eu não tinha purificado; porque o Senhor habita em Sião.
Armagedom é uma guerra e não um evento isolado
A extensão desse grande movimento no qual Deus lida com “os reis do mundo inteiro” (Ap 16.14) não será percebida a menos que se compreenda que a “peleja do grande dia do Deus Todo-poderoso” (Ap 16.14) não é uma batalha isolada, mas uma campanha ou guerra que se estende pela última metade do período da tribulação.
A palavra grega “polemos”, traduzida por “peleja” em Apocalipse 16.14, significa guerra ou campanha, enquanto machê significa batalha, e às vezes um único combate.
Portanto usamos a expressão batalha do Armagedom porque é mais conhecido assim.
Mas o certo é campanha do Armagedom ou guerra do Armagedom , pois como já foi dito batalha pode ser um único conflito. Já campanha ou guerra são vários conflitos.
E é exatamente o que vemos em Armagedom. São vários conflitos como veremos a seguir:
As Escrituras nos mostram que a última grande batalha do grande dia do Deus Todo-poderoso se alastrará para bem além de Armagedom ou vale do Megido. Armagedom parece ser apenas o local em que as tropas se reunirão vindas dos quatro cantos da terra, e de lá a batalha se espalhará por toda a Palestina. Joel fala dessa última batalha sendo travada no vale de Josafá, que fica perto de Jerusalém, e Isaías mostra o Cristo vindo com as vestimentas manchadas de sangue “de Edom”, que fica ao sul da Palestina.
Então a batalha de Armagedom se estenderá desde o vale de Megido no norte da Palestina, através do vale de Josafá, perto de Jerusalém, até Edom no extremo sul da Palestina.
O livro do Apocalipse também fala que o sangue correrá dos freios dos cavalos por 1 600 estádios, e foi observado que 1 600 estádios cobrem toda a extensão da Palestina.
Mas Jerusalém sem dúvida será o centro de interesse durante a batalha de Armagedom, pois a Palavra de Deus diz:
“Reunirei todas as nações contra Jerusalém para a batalha”.
Portanto a concentração será no vale do Megido, mas a peleja se estende também pelo vale de Josafá como lemos acima. E também em Edom e Jerusalém.
Isaías 34 e 63 retratam a vinda do Senhor de Edom ou Idumeia, sul de Jerusalém, quando ele retornar do julgamento
Isaías 34:1 Chegai-vos, nações, para ouvir, e vós, povos, escutai; ouça a terra, e a sua plenitude, o mundo e tudo quanto ele produz.
2 Porque a indignação do Senhor está sobre todas as nações, e o seu furor sobre todo o exército delas; ele determinou a sua destruição, entregou-as à matança.
3 E os seus mortos serão arrojados, e dos seus cadáveres subirá o mau cheiro; e com o seu sangue os montes se derreterão.
4 E todo o exército dos céus se dissolverá, e o céu se enrolará como um livro; e todo o seu exército desvanecerá, como desvanece a folha da vide e da figueira.
5 Pois a minha espada se embriagou no céu; eis que sobre Edom descerá, e sobre o povo do meu anátema, para exercer juízo.
6 A espada do Senhor está cheia de sangue, está cheia de gordura, de sangue de cordeiros e de bodes, da gordura dos rins de carneiros; porque o Senhor tem sacrifício em Bozra, e grande matança na terra de Edom.
7 E os bois selvagens cairão com eles, e os novilhos com os touros; e a sua terra embriagar-se-á de sangue, e o seu pó se engrossará de gordura.
8 Pois o Senhor tem um dia de vingança, um ano de retribuições pela causa de Sião.
9 E os ribeiros de Edom transformar-se-ão em pez, e o seu solo em enxofre, e a sua terra tornar-se-á em pez ardente.
10 Nem de noite nem de dia se apagará; para sempre a sua fumaça subirá; de geração em geração será assolada; pelos séculos dos séculos ninguém passará por ela.
Continuação….
Isaías 63:1 Quem é este, que vem de Edom, de Bozra, com vestiduras tintas de escarlate? este que é glorioso no seu traje, que marcha na plenitude da sua força? Sou eu, que falo em justiça, poderoso para salvar.
2 Por que está vermelha a tua vestidura, e as tuas vestes como as daquele que pisa no lagar?
3 Eu sozinho pisei no lagar, e dos povos ninguém houve comigo; eu os pisei na minha ira, e os esmaguei no meu furor, e o seu sangue salpicou as minhas vestes, e manchei toda a minha vestidura.
4 Porque o dia da vingança estava no meu coração, e o ano dos meus remidos é chegado.
5 Olhei, mas não havia quem me ajudasse; e admirei-me de não haver quem me sustivesse; pelo que o meu próprio braço me trouxe a vitória; e o meu furor é que me susteve.
Isaías 63:6 Pisei os povos na minha ira, e os embriaguei no meu furor; e derramei sobre a terra o seu sangue.
A própria Jerusalém é vista como o centro do conflito (Zc 12.2- 11; 14.2)
Zacarias 12:2 Eis que eu farei de Jerusalém um copo de atordoamento para todos os povos em redor, e também para Judá, durante o cerco contra Jerusalém.
3 Naquele dia farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que a erguerem, serão gravemente feridos. E ajuntar-se-ão contra ela todas as nações da terra.
4 Naquele dia, diz o Senhor, ferirei de espanto a todos os cavalos, e de loucura os que montam neles. Mas sobre a casa de Judá abrirei os meus olhos, e ferirei de cegueira todos os cavalos dos povos.
5 Então os chefes de Judá dirão no seu coração: Os habitantes de Jerusalém são a minha força no Senhor dos exércitos, seu Deus.
6 Naquele dia porei os chefes de Judá como um braseiro ardente no meio de lenha, e como um facho entre gavelas; e eles devorarão à direita e à esquerda a todos os povos em redor; e Jerusalém será habitada outra vez no seu próprio lugar, mesmo em Jerusalém.
7 Também o Senhor salvará primeiro as tendas de Judá, para que a glória da casa de Davi e a glória dos habitantes de Jerusalém não se engrandeçam sobre Judá.
Continuação….
8 Naquele dia o Senhor defenderá os habitantes de Jerusalém, de sorte que o mais fraco dentre eles naquele dia será como Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o anjo do Senhor diante deles.
9 E naquele dia, tratarei de destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém.
10 Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o espírito de graça e de súplicas; e olharão para aquele a quem traspassaram, e o prantearão como quem pranteia por seu filho único; e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito.
11 Naquele dia será grande o pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadade-Rimom no vale de Megido.
12 E a terra pranteará, cada família à parte: a família da casa de Davi à parte, e suas mulheres à parte; e a família da casa de Natã à parte, e suas mulheres à parte;
13 a família da casa de Levi à parte, e suas mulheres à parte; a família de Simei à parte, e suas mulheres à parte;
14 todas as mais famílias, cade família à parte, e suas mulheres à parte.
Observe que o profeta Zacarias confirma que Jerusalém é o centro do conflito
Zacarias 14:2 Pois eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro mas o resto do povo não será exterminado da cidade.
3 Então o Senhor sairá, e pelejará contra estas nações, como quando peleja no dia da batalha.
4 Naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; se o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, do oriente para o ocidente e haverá um vale muito grande; e metade do monte se removerá para o norte, e a outra metade dele para o sul.
5 E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos com ele.
6 Acontecerá naquele dia, que não haverá calor, nem frio, nem geada;
7 porém será um dia conhecido do Senhor; nem dia nem noite será; mas até na parte da tarde haverá luz.
Zacarias nos mostra que Deus se levanta para defender o povo judeu
Zacarias 14:12 Esta será a praga com que o Senhor ferirá todos os povos que guerrearam contra Jerusalém: apodrecer-se-á a sua carne, estando eles de pé, e se lhes apodrecerão os olhos nas suas órbitas, e a língua se lhes apodrecerá na boca,
13 Naquele dia também haverá da parte do Senhor um grande tumulto entre eles; e pegará cada um na mão do seu próximo, e cada um levantará a mão contra o seu próximo.
14 Também Judá pelejará contra Jerusalém; e se ajuntarão as riquezas de todas as nações circunvizinhas, ouro e prata, e vestidos em grande abundância.
15 Como esta praga, assim será a praga dos cavalos, dos muares, dos camelos e dos jumentos e de todos os animais que estiverem naqueles arraiais.
Desse modo, a campanha estende-se das planícies de Esdraelom ao norte, atravessando Jerusalém, até o vale de Josafá a leste e Edom ao sul. A vasta área abrange toda a Palestina.
Essa área se conformaria à extensão retratada por João em Apocalipse 14.20.
Apocalipse 14:20 E o lagar foi pisado fora da cidade, e saiu sangue do lagar até os freios dos cavalos, pelo espaço de mil e seiscentos estádios.
Quem participará da campanha do Armagedom?
Haverá quatro grandes poderes mundiais:
1.A federação de dez reinos sob a liderança da besta, que constitui a forma final do quarto grande império mundial;
2. A federação do norte, a Rússia e seus aliados;
3. Os reis do Leste, povos asiáticos de além do Eufrates
4. O rei do Sul, poder ou coligação de poderes do norte da África.
Deve ser acrescentado outro grande poder, em virtude de sua participação ativa na campanha:
5) o Senhor e seus exércitos celestiais.
Embora a hostilidade dos quatro primeiros seja de uns contra os outros e contra Israel (Zc 12.2,3; 14.2), é particularmente contra o Deus de Israel que eles lutam. (Sl 2.2; Is 34.2, Zc 14.3; Ap 16.14; 17.14; 19.11,14,15,19,21).
A Invasão pela Confederação do Norte
Segundo Daniel 9.26,27, o Anticristo fará uma aliança com Israel por um período de sete anos. Essa aliança evidentemente restaura Israel a uma posição dentre as nações do mundo e sua integridade é garantida pelos poderes do anticristo. Essa não é apenas uma tentativa de resolver a longa disputa entre as nações com respeito à reivindicação de posse da terra palestina por Israel, mas também uma imitação satânica do cumprimento da aliança abraâmica que conferiu a Israel o título à terra.
Essa ação é retratada por João (Ap 6.2) como um cavaleiro saindo para conquistar, a quem é dada soberania mediante negociações pacíficas. Essa condição persistirá por três anos e meio, após os quais a aliança será quebrada pelo anticristo , e o período conhecido como grande tribulação (Mt 24.21) terá início.
Essa tribulação na terra é, evidentemente, provocada por Satanás, que terá a sua influência na terra aumentada no período da tribulação (Ap 12.9).
Ele sai em grande ira (Ap 12.12) para atacar o restante de Israel e os santos de Deus (Ap 12.17). A atividade satânica que move as nações naqueles dias é claramente descrita por João quando diz:
Então, vi sair da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta três espíritos imundos semelhantes a rãs; porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande dia do Deus Todo-poderoso (Ap 16.13,14).
Isso não quer dizer que esse período não seja o da ira de Deus sobre os homens pecadores, antes mostra que, para derramar sua ira, Deus permite que Satanás, em sua ira, execute um plano contra o mundo inteiro.
A batalha de Gogue e Magogue não é a batalha do Armagedom
Confira a s diferenças:
1.Na batalha de Gogue, são mencionados aliados definidos, enquanto em Armagedom todas as nações estão unidas (Jl 3.2; Sf 3.8; Zc
12.3; 14.4).
2. Gogue vem do norte (Ez 38.6,15; 39.2), enquanto em
Armagedom os exércitos vêm do mundo inteiro.
3. Gogue vem para saquear (Ez 38.11,12), enquanto em
Armagedom as nações se unem para destruir o povo de Deus.
4. Há um protesto contra a invasão de Gogue (Ez 38.13), mas em Armagedom ele não ocorre, pois todas as nações estão unidas contra
Jerusalém.
5. Gogue é o líder dos exércitos em sua invasão (38.7), mas em
Armagedom é a besta quem a lidera (Ap 19.19).
6. Gogue é derrotado pelas convulsões da natureza (38.22), mas
os exércitos em Armagedom são destruídos pela espada que sai da boca de Cristo (Ap 19.15).
7. Os exércitos de Gogue são colocados em ordem no campo aberto (Ez 39.5), enquanto em Armagedom são vistos na cidade de Jerusalém (Zc 14.2-4).
8) O Senhor pede ajuda na execução de julgamento sobre Gogue (Ez 38.21), enquanto em Armagedom ele é retratado pisando sozinho o lagar (Is 63.3-6).
Devido a todas essas diferenças citadas acima, fica claro que a batalha de Gogue e Magogue relatada em Ezequiel 38 e 39 não tem nada a ver com a campanha do Armagedom, está comprovado que são eventos distintos.
É bem provável que a batalha de Gogue ocorra na primeira metade da tribulação e seja o estopim para a batalha do Armagedom.
Devido à complexidade do assunto e das várias teorias sobre o tempo que ocorre a batalha de Gogue.
Falaremos deste assunto no próximo artigo, para não perdermos o foco do assunto batalha do Armagedom.
Para finalizar veremos agora as 7 fases da batalha do Armagedom
Primeira fase:
O rio Eufrates se seca abrindo o caminho para os povos do oriente se achegarem para a peleja.
E o sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis do oriente.
Segunda fase:
As nações se congregam para destruir Jerusalém e o povo judeu.
Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o restante do povo não será extirpado da cidade.
Terceira fase:
A cidade de Jerusalém é cercada e cai.
Eis que vem o dia do SENHOR, em que teus despojos se repartirão no meio de ti.
Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o restante do povo não será extirpado da cidade.
Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, entenda;
Então, os que estiverem na Judeia, fujam para os montes;
E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa;
E quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes.
Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias!
E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado;
Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.
Quarta fase:
Cristo pisa no monte das oliveiras
E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul.
Quinta fase:
Cristo destrói os exércitos inimigos:
E esta será a praga com que o Senhor ferirá a todos os povos que guerrearam contra Jerusalém: a sua carne apodrecerá, estando eles em pé, e lhes apodrecerão os olhos nas suas órbitas, e a língua lhes apodrecerá na sua boca.
E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército.
E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.
E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.
Sexta fase:
Cristo vai até Bozra resgatar os refugiados.
Quem é este, que vem de Edom, de Bozra, com vestes tintas; este que é glorioso em sua vestidura, que marcha com a sua grande força? Eu, que falo em justiça, poderoso para salvar.
Por que está vermelha a tua vestidura, e as tuas roupas como as daquele que pisa no lagar?
Eu sozinho pisei no lagar, e dos povos ninguém houve comigo; e os pisei na minha ira, e os esmaguei no meu furor; e o seu sangue salpicou as minhas vestes, e manchei toda a minha vestidura.
Porque o dia da vingança estava no meu coração; e o ano dos meus remidos é chegado.
Sétima fase:
Todas as nações serão julgadas no vale de Josafá e terminará a batalha do Armagedom e consequentemente a tribulação.
Congregarei todas as nações, e as farei descer ao vale de Jeosafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo, e da minha herança, Israel, a quem elas espalharam entre as nações e repartiram a minha terra.
Conclusão
A batalha do Armagedom é um evento de julgamento onde todas as nações da terra estarão envolvidas. Deus estará executando seu juízo sobre cada uma delas. Ao final da Batalha do Armagedom Cristo intervém salvando a nação de Israel e estabelece o seu reinado.
Para maior compreensão do assunto assista ao vídeo A batalha do Armagedom, logo abaixo:
Se você gostou deste artigo deixe o seu comentário logo abaixo: E se inscreva para ser notificado todas as vezes que postarmos mais conteúdos.
Andem no espírito e vivam em amor!
Prof. Antonio Lira
Fonte: Manual de escatologia Dwait Pentecostes
CONHEÇA OS NOSSOS CURSOS GRATUITOS!
LEIA TAMBÉM O ARTIGO: CRENTE FICA ENDEMONIADO?
Temas relacionados
No related posts.