A consumação dos séculos

A expressão consumação dos séculos é vista apenas no evangelho de Mateus. Ou seja,  ela não é vista em nenhum outro lugar do novo testamento, nem nas cartas e nem nos outros evangelhos.

Ela ocorre apenas 5 vezes em toda a Bíblia e nas seguintes passagens Mt 13;39; Mt 13:40; Mt 13:49; Mt 24:3 e Mt 28:20.

Qual seria a razão da expressão consumação dos séculos apenas aparecer no evangelho de Mateus? E o que essa expressão significa?

Por quê apenas Mateus cita a expressão consumação dos séculos?

A resposta a essa pergunta é a seguinte: Mateus ao escrever o seu evangelho pretendia mostrar para os seus compatriotas Judeus que Jesus era o Cristo. Para isso ele cita várias profecias do antigo testamento ou ideias equivalentes ao cumprimento dessas profecias no ministério de Jesus.

Querendo com isso comprovar pelas escrituras que Jesus era o Messias esperado pelos Judeus de quem os profetas falaram.

E a expressão consumação dos séculos é o Ápice das profecias Bíblicas. É de longe o acontecimento mais importante para os Judeus que mantinham em seus corações muito viva a esperança messiânica na época em que o o novo testamento foi escrito.

Portanto, Mateus como bom Judeu toca em um assunto que para os Judeus é o cerne de toda a profecia bíblica. Ele jamais poderia provar que Jesus era o cristo sem citar a consumação dos séculos.

A advertência de Paulo

Essa expressão não tem muita relevância para a igreja quanto ela tem para os Judeus. Os cristãos parecem ignorar as profecias bíblicas dirigidas aos judeus pelos profetas do Antigo Testamento.

Me parece que o Apostolo Paulo percebeu que isso iria acontecer e ele advertiu a igreja de Tessalônica a não desprezar as profecias.

“Não desprezeis as profecias;”

1 Tessalonicenses 5:20

O meu conselho

Se você quiser aprender realmente escatologia que é e matéria que ensina sobre os acontecimentos do fim dos tempos você terá que seguir a risca os conselhos de Paulo e enxergar a Bíblia sob a ótica judaica considerando as profecias Veterotestamentárias . Vai ser preciso pensar profeticamente como judeu.

Pois os assuntos escatológicos  referentes à segunda vinda  de cristo  e os eventos da tribulação tem mais a ver com os judeus do que com a igreja.

Quando Paulo disse para não desprezarmos as profecias estava se referindo aquilo que os profetas falaram. Pois as 2 cartas aos Tessalonicenses estão recheadas de profecias do Antigo Testamento.

Logo você saberá que a expressão consumação dos séculos faz muito sentido para os judeus que conheciam muito bem as profecias, na época em que o evangelho de Mateus foi escrito.

O que significa a expressão consumação dos séculos?

À partir de agora estudaremos o significado das duas palavras, que formam a expressão consumação dos séculos; (consumação e séculos).

Primeiro falaremos sobre a expressão “séculos”

A palavra grega para século é a “aion”

E ‘Aion” pode ser definido como mundo, cosmos, era, ou século.

Nesse contexto “aion” significa, séculos ou era. Que é o mesmo que o curso deste mundo ou o sistema deste mundo. Sistema este que é governado por satanás. ” O Deus deste século”.

A era presente também é conhecida como este século ou presente século.

Os judeus acreditavam que o mundo está dividido em duas eras.

A era presente e a era vindoura. Eles acreditavam que o presente século é mau. O presente século é cheio de maldade, adultério, prostituição, pobreza, desigualdade e morte.

Os judeus criam que essa era iria terminar e viria uma era de justiça paz e prosperidade e não haveria mais morte.

Muitos autores do novo testamento por serem judeus acreditavam em duas eras. Eles deixaram isso claro em algumas passagens:

Paulo disse em romanos 12:2

“E não vos conformeis com este século ou presente era mas transformai-vos pela renovação da vossa mente.”

E também disse em Efésios 2:7

Para mostrar nos séculos vindouros, (ou era vindoura) a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.

O autor aos hebreus também vai citar a era vindoura

“É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes da era vindoura, (ou séculos vindouros) e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento……

Hebreus 6:4-6 ARA

Observe que o autor aos hebreus cita a era vindoura. E Paulo cita a era presente em romanos e também cita a era vindoura em Efésios.

Apenas Deus poderia por fim a esta era má

Como eu disse anteriormente os judeus acreditavam que este século ou esta era presente que é má teria um fim. Um dia esta era cheia de maldade iria terminar.

E para isso acontecer teria que ser por uma intervenção divina. Eles acreditavam que apenas Deus poderia por fim a esta era má e trazer uma nova era de paz prosperidade, justiça, proteção onde não haveria mais morte e nem pecado.

O intervalo entre uma era e outra

Só que tem um detalhe muito importante nisso tudo. Antes dessa era má ir embora e chegar uma nova era. Haveria um intervalo de tempo. Esse intervalo de tempo seria o pior momento da humanidade. Haveria um tempo de tormento e tribulação jamais experimentado pelo homem.

Onde os poderes do céu seriam abalados, as forças da natureza iriam se voltar contra o homem numa intensidade jamais vista. Fome pestes, pragas, terremotos, guerras e outros flagelos iriam atingir o seu clímax neste tempo. Nós conhecemos este intervalo de tempo na Bíblia como tribulação.

Esse período também é conhecido como o dia do Senhor ou o dia da Ira de Deus. E já sabemos que palas escrituras que vai durar sete anos.

Pedro cita este intervalo de tempo e anuncia a chegada de uma nova era

Pedro como um bom judeu que também cria em duas eras Na sua segunda carta ele cita o período de intervalo falando da tribulação e cita também o fim desta era e o início de uma nova era veja.

“Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. (Intervalo de tempo, conhecido como tribulação)

Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão. Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.”(Era vindoura)

2Pedro 3:10-13

Observe que os autores do novo testamento que eram judeus tinham uma visão do mundo dividido em duas eras

A era presente e a era vindoura ou presente século ou séculos vindouros como queiram chamar; e que haveria um intervalo de tempo conhecido como tribulação, entre uma era e outra.

A crença na esperança messiânica

Na crença judaica, quem traria a era vindoura ou século vindouro seria o Messias. Os judeus acreditavam que o Messias viria  e poria fim a esta era má. Ele iria reinar por Mil anos a partir de Jerusalém.

Esse tipo de crença não veio de graça na mente e no coração do povo judeu eles tinha a visão de Duas eras porque leram nos profetas. Eles estão repetindo varias profecias do Antigo Testamento.

não tem tempo de eu falar cada uma delas aqui mas citarei algumas aqui e outras para você anotar. E ler depois. Is 2:12-19 Is 51:16 65:17, 66:22, Dn 7:13:14, Dn 9:24:27.

A crença em novos céus e nova terra e na restauração dos judeus como nação

“Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante de mim, diz o Senhor, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que, de uma Festa da Lua Nova à outra e de um sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.”

Isaías 66:22-23

E vira toda a carne adorar perante mim. Esta profecia se cumprirá no milênio. (Governo de Cristo na terra por mil anos)

“Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas.”

Isaías 65:17 ARA

“Ponho as minhas palavras na tua boca e te protejo com a sombra da minha mão, para que eu estenda novos céus, funde nova terra e diga a Sião: Tu és o meu povo.”

Isaías 51:16 ARA

A crença no reinado terreno do messias

Fá-lo-ei, por isso, meu primogênito, o mais elevado entre os reis da terra.
Conservar-lhe-ei para sempre a minha graça e, firme com ele, a minha aliança.
Farei durar para sempre a sua descendência; e, o seu trono, como os dias do céu.

Salmos 89:27-29

Uma vez jurei por minha santidade (e serei eu falso a Davi?):
A sua posteridade durará para sempre, e o seu trono, como o sol perante mim.

Salmos 89:35,36

Note que que essas profecias citam uma terra restaurada e cita que Jerusalém brilharia dentre todas as nações. E a sorte do povo judeu seria mudada. O messias iria reinar para sempre e triunfante sobre todas as nações da terra.

A vinda do messias traz consigo a nova era

Os profetas falaram que a vinda de Cristo põe fim a esta era e traz uma nova era.

Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até ele.
Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído.

Daniel 7:13,14

Mas, nos dias destes reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos estes reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre,
como viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro. O Grande Deus fez saber ao rei o que há de ser futuramente

Daniel 2:44,45

A pedra cortada sem auxílio de mãos é Cristo, que destruirá todos os governos ímpios e implantará o seu governo na terra e esse reino jamais terá fim.

O significado da expressão consumação

Agora que você já conhece a visão judaica das duas eras.  E aprendeu o que significa a palavra séculos no contexto escatológico creio que ficará mais fácil entender o significado da expressão consumação.

Segundo o dicionário Grego de Strong a expressão consumação vem do grego: συντελεια sunteleia   e significa  ato ou efeito de completar ou terminar o que se começou , consumação, fim.

Existem duas palavras gregas para fim sunteleia e thelos.

Thelos significa o fim de tudo, como se algo tivesse terminado de fato. E sunteleia é um conjunto de eventos que leva o fim, seria o fim em andamento.

Neste caso no sentido técnico da palavra  “consumação seria alguém terminando o que ele mesmo começou.

As 4 perguntas

Agora nos resta saber o seguinte:

  • quem começará?
  • O que começará?
  • Quando começará?
  • E quando essa pessoa irá terminar o que ela vai começar?

Sabemos que a figura central das profecias é Cristo. Portanto cristo è quem começará.

O quê começará?

O que cristo dará início é a transição das eras.( Período de tempo compreendido entre uma era e outra). Período conhecido por nós como tribulação ou dia do senhor. Que sabemos pelos profetas que durará sete anos.

Quando começará?

Não sabemos exatamente quando começará, mas posso provar que quem ordena que a tribulação comece é Jesus.

E também quem termina o que se começou é jesus (Sunteleia ou consumação)

Para isso vamos analisar alguns textos:

 

Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos.

Apocalipse 5:1

O significado do livro

Este livro, representa a vontade divina sobre a destino da humanidade. Significa que chegou a hora da trindade resolver o futuro da humanidade e cumprir tudo aquilo que os profetas falaram.

A trindade aparece nesta sena que decidirá o futuro deste planeta e de seus habitantes.

Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra. Veio,  pois, e tomou o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono;

Apocalipse 5:6,7

A trindade decide o destino do universo criado

Aqui neste texto aparece  o Espírito Santo. Em seguida o cordeiro pega o livro da mão de Deus. Esta cena mostra a trindade decidindo o destino dos moradores da terra e do universo.

Ou seja, chegou a hora de se começar o processo de transição das eras que os profetas falaram. A tribulação vai começar. E Cristo irá enviar a tribulação para que após ela terminar chegue a nova era.

Cristo dá início a tribulação desatando os selos

Vi quando o Cordeiro abriu um dos sete selos e ouvi um dos quatro seres viventes dizendo, como se fosse voz de trovão: Vem!
Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer.
Quando abriu o segundo selo, ouvi o segundo ser vivente dizendo: Vem!

E saiu outro cavalo, vermelho; e ao seu cavaleiro, foi-lhe dado tirar a paz da terra para que os homens se matassem uns aos outros; também lhe foi dada uma grande espada…….

Apocalipse 6:1-4

A tribulação só começa após o primeiro selo ser aberto, e quem desata os selos é Jesus.

Então na nossa definição de consumação “Sunteleia” Que significa alguém terminando o que começou, está comprovado que quem começa a tribulação é Jesus desatando os selos.

Agora você verá que, quem termina a tribulação também é jesus, consumando todas as coisas com a sua vinda.

A vinda de Cristo põe fim a esta era dá início a uma nova era sob o seu governo.

Aqui vale a pena salientar um ponto importante.

Arrebatamento é diferente de segunda vinda.

Arrebatamento é antes da tribulação, é em secreto e o encontro com o Senhor é nos ares.

Segunda vinda é depois da tribulação, todo olho o verá e Cristo pisa na terra para governar. Para saber mais leia o artigo logo abaixo:

Arrebatamento é diferente de segunda vinda?

O sinal da consumação dos séculos

No monte das oliveiras os discípulos fizeram 3 perguntas para Jesus e uma delas foi:

Mt 24:3 c Que sinal haverá da consumação dos séculos?

Os discípulos queriam saber que sinal mostraria que esta era de fato terminou?

Jesus responde a essa pergunta no final do seu discurso no monte das oliveiras dizendo que o sinal da consumação dos séculos ou fim desta era seria a sua vinda, veja:

Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.”

Mateus 24:30-31 ARA

“O sinal do filho do homem” a vinda de Cristo marca o fim desta era e o início de uma nova era.

A Ação dos anjos após a segunda vinda

Após Cristo pisar na terra os sobreviventes da tribulação serão reunidos pelos anjos.

E aqueles que se converterem durante a tribulação serão colocados à direita e serão chamados de ovelhas (escolhidos) e os ímpios serão colocados a esquerda e serão chamados de bodes. Os bodes serão lançados no lago de fogo e as ovelhas entram para o reino milenar de Cristo.

Para saber mais sobre os convertidos da tribulação leia o artigo abaixo:

NA TRIBULAÇÃO O ESPÍRITO SANTO SERÁ RETIRADO?

Mateus 24:37-44 não se trata do arrebatamento

A  separação que está acontecendo em Mateus 24:37-44 não se trata do arrebatamento. mas o que está acontecendo aqui é a grande ceifa.

Pois o arrebatamento se dará antes da tribulação. E seguindo uma ordem cronológica da narrativa de Jesus, o que acontece aqui é o final da tribulação que é consumação dos séculos. São os primeiros atos de Cristo o governante recém chegado na terra que está implantando o seu reino.

“E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.”

Mateus 24:31

Os escolhidos aqui neste texto se referem aos convertidos da tribulação. Que os anjos irão fazer a separação destes para que estes entrem para o reino milenar de Cristo sobre a terra(milênio)

Mateus 24:31 ARA

“Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra.”

Mateus 24:40-41 ARA

O que está acontecendo aqui é um evento chamado a grande ceifa que será realizado pelos anjos, que é o último ato da consumação dos séculos ou fim desta era, que também é retratado em algumas parábolas veja:

A parábola do joio e do trigo.

“Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se.

E, quando a erva cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio. Então, vindo os servos do dono da casa, lhe disseram: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem, pois, o joio? Ele, porém, lhes respondeu: Um inimigo fez isso.

Mas os servos lhe perguntaram: Queres que vamos e arranquemos o joio? Não! Replicou ele, para que, ao separar o joio, não arranqueis também com ele o trigo.

Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro.”

Mateus 13:24-30 ARA

Jesus interpreta a parábola

 

Não é preciso tentar decifrar no texto acima quem é o joio e nem que é o trigo e nem tão pouco os outros elementos da parábola pois Jesus mesmo o fez, veja:

“Então, despedindo as multidões, foi Jesus para casa. E, chegando-se a ele os seus discípulos, disseram: Explica-nos a parábola do joio do campo. E ele respondeu: O que

semeia a boa semente é o Filho do Homem; o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno; o inimigo que o semeou é o diabo; a ceifa é a consumação do século, e os ceifeiros são os anjos.

Pois, assim como o joio é colhido e lançado ao fogo, assim será na consumação do século. Mandará o Filho do Homem os seus anjos, que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes. Então, os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça.”

Mateus 13:36-43 ARA

Entendendo a parábola

  • A boa semente é  evangelho.
  • O campo é o mundo (não é a igreja) como muitos erradamente ensinam.
  • A boa semente são os filhos do reino (convertidos da tribulação)
  • O joio são os ímpios que sobreviveram a tribulação e que também são chamados de filhos do maligno na parábola.
  • A ceifa é a consumação dos séculos ou fim desta era. (O primeiro ato de Cristo após tomar posse)
  • Os ceifeiros são os anjos que após o retorno visível de Cristo a terra vão recolher os escolhidos nos quatro cantos da terra. Fazendo a separação entre justos e ímpios.
  • O texto também diz que os ímpios serão jogados no fogo e ali haverá choro e ranger de dentes.

Fica bem claro que a consumação dos séculos ocorrerá no final da tribulação e que o primeiro ato de Cristo é enviar os seus anjos para a Ceifa.

Jesus em seguida conta mais outra parábola que fala sobre a consumação dos séculos e desfecho das eras veja:

A parábola da rede

“O reino dos céus é ainda semelhante a uma rede que, lançada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. E, quando já está cheia, os pescadores arrastam-na para a praia e, assentados, escolhem os bons para os cestos e os ruins deitam fora.

Assim será na consumação do século: sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos, e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes.”

Mateus 13:47-50 ARA

Essa parábola tem o mesmo desfecho da parábola do joio e do trigo.

Os anjos fazem a separação entre os justos e os ímpios e são lançados no fogo e ali haverá choro e ranger de dentes.

Como você pode constatar essas duas parábolas se referem a consumação dos séculos e estão diretamente relacionadas com os eventos que seguem após a segunda vinda de Cristo que marca o fim desta era e o início de uma nova era.

Uma análise mais profunda

Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.

E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.

Mateus 24:30,31

O que vem agora é uma explicação pormenorizada do evento citado acima, onde os anjos estrão fazendo a separação dos sobreviventes da tribulação(Peixes bons e peixes ruins, Joio e trigo, bodes e ovelhas veja:

“Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem.

Os anjos fazendo a separação

Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra.

Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá.”

Mateus 24:37-44 ARA

Quando olhamos o contexto fica bem claro que o texto acima está tratando da consumação dos séculos ou fim desta era. E não tem nada a ver com o arrebatamento. Pois o evento aqui mencionado é a segunda vinda de Cristo que só ocorrerá no final da tribulação.

Não pode ser o arrebatamento, pois o arrebatamento ocorrerá antes da tribulação.

Pois os textos que falam do arrebatamento não mencionam anjos mas diz que a igreja será arrebatada e vai se encontrar com o senhor nos ares.

Porém o texto que é o objeto do nosso estudo nos mostra um contexto de destruição onde os anjos aparecem para separar os justos dos ímpios.

Análise a expressão “tomado”

Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra.

A palavra grega para “tomado” ou “tomada” e a seguinte expressão:

παραλαμβνω paralambano  qu significa tomar a, levar consigo, associá-lo consigo.

A expressão grega deixa claro que haverá um rapto iminente onde todo o contexto indica se tratar da separação feita pelos anjos durante o desfecho da consumação dos séculos.

Os anjos levarão consigo os escolhidos para que entrem para o reino milenar de Cristo. E os ímpios serão jogados no lago de fogo Veja:

A separação dos bodes das ovelhas

“Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.”

Mateus 25:31-34 ARA

“Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.”

Mateus 25:41 ARA

O reino milenar de Cristo se inicia

Após o julgamento de todos os sobreviventes da tribulação Cristo governará por mil anos.

“Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.”

Apocalipse 20:4 ARA

Concluímos que a expressão consumação dos séculos se refere aos eventos que ocorrerão no final da tribulação. É Cristo finalizando a tribulação que ele mesmo começou.  E seu primeiro ato como governante é eliminar os ímpios.

Assim, seus anjos serão enviados para separar os justos dos ímpios para que aqueles entrem para o reino Milenar de Cristo. Espero que você tenha gostado deste artigo, deixe o seu comentário logo abaixo:

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Antonio Lira

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