A ressurreição dos mortos é uma doutrina fundamental da fé cristã. O assunto faz parte das doutrinas básicas da Bíblia alistadas em Hebreus capítulo 6.
Existem muitas dúvidas a respeito do assunto ressurreição dos mortos pois essa é uma doutrina pouco ensinada em nossas igrejas. Neste artigo eu estarei respondendo a algumas perguntas, como por exemplo:
Vai haver apenas uma ressurreição dos mortos? Ou seja os mortos ressuscitarão todos ao mesmo tempo?
Ou haverá mais de uma ressurreição?
O que a Bíblia fala sobre o assunto ressurreição dos mortos?
A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS NO ANTIGO TESTAMENTO
Antes de mais nada é bom que você saiba. Que o assunto ressurreição dos mortos não é um assunto mencionado apenas do novo testamento. No antigo testamento encontramos varias passagens falando sobre o assunto.
Segundo estudiosos o livro de Jó foi o primeiro livro da Bíblia a ser escrito. E já no livro de Jó encontramos menção a ressurreição dos mortos.
Veja:
Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus.”
Jó 19:24-26
Nessa passagem Jó afirma que seu corpo seria revestido da sua pela e na carne dele ele veria a Deus.Nesta passagem de Jó fica subentendida a ressurreição dos mortos.
ISAÍAS TAMBÉM FALA SOBRE A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS
Vemos também o profeta Isaías falar no assunto ressurreição dos mortos em seu livro. Veja neste texto o assunto ressurreição dos mortos fica muito mais claro.
“Os vossos mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho, ó Deus, será como o orvalho de vida, e a terra dará à luz os seus mortos.”
Isaías 26:19
Nesta passagem do livro do profeta Isaías ele fala sobre a ressurreição dos mortos de forma explícita.
Portanto ambos os os livros tanto de Jó como de Isaías falam da ressurreição acontecendo de uma forma geral.
Contudo eles não trazem detalhes de como ela se dará.
Já o profeta Daniel nos traz mais detalhes, ele diz que a ressurreição atingirá dois grupos de pessoas.
Os que fizeram o bem e os que fizeram o mal.O profeta Daniel afirma que todos vão ressuscitar. Tanto justos como injustos.Uns para a vida eterna é outros para à vergonha e horror eterno.
Veja:
“Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno.”
Daniel 12:2 ARA
Jesus vai repetir a mesma ideia de Daniel no evangelho de João.
“Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.”
João 5:28-29 ARA
Note que até aqui nos não sabemos nem quando e nem onde a ressurreição dos mortos vai acontecer.Se pararmos por aqui vamos pensar que a ressurreição dos mortos se dará em um único dia. Em um só evento.
E que justos e injustos ressuscitarão todos ao mesmo tempo.Porém existem outras passagens na Bíblia que falam sobre ressurreição dos mortos e essas outras passagens nos trazem mais luz sobre o assunto.
Isso porque a Bíblia é um livro de revelação progressiva. Ou seja as revelações vão crescendo e se tornando mais claras a medida que avançamos para o final do livro.
Portanto achamos a resposta para a nossa pergunta se vai haver apenas uma ressurreição dos mortos e se justos e injustos ressuscitarão ao mesmo tempo no livro do apocalipse.
Lá no livro do apocalipse nos é mostrado que os mortos vão ressuscitar cada grupo em uma época distinta. Lá no apocalipse vai dizer que haverá uma primeira ressurreição e também uma última ressurreição.
Observe:
“Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos.”
Apocalipse 20:5-6 ARA
Essa passagem do livro do apocalipse se refere ao momento que Cristo volta a terra em um evento conhecido como a segunda vinda de Cristo. Cristo ao retornar à terra logo após a tribulação ele destruirá o Anticristo e seus exércitos.
Segundo o que se encontra escrito em apocalipse 19, Daniel 2,7 Zacarias 12,13 e 14.
Antes de reinar por mil anos sobre a terra ele ressuscitará todos os seus servos que morreram por serem fiéis a ele durante o período da tribulação. Estes morreram por se recusaram a botar a marca da besta e adorar o Anticristo.
Cristo irá ressuscitá-los logo após a segunda vinda juntamente com o crentes da antiga aliança como está escrito em Daniel capítulo 12.
“Tu, porém, segue o teu caminho até ao fim; pois descansarás e, ao fim dos dias, te levantarás para receber a tua herança.”
Daniel 12:13 ARA
Observe também no texto de apocalipse 20:5-6 diz que os outros mortos não reviveram até que os mil anos se completassem.
Ele diz que essa é a primeira ressurreição.
Então descobrimos que a ressurreição dos mortos se dá em partes. E Está dividida em primeira e segunda ressurreição.
Se nós olharmos outras passagens das escrituras nós iremos descobrir que assim como a a ressurreição dos mortos se divide em primeira e segunda ressurreição.Também nós iremos descobrir que a primeira ressurreição se divide em 4 partes.
Veremos que a ressurreição para a vida conhecida como primeira ressurreição se dará em 4 partes.
Veja:
Cristo as primícias, a igreja por ocasião do arrebatamento, as duas testemunhas na metade da tribulação, os mártires da tribulação e os crentes da antiga aliança por ocasião da segunda vinda de Cristo.
Vamos conferir cada uma das 4 partes da chamada ressurreição para a vida.
Primeira ressurreição para a vida Cristo e a igreja
Paulo vai nos mostrar duas partes da primeira ressurreição
Ele vai dizer que Cristo é o primeiro a ressuscitar e a igreja ressuscita em segundo lugar.
Veja:
“Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda.”
1 Coríntios 15:20-23 ARA
Aqui nos é mostrado duas partes da ressurreição para a vida.
Ele disse Cristo as primícias e a igreja em segundo por ocasião do arrebatamento.
Então Cristo foi o primeiro a ressuscitar para a vida é depois de Cristo será a igreja por ocasião do arrebatamento.
Veja a ressurreição dos que morreram em Cristo em 1Ts 4:14-17.
“Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.”
1Tessalonicenses 4:14-17 ARA
Então nós vimos que a igreja ressuscita por ocasião do arrebatamento. E é o segundo na ordem a ressuscitar.
Primeira Ressurreição para a vida as duas testemunhas
Ainda sobre a ressurreição para a vida não podemos nos esquecer que as duas testemunhas em apocalipse capítulo 11 também ressuscitam para a vida e são arrebatadas.
Durante o período da tribulação Deus levantará duas testemunhas para profetizarem em Jerusalém.
Essas duas testemunhas são dois profetas da antiga aliança que retornam para profetizar por três anos e meio.
Eles têm poder para fechar os céus para que não chova e também também para fazer cair fogo do céu.Também tem poder para ferir a terra com toda a sorte de pragas quantas vezes quiserem.
Após terminarem o tempo que precisam profetizar eles serão mortos e como está escrito em apocalipse 11 eles irão ressuscitar.
Veja
“Quando tiverem, então, concluído o testemunho que devem dar, a besta que surge do abismo pelejará contra elas, e as vencerá, e matará, e o seu cadáver ficará estirado na praça da grande cidade que, espiritualmente, se chama Sodoma e Egito, onde também o seu Senhor foi crucificado. Então, muitos dentre os povos, tribos, línguas e nações contemplam os cadáveres das duas testemunhas, por três dias e meio, e não permitem que esses cadáveres sejam sepultados.”
Apocalipse 11:7-9 ARA
QUEM SÃO AS DUAS TESTEMUNHAS DO APOCALIPSE?
“Mas, depois dos três dias e meio, um espírito de vida, vindo da parte de Deus, neles penetrou, e eles se ergueram sobre os pés, e àqueles que os viram sobreveio grande medo; e as duas testemunhas ouviram grande voz vinda do céu, dizendo-lhes: Subi para aqui. E subiram ao céu numa nuvem, e os seus inimigos as contemplaram.”
Apocalipse 11:11-12 ARA
Então como vimos, as duas testemunhas são o terceiro grupo a ressuscitar para a vida. Elas ressuscitam na metade da tribulação.
Primeira ressurreição para a vida os mártires da tribulação e os crentes da antiga aliança.
“Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.”
Apocalipse 20:4 ARA
“Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos.”
Apocalipse 20:5-6 ARA
Como vimos anteriormente Essa passagem do livro do apocalipse se refere ao momento que Cristo volta a terra em sua segunda vinda. Cristo ao retornar à terra logo após a tribulação ele destruirá o Anticristo e seus exércitos.
Antes de reinar por mil anos sobre a terra ele ressuscitará todos os seus servos que morreram por serem fiéis a ele durante o período da tribulação.Estes morreram por se recusaram a botar a marca da besta e adorar o Anticristo.
Cristo Ira ressuscitá-los logo após a segunda vinda juntamente com o crentes da antiga aliança como está escrito em Daniel capítulo 12.
“Tu, porém, segue o teu caminho até ao fim; pois descansarás e, ao fim dos dias, te levantarás para receber a tua herança.”
Daniel 12:13 ARA
Veja que foi prometido para Daniel. Um crente da antiga aliança que ele ressuscitaria no fim dos dias. E nós sabemos sabemos pelo contexto que fim dos dias se refere ao fim da tribulação.
Portanto após a ressurreição dos mártires da tribulação e dos crentes da antiga aliança fecha-se a primeira ressurreição que se divide em 4 partes.
- Cristo o primeiro a ressuscitar
- A igreja o segundo a ressuscitar por ocasião do arrebatamento
- As duas testemunhas ressuscitam na metade da tribulação
- E os crentes da antiga aliança juntamente com os mártires da tribulação ressuscitam no final da tribulação.Por ocasião da segunda vinda de Cristo.
Fecha-se a primeira ressurreição. Conhecida também como ressurreição para a vida.
“Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos.”
Apocalipse 20:6 ARA
Agora vamos falar sobre a segunda ressurreição, a ressurreição para a condenação
“Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos.
Apocalipse 20:5 ARA
Após Cristo reinar na terra por mil anos como está escrito nos profetas.Depois dos mil anos todos os ímpios de todas as épocas vão ressuscitar. E eles irão comparecer para o juízo final.
“Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.”
Apocalipse 20:11-15 ARA
No julgamento que conhecemos como o grande trono branco.Cada um será julgado segundo as suas obras. Os livros serão abertos e também será aberto o livro da vida.
E aqueles que não tiverem o seu nome escritor no livro da vida serão lançados no lago de fogo.
Portanto para escapar da condenação eterna e fazer parte daqueles que irão ressuscitar na primeira ressurreição é preciso entregar a sua vida a Jesus, e garantir a sua salvação.
Para melhor entendimento do assunto Assista aos vídeos abaixo!
Deixe o seu comentário!
Um forte abraço andem no espírito e vivam em amor!
Prof. Antonio Lira
CONHEÇA OS NOSSOS CURSOS GRATUITOS!