Quem são as duas testemunhas do  Apocalipse?

 

Sem dúvida nenhuma essa é uma pergunta bastante interessante e cheia de opiniões contraditórias. Quem são as duas testemunhas do Apocalipse é uma pergunta que tem sido feita pelos cristãos desde que João escreveu o livro de Apocalipse por volta do ano 96 DC.

 

Essa questão divide opiniões de teólogos de várias denominações. Tenho recebido pedidos dos meus seguidores insistentemente para falar sobre o assunto e por isso resolvi dar o meu parecer.

Longe de mim querer ser aqui o dono da verdade, mas como estudante sério das Escrituras tenho o direito como qualquer outro cristão de expor a minha opinião sobre o assunto.

Quero deixar bem claro, que essa é a forma como eu penso.

 

As duas testemunhas do Apocalipse não são profetas do Antigo Testamento? Será mesmo?

 

Existem aqueles mais céticos que afirmam que as duas testemunhas não nasceram ainda. Para alguns elas ainda irão nascer e então serão ungidas por Deus para iniciarem o seu ministério profético. Portanto, alegam não se tratarem de dois profetas do Antigo Testamento.

Todavia temos provas de que eles já existiam na época de João que não são pessoas que nascerão em um futuro. As passagens abaixo desfazem esta afirmativa.

 

Zacarias 4:11 “Falei mais, e lhe perguntei: Que são estas duas oliveiras à direita e à esquerda do castiçal?”

12 “Segunda vez falei-lhe, perguntando: Que são aqueles dois ramos de oliveira, que estão junto aos dois tubos de ouro, e que vertem de si azeite dourado?”

13 “Ele me respondeu, dizendo: Não sabes o que é isso? E eu disse: Não, meu senhor”.

14 “Então ele disse: Estes são os dois ungidos, que assistem junto ao Senhor de toda a terra.”

 

Alguém poderia dizer, mas que associação tem esse texto com as duas testemunhas?

 

Elas são reconhecidas no texto de Apocalipse como as duas testemunhas pois é citado o mesmo trecho da passagem de Zacarias veja:

Zacarias 4:14 “Então ele disse: Estes são os dois ungidos, que assistem junto ao Senhor de toda a terra.”

Compare com o texto de Apocalipse que fala das duas testemunhas.

Ap 11: 4

4 “São estas as duas oliveiras e os dois candeeiros que se acham em pé diante do Senhor da terra.”

 

Observe o tempo verbal “se acham em pé diante de Deus”.

Os textos nos mostram que:

São dois ungidos (foram ungidos para o ministério)

Eles estão diante do Senhor. (assistem diante do Senhor de toda a terra)

O tempo verbal “assistem” nos mostra que já existem.

Elas não são indivíduos que nascerão mas que já nasceram.

Se eles já nasceram e estão diante do Senhor na glória, ou seja, no céu. Então quem podem ser?

Existem 3 candidatos para serem as duas testemunhas do livro do Apocalipse.

Elias, Enoque, ou Moisés.

 

Para responder essa questão vamos para o texto principal.

 

 

As duas testemunhas do Apocalipse.

11.1-13

1 “Foi-me dada uma cana semelhante a uma vara; e foi-me dito: Levanta-te, mede o santuário de Deus, e o altar, e os que nele adoram. 2 Mas deixa o átrio que está fora do santuário, e não o meças; porque foi dado aos gentios; e eles pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses. 3 E concederei às minhas duas testemunhas que, vestidas de saco, profetizem por mil duzentos e sessenta dias.

4 “Estas são as duas oliveiras e os dois candeeiros que estão diante do Senhor da terra. 5 E, se alguém lhes quiser fazer mal, das suas bocas sairá fogo e devorará os seus inimigos; pois se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto. 6 Elas têm poder para fechar o céu, para que não chova durante os dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda sorte de pragas, quantas vezes quiserem.”

continuação…

7″ E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra e as vencerá e matará. 8 E jazerão os seus corpos na praça da grande cidade, que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde também o seu Senhor foi crucificado. 9 Homens de vários povos, e tribos e línguas, e nações verão os seus corpos por três dias e meio, e não permitirão que sejam sepultados. 10 E os que habitam sobre a terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão; e mandarão presentes uns aos outros, porquanto estes dois profetas atormentaram os que habitam sobre a terra.”

11 “E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles, e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram. 12 E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para cá. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram. 13 E naquela hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os demais ficaram atemorizados, e deram glória ao Deus do céu.”

 

As duas testemunhas

 

É praticamente certo de que Elias seja uma das testemunhas.

Por causa da natureza do seu ministério profético associado com a nação de Israel e também porque as testemunhas tem poder para fechar os céus para que não chova durante o período da sua profecia.

Essa foi com certeza uma característica marcante no ministério de Elias onde ficou sem chover durante três anos e meio. Aliás três anos e meio também é o tempo em que as duas testemunhas irão profetizar. Por esse fato temos mais uma ligação com o ministério de Elias, pois este orou e ficou sem chover durante três anos e meio.

Elias é o candidato mas forte porque ele não provou a morte, mas foi transladado e foi levado aos céus. Portanto ele pode ser uma das oliveiras e um dos candeeiros que assiste diante do Senhor.

 

Além do mais existe uma promessa de que Elias voltaria antes do terrível dia do Senhor

 

Ml 4.5-6

5 Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; 6 e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição

Então Elias é mesmo um forte candidato a ser uma das duas testemunhas no livro do Apocalipse.

Existe um problema que temos que resolver quando afirmamos ser Elias uma das duas testemunhas.

Jesus disse que Elias já veio, se ele já veio cumprindo o que está escrito em Malaquias 4, como poderia vir de novo?

 

Vamos tentar resolver esse problema

 

Mateus 17:10 Perguntaram-lhe os discípulos: Por que dizem então os escribas que é necessário que Elias venha primeiro?

11 Respondeu ele: Na verdade Elias havia de vir e restaurar todas as coisas;

12 digo-vos, porém, que Elias já veio, e não o reconheceram; mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim também o Filho do homem há de padecer às mãos deles.

13 Então entenderam os discípulos que lhes falava a respeito de João, o Batista.

Será que Jesus neste texto se refere ao profeta João Batista?

Um grande problema doutrinário iríamos criar se disséssemos que João Batista era Elias.

Pois Elias teria que encarnar (não reencarnar pois este não havia morrido), ser gerado por Izabel cujo pai não seria Zacarias. E não sabemos quem seria o pai (ou seja teria que ser gerado de forma miraculosa assim como Jesus foi gerado).

Não teria o nome de Elias e sim João Batista. Deus não quebra as regras que ele mesmo estabeleceu. Cada indivíduo é único além do mais não há reencarnação. Que no caso de Elias não sei nem como devo chamar, pois Elias não morreu. E de acordo com esta teoria ele deixaria de ser Elias e viria a se tornar outra pessoa, no caso João Batista.

 

 

 

Os discípulos entenderam errado

 

Mateus 17:13 Então entenderam os discípulos que lhes falava a respeito de João, o Batista.

Quem entendeu que se tratava de João Batista foram os discípulos, Jesus não disse que João Batista era o Elias, mas disse que Elias já veio.

Portanto a dedução de que João Batista era Elias foi feita pelos discípulos, com base no que Jesus disse.

Uma grande dica exegética é que quando se encontra um único texto falando de um assunto em toda a Bíblia não podemos fundamentar uma doutrina.

A regra é “não podemos fundamentar uma doutrina usando um único texto.”

 

Mas graças a Deus que existe outra passagem que trata do mesmo assunto e que nela agora vamos tirar a prova real. Vamos descobrir que os discípulos estavam errados em dizer que João Batista era Elias.

Veja:

Marcos 9:11 Então lhe perguntaram: Por que dizem os escribas que é necessário que Elias venha primeiro?

12 Respondeu-lhes Jesus: Na verdade Elias havia de vir primeiro, a restaurar todas as coisas; e como é que está escrito acerca do Filho do homem que ele deva padecer muito a ser aviltado?

13 Digo-vos, porém, que Elias já veio, e fizeram-lhe tudo quanto quiseram, como dele está escrito.

 

Vs 12 como está escrito sobre o filho do homem que deve padecer muito e ser aviltado.

 

Observe a expressão “como dele está escrito”

 

Aqui nós matamos a charada. Cristo falava do profeta Elias verdadeiro e não que João Batista era Elias. Pois ao usar a expressão como dele está escrito, ele estava se referindo ao que estava escrito sobre o profeta Elias no livro de Reis.

“Está escrito” portanto se refere ao Antigo Testamento que fala acerca do profeta Elias. Pois sobre o profeta João Batista, sua vida e ministério terreno ainda não havia nada escrito. Estes registros só aconteceram mais tarde no Novo Testamento, como nós podemos ler sobre João hoje em dia.

Jesus deve ter percebido que eles haviam entendido errado e corrige o erro de interpretação dos discípulos.

Jesus mata a confusão quando diz que a quem ele se refere que já veio é o próprio Elias e não pode haver outro.

 

Vamos entender um pouco mais porque se confundiram

 

Veremos a seguir alguns textos que fala sobre João Batista.

40,3-4

3 Eis a voz do que clama: Preparai no deserto o caminho do Senhor; endireitai no ermo uma estrada para o nosso Deus. 4 Todo vale será levantado, e será abatido todo monte e todo outeiro; e o terreno acidentado será nivelado, e o que é escabroso, aplanado.

Está passagem fala claramente sobre o ministério profético futuro de João Batista, como precursor do Messias.

 

No texto abaixo está toda a confusão

 

“Ele viria no espírito e no poder de Elias”.(Lc 1.13-17)

13 “Mas o anjo lhe disse: Não temais, Zacarias; porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João; 14 e terás alegria e regozijo, e muitos se alegrarão com o seu nascimento; 15 porque ele será grande diante do Senhor; não beberá vinho, nem bebida forte; e será cheio do Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe;”

16 “converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus; 17 irá adiante dele no espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, a fim de preparar para o Senhor um povo apercebido.”

 

Fica evidente que João Batista não era Elias mas que ele veio no Espírito e poder de Elias. O que o anjo quis dizer é que João Batista era parecido com Elias, nas características ministeriais e pessoais e também na forma de entregar a mensagem profética. Com muita firmeza levando o povo de Israel ao arrependimento.

 

João Batista era parecido com Elias em vários aspectos confira:

 

Vestimenta

2 Rs 1.8

8 Responderam-lhe eles: Era um homem vestido de pelos, e com os lombos cingidos dum cinto de couro. Então disse ele: É Elias, o tisbita.

Mc 1.6

6 Ora, João usava uma veste de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre.

 

Moradia

Costumava estar em lugares afastados e desérticos

1 Rs 17.2-6

2 “Depois veio a Elias a palavra do Senhor, dizendo: 3 Retira-te daqui, vai para a banda de oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está ao oriente do Jordão. 4 Beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem. 5 Partiu, pois, e fez conforme a palavra do Senhor; foi habitar junto ao ribeiro de Querite, que está ao oriente do Jordão. 6 E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã, como também pão e carne à tarde; e ele bebia do ribeiro”

Em outra ocasião ele estava em uma caverna, em outra em um monte. Elias gostava de estar em lugares desertos.

 

Lc 1.80

80 Ora, o menino crescia, e se robustecia em espírito; e habitava nos desertos até o dia da sua manifestação a Israel.

 

Assim como José e Moisés tipificam a  Cristo.

João Batista tipifica Elias, mas não é Elias.

 

O próprio João Batista disse eu não sou Elias

Jo 1,19

19 “E este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu? 20 Ele, pois, confessou e não negou; sim, confessou: Eu não sou o Cristo. 21 Ao que lhe perguntaram: Pois que? És tu Elias? Respondeu ele: Não sou. És tu o profeta? E respondeu: Não. 22 Disseram-lhe, pois: Quem és? para podermos dar resposta aos que nos enviaram;”

“que dizes de ti mesmo? 23 Respondeu ele: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.”

Então se o próprio João Batista disse que não era Elias não há porque continuar com esta ideia.

 

Há uma tradição rabínica que diz que quando o Messias viesse governar Elias viria antes.

Ml 4.1-6

1″ Pois eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como restolho; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo. 2 Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo curas nas suas asas; e vós saireis e saltareis como bezerros da estrebaria. 3 E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés naquele dia que prepararei, diz o Senhor dos exércitos.”

4 “Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, a qual lhe mandei em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e ordenanças. 5 Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; 6 e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.”

 

Dia aqui não se trata de um dia específico mas se refere a  período da tribulação.

 

Todo o contexto deste texto fala sobre tribulação e promete o “sol da justiça” (Jesus)

Esse cenário onde Elias vai se apresentar se assemelha mais com a tribulação.

Não se assemelha com os dias de João Batista e Jesus no seu ministério terreno.

Elias ainda virá antes do terrível dia do Senhor. (Grande Tribulação).

Jesus no livro de Marcos confirma essa profecia de Malaquias e aponta a sua vinda para dias futuros.

Mc 9:11 “E interrogaram-no, dizendo: Por que dizem os escribas ser necessário que Elias venha primeiro? 12 Então, ele lhes disse: Elias, vindo primeiro, restaurará todas as coisas; como, pois, está escrito sobre o Filho do Homem que sofrerá muito e será aviltado?”

AGORA

Jesus faz uma comparação dizendo que assim como iria acontecer desprezo a sua pessoa, Assim também irá acontecer com Elias.

 

significado da palavra “aviltado” no grego.

εξουδενεω exoudenoo 1) considerar e tratar como sem importância, desprezar completamente 2) desprezar, tratar com desprezo.

 

As duas sofrerão desprezo tão grande a ponto da sua morte serem comemoradas veja:

Apocalipse 11:7 E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra e as vencerá e matará.

8 E jazerão os seus corpos na praça da grande cidade, que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde também o seu Senhor foi crucificado.

9 Homens de vários povos, e tribos e línguas, e nações verão os seus corpos por três dias e meio, e não permitirão que sejam sepultados.

10 E os que habitam sobre a terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão; e mandarão presentes uns aos outros, porquanto estes dois profetas atormentaram os que habitam sobre a terra.

 

Assim como Jesus foi “aviltado”, Elias também será durante os dias da sua profecia. Elias e o seu companheiro de ministério, a outra testemunha serão tão desprezados que as pessoas mandarão presentes umas as outras, se alegrando com suas mortes.

Por tudo que tratamos aqui, eu não tenho dúvidas de que Elias é uma das duas testemunhas.

 

Será que a outra testemunha é Moisés?

 

Muitas pessoas apontam uma das testemunhas como sendo Moisés. Porque, alguns sinais feitos pelas testemunhas são sinais feitos por Moisés durante o seu ministério. Como por exemplo: às pragas do Egito e transformar a água em sangue.

“Apocalipse 11:6 Elas têm poder para fechar o céu, para que não chova durante os dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda sorte de pragas, quantas vezes quiserem.”

Mas como pode ser Moisés uma das testemunhas se este está morto?

 

Moisés ressuscitou?

Muitos defendem a ideia de que Moisés ressuscitou dentre os mortos. E se utilizam de alguns textos para confirmar esta ideia. Vamos analisar os textos:

Judas 1:9 Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o Diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda.

Porque houve disputa acerca do corpo de Moisés, alguns tentam forçar uma interpretação de que Moisés ressuscitou dentre os mortos.

Porém o fato de que houve uma disputa acerca do corpo de Moisés, não prova a sua ressurreição.

Tenho a ligeira impressão de que o corpo de Moisés foi escondido para que não houvesse idolatria à sua pessoa. Pois se uma simples serpente de bronze foi objeto de idolatria imagine Moisés.

“Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã.”

Se Moisés ressuscitou cria-se um outro problema ele fica sendo as primícias dos que dormem e não Cristo

 

1 Co 15:20 “Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem”

21″ Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos.”

22″ Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados.”

23 “Cada um, porém, na sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda”

Seria um problema sério dizer que Moisés ressuscitou, pois teríamos que invalidar a passagem acima. Pois o apóstolo Paulo afirmou por duas vezes neste texto que cristo é as primícias dos que dormem.

Portanto, se Moisés ressuscitou dentre os mortos ele passa a ser as primícias e não Cristo.

 

No monte da transfiguração aparecem Moisés e Elias

Muitos afirmam ali que Moisés ressuscitou pois aparece ao lado de Elias.

Mt 16-27-28

27 Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras. 28 Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão de modo nenhum provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino.

 

Os discípulos morreram e não viram isso acontecer

Jesus está falando da sua vinda em toda a sua glória no seu reino no futuro. Em uma visão que os discípulos teriam seis dias depois de ter feito tal declaração.

As palavras de Jesus se cumprem em uma visão, aquilo não aconteceu de verdade, até porque os discípulos morreram e não viram Cristo voltar.

Vai se cumprir no capítulo seguinte . Precisamente 6 dias depois.

 

Houve um discernimento de espírito: os discípulos viram e ouviram na dimensão espiritual confira:

Mt 17.1-9

1″ Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, a Tiago e a João, irmão deste, e os conduziu à parte a um alto monte; 2 e foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. 3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. 4 Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.”

5 “Estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu; e dela saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi. 6 Os discípulos, ouvindo isso, caíram com o rosto em terra, e ficaram grandemente atemorizados. 7 Chegou-se, pois, Jesus e, tocando-os, disse: Levantai-vos e não temais. 8 E, erguendo eles os olhos, não viram a ninguém senão a Jesus somente. 9 Enquanto desciam do monte, Jesus lhes ordenou: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja levantado dentre os mortos.”

Era uma visão para testemunhar que a lei e os profetas concordavam com o ministério de Jesus.

 

Note que Jesus mesmo disse que foi uma visão

 

” A ninguém conteis a visão”.

Então não se tratava de Moisés ressurreto, mas sim de uma visão da glória de Cristo no futuro.

Pedro relata esta experiência no monte em sua epístola.  Sua intenção em contar a experiência era testemunhar de Cristo e sua Glória.

 

2 Pe 1,16-18

16 Porque não seguimos fábulas engenhosas quando vos fizemos conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, pois nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. 17 Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando pela Glória Magnífica lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; 18 e essa voz, dirigida do céu, ouvímo-la nós mesmos, estando com ele no monte santo.

Portanto Moisés não ressuscitou dentre os mortos por todos os motivos que relatei acima.

 

A outra testemunha seria Enoque?

 

Enoque foi transladado sem ver a morte (Gn 5.24).

Gênesis 5:22 Andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos; e gerou filhos e filhas.

Gênesis 5:23 Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos;

Gênesis 5:24 Enoque andou com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus o tomou.

Enoque e Elias esses dois teriam sido preservados sem experimentar morte a fim de que pudessem retornar para morrer.

Enoque foi um profeta de julgamento, assim como Elias (Jd 14,15), e isso corresponde ao ministério das duas testemunhas, pois eles profetizam com o sinal do julgamento — pano de saco (Ap 11.3)

Eles precisam retornar para morrer pois este foi o destino de todos os homens, Porque a morte precisa atingir a todos.

“A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.”

Ezequiel 18:20

Alguém poderá indagar, mas muitos vão ser arrebatados e não vão morrer?

 

Mas quem vai ser arrebatado já morreu com Cristo. está unido com ele na sua morte e foi sepultado com ele no batismo.

“Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.”

Romanos 6:3,4

Todas as duas testemunhas do Apocalipse morrem em certo ponto (11.7) para que seu testemunho cesse. Pois existe um prazo de três anos e meio para profetizarem. Portanto as duas testemunhas do Apocalipse morrem. E a sua missão está cumprida, pois as duas testemunhas do Apocalipse precisavam testemunhar durante três anos e meio. Elas cumprirão satisfatoriamente esse prazo.

 

Conclusão

 

Concluo que as duas  testemunhas do Apocalipse se trata de Elias e Enoque, Pois existe mais coerência em pensar assim por tudo que a Bíblia nos revela.

Para maior aproveitamento do estudo assista a série de vídeos quem são as duas testemunhas do Apocalipse. Vou deixar o link aqui para facilitar é só clicar e assistir.

Shalon!

Quem são as duas testemunhas do apocalipse vídeo 1.

 

CONHEÇA OS NOSSOS CURSOS GRATUITOS!

Curso gratuito de escatologia.
Curso gratuito de escatologia clique aqui.
Curso gratuito desvendando o Apocalipse.
Curso gratuito desvendando o Apocalipse.

 

 

VEJA TAMBÉM:

QUEM É A MULHER DE APOCALIPSE 12?

 

 

 

 

 

 

Antonio Lira

Antonio Lira

Fale conosco, queremos ouvir você!

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit