Crente fica endemoniado?

Seria possível o crente nascido de novo ficar endemoniado? Essa é uma pergunta interessante. Muitos querem responder a essa pergunta baseados em suas experiências pessoais. E não no que a Bíblia ensina. E acabam por suas experiências pessoais concluindo que crente fica endemoniado.

Eu mesmo já ouvi e também li alguns relatos de supostos crentes que ficaram endemoniado em cultos. Li certa vez em um livro que tinha o título “orixás caboclos e guias” do Bispo Macedo. Que afirmava categoricamente que crente fica endemoniado. Neste livro era relatado a história de uma suposta irmã em Cristo que frequentava as reuniões. E que em determinado dia se endemoninhou.

Na narrativa do livro, todos ficaram surpresos, pois aquela irmã frequentava a igreja já fazia alguns anos. E por causa desta e outras experiências semelhantes a esta afirmam que crente fica endemoniado.

A BÍBLIA É QUE DEVE NORTEAR NOSSAS CONCLUSÕES!

É bom analisarmos esta questão segundo o que a Bíblia diz, pois a Palavra de Deus não falha. Ela nos guiará a toda a verdade. Não podemos de maneira nenhuma cometer o erro de  transformar em doutrina nossas experiências pessoais.

LEIA O ARTIGO “COMO INTERPRETAR A BÍBLIA”.

 

O fato de alguém frequentar as reuniões durante anos não faz de ninguém crente. O mais provável neste caso é que ela jamais havia nascido de novo.

Era simplesmente uma frequentadora dos cultos. Existem muitos amigos do evangelho pessoas simpatizantes de Cristo, por aí. Que tem cara de crente, se veste como crente e até fala como crente. Mas é pelos frutos que conheceremos a árvore. Muitos ainda não se converteram de fato e de verdade, ainda não nasceram de novo.

Vamos ver o que a Bíblia diz a esse respeito.

 

Existe um texto que é muito usado, por aqueles que defendem a ideia de que o crente fica endemoninhado. Vamos analisá-lo:

 

Mateus 12:43

 

 “43 Ora, havendo o espírito imundo saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra”.

44 “Então diz: Voltarei para minha casa, donde saí. E, chegando, acha-a desocupada, varrida e adornada.”

45 “Então vai e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entretanto, habitam ali; e o último estado desse homem vem a ser pior do que o primeiro. Assim há de acontecer também a esta geração perversa.”

O texto diz que o espírito maligno saiu da pessoa e que depois ao voltar encontrou a casa  desocupada. A casa estava vazia ou seja estava sem o Espírito Santo.

Esse não tinha o Espírito dentro dele portanto não se tratava de alguém nascido de novo.

É importante salientar algumas coisas importantes aqui:

Em primeiro lugar:

Quando alguém aceita a Cristo o Espírito Santo vem habitar dentro do crente.

João 14:16 “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre.”

João 14:17 “a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.”

 

Romanos 8:9 ‘Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.’

Se o Espírito Santo habita no crente como poderia um espírito maligno possuí-lo?

É impossível um crente nascido de novo ficar endemoniado pois este tem o Espírito Santo dentro dele.

Em segundo lugar:

O texto de Mateus em análise situa-se nos evangelhos e os evangelhos Mateus, Marcos, Lucas, e João apesar de fazerem parte do Novo Testamento ainda é antiga aliança. Quando Jesus disse aquilo ainda vigorava a antiga aliança. E na antiga aliança não havia novo nascimento e consequentemente o Espírito Santo não podia habitar dentro de ninguém.

Pois os discípulos andavam com Jesus recebiam seus ensinamentos mas ainda não haviam nascido de novo. Eles só nascem de novo após a morte e ressurreição de Jesus. Sua morte e ressurreição e consequentemente o novo nascimento dos discípulos só acontece no finalzinho dos evangelhos veja:

João 20:19 Chegada, pois, a tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco.

João 20:20 Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Alegraram-se, pois, os discípulos ao verem o Senhor.

João 20:21 Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.

João 20:22 E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.

Perceba que aqui os discípulos puderam nascer de novo pois Jesus já havia apresentado seu sacrifício ao pai. Já havia sangue para redimí-los.

 

Portanto na Antiga Aliança quando um demônio saia de alguém o Espírito Santo não podia  habitar naquela pessoa a casa ficava vazia, limpa e adornada, pois os sacrifícios feitos sobre o primeiro pacto não removia pecados apenas cobria.

Hebreus 10:1 Porque a lei, tendo a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, não pode nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem de ano em ano, aperfeiçoar os que se chegam a Deus.

Hebreus 10:2 Doutra maneira, não teriam deixado de ser oferecidos? pois tendo sido uma vez purificados os que prestavam o culto, nunca mais teriam consciência de pecado.

Hebreus 10:3 Mas nesses sacrifícios cada ano se faz recordação dos pecados,

Hebreus 10:4 porque é impossível que o sangue de touros e de bodes tire pecados.

A LIBERTAÇÃO NA GRAÇA E NA ANTIGA ALIANÇA.

O homem de quem saía o espírito maligno ficava com a sua casa (seu espírito) varrida e adornada porém sem o Espírito Santo morando. Pois os pecados na antiga aliança não eram removidos. O espírito maligno poderia voltar quando quisesse bastava se este que foi liberto desse lugar a ele.

Se hoje vigorando a nova aliança alguém sendo liberto de um espírito maligno não aceita a Cristo essa pessoa está vulnerável a ação do espírito maligno, Pois não nasceu de novo. A casa ficou limpa, mas quem foi liberto não convidou o Espírito Santo para entrar. É possível que se ela der lugar ao maligno novamente. o demônio volte e a possua.

Contudo quando alguém é liberto e aceita a Cristo seu espírito é limpo seu pecado é removido e não coberto. Então o Espírito Santo vem habitar no crente. E uma vez o Espírito Santo habitando no crente, jamais, em hipótese nenhuma enquanto o Espírito Santo estiver nele, nenhum espírito maligno poderá se apossar dele.

Estou mostrando aquilo que é bíblico. A minha exposição é segundo o que a Bíblia diz e não segundo as nossas experiências pessoais. Pois a Bíblia é que determina o que é correto e não as nossas experiências.

Opressão x possessão.

A possessão acontece no espírito humano, quando alguém fica endemoniado é porque satanás se apossou do seu espírito. Consequentemente o espírito maligno passa a dominar a alma e também o corpo dessa pessoa.

Então a possessão atinge o ser dessa pessoa por inteiro espírito, alma, e corpo.

A opressão ocorre na mente e não atinge diretamente o espírito da pessoa opressa . A pessoa passa a ter pensamentos influenciados pelo maligno.

O maligno passa a influenciar através da mente os pensamentos daquela pessoa e por fim até mesmo suas atitudes.

Um crente nascido de novo não pode ficar endemoniado mas pode dar lugar ao diabo e ficar sob a influência dele na mente.

Efésios 4:26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira;

Efésios 4:27 nem deis lugar ao Diabo.

É possível um crente que anda na carne ser usado pelo maligno e cometer coisas que desagradam a Deus, por estar sob a influência dele.

Gálatas 5:15 Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais uns aos outros.

Gálatas 5:16 Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne.

Gálatas 5:17 Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.

Gálatas 5:18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.

Gálatas 5:19 Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia,

Gálatas 5:20 a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos,

Gálatas 5:21 as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.

Gálatas 5:22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.

Gálatas 5:23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.

Gálatas 5:24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.

Gálatas 5:25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.

Por isso a Bíblia nos adverte a andarmos no espírito. Para de forma nenhuma ser opresso  e nem dar  lugar ao diabo.

Concluímos então que o crente não fica endemoniado por causa do Espírito Santo que habita nele. Como o apóstolo João escreveu em sua epístola:

1 João 4:4 Filhinhos, vós sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.

Se maior é o que está em nós, como pode o crente ficar endemoniado?

Isso torna impossível o crente ficar endemoniado.

Quanto a dar lugar ao diabo ou estar debaixo da sua opressão é perfeitamente possível. Pois  cada um deve possuir o seu vaso em santificação e honra a Deus. Buscando viver uma vida no espírito vigiando e orando, para não cair nas ciladas do diabo.

Ele não pode possuir o crente então ele vai tentar oprimir e comandar seus pensamentos.

Só há um remédio recomendável pela Bíblia que é eficaz contra as investidas de satanás.

Se sujeitar a Deus e “Resistir”

Tiago 4:7 Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.

1 Pedro 5:8 Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar;

1 Pedro 5:9 ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo.

“Resisti firmes na fé”

Como diz o Irmão Kenneth Hagin não devemos batalhar contra o diabo mas devemos trazê-lo para arena da fé e derrotá-lo ali.

De maneira nenhuma o crente  fica endemoninhado. Mas ele pode ser oprimido por satanás e até mesmo dar lugar ao diabo.

Para maior entendimento de como interpretar a Bíblia assista ao vídeo abaixo:

 

CONHEÇA OS NOSSOS CURSOS GRATUITOS!

Curso gratuito de escatologia.
Curso gratuito de escatologia clique aqui.
Curso gratuito desvendando o Apocalipse.
Curso gratuito desvendando o Apocalipse.

 

 

Antonio Lira

Antonio Lira

Fale conosco, queremos ouvir você!

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit