Quem são os 144 mil de Apocalipse? Por que foram selados? Qual a missão desses 144 mil que aparecem no monte Sião no capítulo 14 de Apocalipse ao lado do Cordeiro? Neste artigo estarei respondendo a estas e outras perguntas. E penso ser uma visão equilibrada destes textos onde aparecem os 144 mil.
Vamos para o primeiro texto em questão.
Apocalipse 7:1 Depois disto vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma.
7:2 E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, tendo o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, quem fora dado que danificassem a terra e o mar,
7:3 dizendo: Não danifiques a terra, nem o mar, nem as árvores, até que selemos na sua fronte os servos do nosso Deus.
7:4 E ouvi o número dos que foram assinalados com o selo, cento e quarenta e quatro mil de todas as tribos dos filhos de Israel:
7:5 da tribo de Judá havia doze mil assinalados; da tribo de Rúben, doze mil; da tribo de Gade, doze mil;
7:6 da tribo de Aser, doze mil; da tribo de Naftali, doze mil; da tribo de Manassés, doze mil;
7:7 da tribo de Simeão, doze mil; da tribo de Levi, doze mil; da tribo de Issacar, doze mil;
Apocalipse 7:8 da tribo de Zebulom, doze mil; da tribo de José, doze mil; da tribo de Benjamim, doze mil assinalados.
O que significa a expressão selados?
Essa expressão selados aparece apenas 5 vezes no Novo Testamento. Apenas 2 livros do Novo Testamento citam esta expressão. A carta de Paulo aos Efésios e o livro do Apocalipse.
Em Efésios ocorre duas vezes.
Efésios 1:13 no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa,
Efésios 4:30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.
Observe que as duas vezes que Paulo cita a expressão selados, ela tem uma conexāo direta com a pessoa do Espírito Santo, com a sua obra redentora, e também com a promessa de Joel que se cumpriu no Pentecostes. Conhecida por nós como batismo no Espírito Santo.
Atos 2:16 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
Atos 2:17 E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos;
Atos 2:18 e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.
Atos 2:33 De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.
Isto fala da obra do Espírito por completo tanto dentro do crente como sobre ele. Dentro para guiá-lo, transformá-lo e ensiná-lo. E sobre o crente para capacitá-lo com seu poder para alcançar outras pessoas.
Porém no texto de Apocalipse 7 em que a expressão selados ocorre mais 3 vezes não é citada a pessoa do Espírito Santo. Apenas diz que eles foram selados.
A expressão selados vem do grego “sphragizo” veja o significado abaixo segundo o dicionário grego strong.
σφραγιζω sphragizo de 4973 ; colocar um selo, marcar com um selo, selar 1a) por segurança: de Satanás 1b) pois coisas seladas estão ocultas (como o conteúdo de uma carta), esconder, manter em silêncio, manter em secreto 1c) para marcar uma pessoa ou coisa 1c1) marcar pela impressão de um selo ou uma sinal 1c2) diz-se que os anjos foram selados por Deus 1d) a fim de provar, confirmar, ou atestar algo 1d1) confirmar, autenticar, colocar fora de qualquer dúvida 1d1a) de um documento escrito 1d1b) provar o testemunho de alguém: provar que ele é quem diz ser
Como é uma palavra polissêmica, ou seja, tem mais de um significado o contexto é que vai determinar o significado de selados. E tudo indica que tem a ver com proteção pois uma das traduções diz: 1a) por segurança:de satanás.
Também podemos notar pelo contexto que tem a ver com segurança e preservação pois o anjo que sela os 144 mil eles dizem aos 4 anjos enviados para ferir a terra e o mar. Que não ajam até que os 144 mil sejam selados
“Não danifiques a terra nem o mar e nem as árvores até que selemos os 144 mil.”
Então acredito que esses 144 mil homens são selados para serem preservados de serem feridos com os flagelos da ira de Deus. Creio pelo contexto que deverá haver algum tipo de proteção especial sobre eles.
Estude escatologia conosco!
São todos do sexo masculino
Eu disse homens de propósito, pois esses 144 mil são todos do sexo masculino. Não tem mulheres no meio deles, isso está registrado no capítulo 14 de Apocalipse.
Apocalipse 14:3 E cantavam um cântico novo diante do trono, e diante dos quatro seres viventes e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil, aqueles que foram comprados da terra.
Apocalipse 14:4 Estes são os que não se contaminaram com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes foram comprados dentre os homens para serem as primícias para Deus e para o Cordeiro.
Apocalipse 14:5 E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis.
Todos eles creram na pregação de que Jesus é o Messias e se converteram pois o texto acima diz que eles foram comprados da terra e são primícias para Deus e para o cordeiro.
Ou seja, eles foram salvos e redimidos pelo sangue de Jesus assim como nós.
Apesar da igreja não estar mais na terra no período da tribulação. A conversão dos 144 mil mostra que vai haver salvação durante a tribulação.
Observamos no capítulo 7 que todos eles são judeus. E são doze mil de cada tribo.
Existem algumas considerações a fazer aqui que são importantes.
Você não vai encontrar nenhuma passagem do Novo Testamento narrando as doze tribos de Israel. Nem mesmo nos evangelhos onde ainda vigorava a velha aliança.
Quem nos acompanha por aqui em nossos artigos sabe muito bem que do capítulo 6 ao capítulo 18 de Apocalipse, que é o capítulo que narra a tribulação, não existe nenhuma referência à igreja na terra neste período.
Porque do capítulo 6 ao 18 Deus está tratando com a nação de Israel. Para provocar a conversão nacional.
Esses 144 mil judeus selados provam que Deus voltou a tratar com os judeus.
Os 12 mil de cada tribo selados apontam que de fato Deus que ver toda a nação convertida. Não haverá conversão sem pregação da palavra. Portanto já que a igreja saiu antes da tribulação quem vai pregar são estes 144 mil judeus convertidos.
Uma das coisas mais difíceis de enxergar é que o livro do Apocalipse é mais judaico do que se pensa.
Nele existem 255 citações do Antigo Testamento e são citados 22 livros do Velho Testamento.
João fez questão de citar vários textos dos profetas do Antigo Testamento para comprovar que a revelação que ele recebeu está respaldada pelo Antigo Testamento. E que é o cumprimento das profecias, dadas aos judeus.
Para quem não está familiarizado com os textos proféticos do Antigo Testamento estes textos apontavam para:
-O nascimento do messias
-Seu ministério terreno, respaldado com curas e milagres.
-Seu governo a partir de Jerusalém.
-O estabelecimento de Israel como nação dominante sobre todas as outras nações da terra no governo do messias.
Porém as profecias também apontavam.
-A rejeição ao Messias
-Sua volta ao trono de Deus aguardando o tempo do seu retorno.
-Mostrava também 7 anos de tribulação.
-Um governante blasfemador,que iria perseguir a nação com o fim de exterminá-la.
-Uma coligação de dez reis que iriam apoiar o anticristo
-O cerco à Jerusalém, Cristo voltando para exterminar os exércitos do anticristo.
-Seu reinado por mil anos sobre Israel e,sobre o mundo inteiro.
Quem lê o livro do Apocalipse percebe todas as coisas que foram citadas acima se cumprindo. Para quem não sabe o livro do Apocalipse nada mais é do que uma repetição das profecias que foram dadas ao povo judeu.
O livro do Apocalipse é uma repetição daquilo que os profetas disseram.
O livro do Apocalipse narra o cumprimento das profecias sobre a nação de Israel. João simplesmente no livro está mostrando o que viu e pontuando 255 citações do Antigo Testamento para nos mostrar que o Apocalipse nada mais é do que o cumprimento do que os profetas disseram.
Na verdade João não escreveu a profecia imediatamente enquanto a recebia diretamente do anjo, quando foi arrebatado em espírito.
É bem provável que ele tenha recebido a profecia e em seguida ele fez associação com as passagens dos profetas e foi comparando o que havia recebido com aquilo que estava escrito.
E para não restar dúvidas que aquilo que ele havia recebido vinha da parte de Deus. Ele resolveu fundamentar tudo colocando os versículos do Antigo Testamento.
Para tanto João não poupa textos que comprovem a veracidade dos fatos. Ele usa simplesmente 255 citações usando 22 livros do Antigo Testamento.
Citarei algumas destas repetições para comprovar o que digo. Compare a citação do Antigo Testamento e compare com o Apocalipse.
Os homens se esconderão nas cavernas
Isaías 2
Isaías 2:17-19
E a altivez do homem será humilhada, e o orgulho dos varões se abaterá, e só o Senhor será exaltado naquele dia.
E os ídolos desaparecerão completamente.
Então os homens se meterão nas cavernas das rochas, e nas covas da terra, por causa da presença espantosa do Senhor, e da glória da sua majestade, quando ele se levantar para assombrar a terra.
Isaías 2:21 para se meter nas fendas das rochas, e nas cavernas das penhas, por causa da presença espantosa do Senhor e da glória da sua majestade, quando ele se levantar para assombrar a terra.
Compare com o Apocalipse
Apocalipse 6:15-17
E os reis da terra, e os grandes, e os chefes militares, e os ricos, e os poderosos, e todo escravo, e todo livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas;
e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos da face daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro;
porque é vindo o grande dia da ira deles; e quem poderá subsistir?
Os poderes dos céus (sol, lua e estrelas) abalados, e terremoto
Isaías 13:9 Eis que o dia do Senhor vem, horrendo, com furor e ira ardente; para pôr a terra em assolação e para destruir do meio dela os seus pecadores.
Isaías 13:10 Pois as estrelas do céu e as suas constelações não deixarão brilhar a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não fará resplandecer a sua luz.
Isaías 13:11 E visitarei sobre o mundo a sua maldade, e sobre os ímpios a sua iniquidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos cruéis.
Isaías 13:12 Farei que os homens sejam mais raros do que o ouro puro, sim mais raros do que o ouro fino de Ofir.
Isaías 13:13 Pelo que farei estremecer o céu, e a terra se movera do seu lugar, por causa do furor do Senhor dos exércitos, e por causa do dia da sua ardente ira.
Comparando os textos de Isaías com Apocalipse 6
Apocalipse 6:12 E vi quando abriu o sexto selo, e houve um grande terremoto; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua toda tornou-se como sangue;
Apocalipse 6:13 e as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira, sacudida por um vento forte, deixa cair os seus figos verdes.
Apocalipse 6:14 E o céu recolheu-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares.
A grande ceia de Deus profetizada por Ezequiel é repetida em Apocalipse 19
Ezequiel 39:17
Tu, pois, ó filho do homem, assim diz o Senhor Deus: Dize às aves de toda espécie, e a todos os animais do campo: Ajuntai-vos e vinde; ajuntai-vos de todos os lados para o meu sacrifício, que eu sacrifico por vós, sacrifício grande sobre os montes de Israel, para comerdes carne e beberdes sangue.
18 Comereis as carnes dos poderosos e bebereis o sangue dos príncipes da terra, dos carneiros e dos cordeiros, dos bodes e dos novilhos, todos eles cevados em Basã.
19 Comereis da gordura até vos fartardes, e bebereis do sangue até vos embebedardes, da gordura e do sangue do sacrifício que vos estou preparando.
E à minha mesa vos fartareis de cavalos e de cavaleiros, de valentes e de todos os homens de guerra, diz o Senhor Deus.
Compare com agora com Apocalipse 19
Apocalipse 19:17 E vi um anjo em pé no sol; e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, ajuntai-vos para a grande ceia de Deus,
Apocalipse 19:18 para comerdes carnes de reis, carnes de comandantes, carnes de poderosos, carnes de cavalos e dos que neles montavam, sim, carnes de todos os homens, livres e escravos, pequenos e grandes.
Aqui vai um grande conselho para aqueles que desejam entender o Apocalipse. Leia os profetas antes, pois estes te ajudarão a ter muito mais clareza na interpretação.
Para um maior entendimento do assunto leia o artigo.
O Apocalipse mostra o cumprimento na íntegra de tudo que já havia sido profetizado no Antigo Testamento.
Se nós tirássemos os capítulos 1,2,3,4 e 5 que são capítulos que tratam diretamente com a igreja. E pegássemos o restante do 6 ao 22 e acoplássemos como se fosse um apêndice dos livros proféticos. Você iria perceber com mais facilidade que o Apocalipse é uma continuação do que os profetas disseram sendo que com muito mais realismo.
É claro que nem tudo é uma repetição mas existe muita repetição daquilo que Deus já havia tratado antes nos profetas.
Entender isso fará com que nós percebamos que a tribulação não está reservada para a igreja. Pois a tribulação é o cumprimento das profecias para Israel e o restante do mundo.
Os judeus ainda esperam o messias e ele voltará para eles.
E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.
E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco.
Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
O nosso problema é não entender que o povo judeu esperou o Messias durante quase 1500 anos. Todos ouviram falar do governante que iria reinar a partir de Jerusalém e estabelecer a paz.
Quando ele apareceu não creram nele. Antes o crucificaram. Mataram aquele a quem esperaram durante séculos.
O Messias para os judeus ainda não se manifestou e precisa se manifestar. Ele até se manifestou mas não foi reconhecido. Ele precisa ser reconhecido para que as profecias se cumpram para os judeus a quem a promessa havia sido feita.
Deus salvará os judeus? video 1
Deus salvará os judeus? Vídeo 2
A igreja pensa que substitui Israel no plano profético.
Isso é uma afronta aos textos proféticos e mostra um total desconhecimento das profecias.
A igreja de uma forma geral está completamente cega e não compreende que Deus voltará a tratar com Israel na tribulação para que eles entrem no vínculo do pacto.
Usará os eventos cataclísmicos e o Anticristo para amolecer o coração deles.
E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único, e lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho.
continuação…
Naquele dia será grande o pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadade-Rimom no vale de Megido.
E a terra pranteará, cada família à parte: a família da casa de Davi à parte, e suas mulheres à parte; e a família da casa de Natã à parte, e suas mulheres à parte;
A família da casa de Levi à parte, e suas mulheres à parte; a família de Simei à parte, e suas mulheres à parte.
Todas as mais famílias remanescentes, cada família à parte, e suas mulheres à parte.
Apesar de Israel não ter aceitado o Messias quando este foi enviado eles jamais deixaram de ser povo de Deus.
Isso Paulo deixa claro em Romanos.
Romanos 11:1 Pergunto, pois: Acaso rejeitou Deus ao seu povo? De modo nenhum; por que eu também sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.
Romanos 11:2 Deus não rejeitou ao seu povo que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como ele fala a Deus contra Israel, dizendo:
Teria Deus rejeitado o seu povo? Deus não rejeitou o seu povo. É a resposta. Ou seja Israel permanece povo de Deus.
E para resgatar o seu povo através da pregação é preciso que haja agentes externos extremos como serão vivenciados pela nação durante tribulação.
E por fim pregação de pessoas que conhecem muito bem as profecias bíblicas para ganhar os judeus.
Porque a igreja por mais que conheça as escrituras não entende as profecias da Bíblia é seu cumprimento para a nação de Israel.
É preciso que sejam judeus convertidos com o coração interessado em salvar a sua nação e dispostos a tudo para convertê-los.
É preciso ter o coração com o zelo de Paulo que fazia de tudo para salvar os perdidos especialmente os judeus.
Ele expressa seu pesar em Israel não ter enxergado a salvação em romanos 9.
Romanos 9:1 Digo a verdade em Cristo, não minto, dando testemunho comigo a minha consciência no Espírito Santo,
9:2 que tenho grande tristeza e incessante dor no meu coração.
9:3 Porque eu mesmo desejaria ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne;
9:4 os quais são israelitas, de quem é a adoção, e a glória, e os pactos, e a promulgação da lei, e o culto, e as promessas;
9:5 de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém.
Deus usa tudo o que tem disponível para salvar os judeus pela pregação.
Para converter os judeus durante o período da tribulação Deus emprega tudo o que tem. Duas testemunhas pregando em Jerusalém no capítulo 11. Ele abre até uma exceção enviando um anjo para pregar no capítulo 14. E anjo na Bíblia nunca tinha pregado antes.
Apocalipse 14:6 E vi outro anjo voando pelo meio do céu, e tinha um evangelho eterno para proclamar aos que habitam sobre a terra e a toda nação, e tribo, e língua, e povo,
Apocalipse 14:7 dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.
A missão dos 144 mil é ganhar principalmente os judeus.
Também Deus levanta 144 mil judeus que conhecem as profecias como ninguém. Que terão os seus olhos abertos após a saída da igreja eles têm um zelo tão grande que não querem se casar e são castos.
Apocalipse 14:4 Estes são os que não se contaminaram com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes foram comprados dentre os homens para serem as primícias para Deus e para o Cordeiro.
Apocalipse 14:5 E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis.
Para ganhar os judeus endurecidos é preciso ter pessoas que conheçam bem os profetas. Coisa que a maioria dos crentes não conhecem.
Por isso Deus os converte para que eles possam pregar com propriedade para os judeus, por que são judeus.
Com os 144 Mil Deus terá a sua disposição a mão de obra mais qualificada que poderia ter. Serão testemunhas especialistas no Antigo Testamento.
Os 144 mil de Apocalipse terão um zelo inigualável
E com a tribulação em curso eles além de terem um profundo zelo. Zelo este despertado pela consciência do tempo perdido de 2000 anos, em que a salvação estava disponível e eles estavam endurecidos.
Também terão os eventos da tribulação como prova cabal ao vivo do cumprimento de tudo o que os profetas disseram. E poderão apontar o cumprimento de tudo.
Imagina esses homens após descobrirem que Jesus é o Cristo após dois mil anos de cegueira. Com que tipo de espírito pregarão.
Eu creio que eles serão como Paulo em seu zelo. Pois seu zelo é demonstrando no capítulo 14 eles serão castos e não vão se contaminar.
Ou seja são uma mão de obra altamente qualificada para ganhar os judeus para o reino.
Seu propósito evangelístico é comprovado pelo contexto em que aparecem.
Tanto no capítulo 7 quanto no capítulo 14 de Apocalipse em seguida após a citação dos 144 mil sempre há menção a salvação de almas e pregação do evangelho.
Apocalipse 7:9 Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos;
7:10 e clamavam com grande voz: Salvação ao nosso Deus, que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro.
7:11 E todos os anjos estavam em pé ao redor do trono e dos anciãos e dos quatro seres viventes, e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus,
7:12 dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ações de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém.
7:13 E um dos anciãos me perguntou: Estes que trajam as compridas vestes brancas, quem são eles e donde vieram?
continuação….
Apocalipse 7:14 Respondi-lhe: Meu Senhor, tu sabes. Disse-me ele: Estes são os que vêm da grande tribulação, e levaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.
Por fim eles aparecem no monte sião em pé junto com o cordeiro. Em pé é uma posição de atividade. Eles provavelmente são testemunhas em Jerusalém, pois Monte Sião é um outro nome dado à cidade de Jerusalém. O fato de aparecerem do lado do cordeiro mostram também que são suas testemunhas. Já que a expressão “ao lado de” indica cumplicidade e parceria.
Conclusão
Concluímos portanto que a missão dos 144 é pregar a palavra principalmente para os judeus. Seu zelo inigualável irá ajudar a provocar a conversão nacional.
A fé deles precisa ser despertada pela pregação da palavra de Cristo e não poderia ser uma igreja a ser usada. pois esta não é perita nas profecias do Antigo Testamento. Os 144 mil sim são todos os judeus e conhecedores das profissões. Os 144 são mais do que permitidos para o serviço.
Talvez se fosse uma igreja que não era ouvida, mas que sua própria nação mudasse de figura. Podemos então perceber a sabedoria de Deus cuidando de todos os detalhes para que haja uma conversão nacional. Paulo diz em romanos 11.
E assim como Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará Jacó as impiedades.
Espero que você tenha gostado deste artigo. Comente e compartilhe, isso será de grande ajuda.
Ande no espírito e viva em amor.
Antonio Lira
CONHEÇA OS NOSSOS CURSOS GRATUITOS!
Temas relacionados
No related posts.