Quem é a grande prostituta de Apocalipse 17?

Quem é a prostituta de Apocalipse 17?

O livro do Apocalipse é um livro cheio de mistérios, para muitos um livro indecifrável. Seus símbolos e figuras são um verdadeiro desafio para qualquer intérprete das escrituras.

A bíblia possui ao todo 1189 capítulos e sem dúvida nenhuma o capítulo mais difícil de se interpretar de toda a Bíblia é o capítulo 17 do livro do Apocalipse.

Nesse artigo eu irei interpretar a primeira parte do capítulo 17 do livro do Apocalipse.

E Nesta primeira parte Estarei revelando através de fortes evidências bíblicas quem é a grande prostituta de Apocalipse 17?

Algumas perguntas que serão respondidas neste artigo:

Você saberá Porque a prostituta é chamada de a grande babilônia?

Será que a cidade da Babilônia será reconstruída como alguns intérpretes sugerem?

Você saberá Qual a sua relação com as duas testemunhas do capítulo 11 de apocalipse?

E Porque ela está vestida com a vestimenta de um sumo sacerdote? De acordo com êxodo 28:33

E por último por que essa prostituta será alvo do juízo divino, sendo destruída no capítulo 18?

Neste artigo eu estarei respondendo a todas essas perguntas.

Porém se você preferir pode assistir o documentário contendo todo o conteúdo deste artigo:

Sem mais delongas vamos direto para a primeira parte do texto de apocalipse 17 e vamos interpretá-lo.

 

“Veio um dos sete anjos que têm as sete taças e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei o julgamento da grande prostituta que se acha sentada sobre muitas águas,
com quem se prostituíram os reis da terra; e, com o vinho de sua devassidão, foi que se embebedaram os que habitam na terra.
Transportou-me o anjo, em espírito, a um deserto e vi uma mulher montada numa besta escarlate, besta repleta de nomes de blasfêmia, com sete cabeças e dez chifres.

Continuação

Achava-se a mulher vestida de púrpura e de escarlata, adornada de ouro, de pedras preciosas e de pérolas, tendo na mão um cálice de ouro transbordante de abominações e com as imundícias da sua prostituição.
Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério: Babilônia, a Grande, a Mãe das Meretrizes e das Abominações da Terra .
Então, vi a mulher embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de Jesus; e, quando a vi, admirei-me com grande espanto.
O anjo, porém, me disse: Por que te admiraste? Dir-te-ei o mistério da mulher e da besta que tem as sete cabeças e os dez chifres e que leva a mulher:”

Apocalipse 17:1-7

 

A primeira dica para interpretar o livro do Apocalipse é a seguinte:

“O Apocalipse bebe na fonte da própria Bíblia.” Ou seja toda a interpretação do apocalipse está na própria Bíblia.

Digo isso porque a internet está cheia de intérpretes sensacionalistas que são havidos a correr direto para a história antes de usar a bíblia para interpretar ela mesma.

Com essa fala não estou desprezando a história, mas estou querendo afirmar que as fontes históricas tem o seu lugar na interpretação bíblica mas com certeza não é o primeiro lugar.

Portanto As fontes históricas são secundárias e a bíblia deve ser a fonte primária.

Abordagem correta de interpretação

A minha abordagem interpretativa funciona assim: Primeiro eu esgoto todas as possibilidades de interpretação usando a própria bíblia, depois sim eu utilizo as fontes históricas ou fatos recentes apenas para confirmar aquilo que a bíblia já sinalizou como verdade.

Medite nesta frase:

No tocante a interpretação dos textos proféticos as outras fontes podem até falar desde que a Bíblia fale primeiro.

Dito isso, vamos para a segunda dica:

Muitas vezes a interpretação de algumas passagens do livro do Apocalipse está no próprio livro, ás vezes no mesmo capítulo, ás vezes em capítulos anteriores ou posteriores.

É o caso da revelação de quem é a grande prostituta.

O próprio livro do Apocalipse vai nos contar quem ela é, e quem ela simboliza.

Lembrando que se o livro me revela algo eu devo ficar com essa revelação, e de forma nenhuma eu devo tentar argumentar com o autor do livro ou com o Espirito Santo que inspirou o autor a escrever tal coisa.

Devo resolutamente abraçar aquilo que o livro me revelou, sem concessões.

Portanto a revelação de quem a prostituta é está no versículo 18 do mesmo capítulo:

 

“A mulher que viste é a grande cidade que domina sobre os reis da terra.”

Apocalipse 17:18

 

No último versículo do capítulo 17 temos a revelação de que a prostituta é uma cidade específica.

  • Veja que não é qualquer cidade:
  • Ela é chamada de a grande cidade.

Vamos agora descobrir que cidade é essa?

Para isso vamos utilizar uma técnica de rastreamento.

Com o uso dessa técnica será possível interpretar todos os símbolos e figuras contidos no livro do Apocalipse.

 

Para o uso  dessa técnica  será necessário usar uma bíblia com concordância ou uma barra de pesquisa de uma bíblia online.

 

Escreva a expressão          “grande cidade” na barra de pesquisa.

Veja que vai aparecer algumas ocorrências na bíblia desta expressão.

Procure primeiro no livro do Apocalipse.

Você vai perceber que o texto do apocalipse que nos revela que cidade é a   a grande prostituta é o texto de apocalipse 11.

Esse  texto fala das duas testemunhas que foram mortas na praça da “grande cidade.” 

e o seu cadáver ficará estirado na praça da grande cidade que, espiritualmente, se chama Sodoma e Egito, onde também o seu Senhor foi crucificado.

Apocalipse 11:8

 

Esse texto fala sobre as duas testemunhas que vão ser mortas durante a tribulação pelo anticristo, na praça da grande cidade.

Aqui nos é revelado pelo próprio livro do Apocalipse que a grande cidade é a cidade onde o seu Senhor foi crucificado.

E nós sabemos que jesus foi crucificado em Jerusalém.

Então o autor do Apocalipse quando deixou essa informação aqui estava consciente de que a grande prostituta de apocalipse 17 era a cidade de Jerusalém. Que ele chama de a grande cidade.

Ele já havia revelado antes quem era a grande prostituta no versículo 8 do capítulo 11 e esperava que seus leitores fizessem essa conexão ao lerem apocalipse 17:18

Aqui deve acabar toda a discussão e especulação de que seja Roma, ou vaticano ou qualquer outra cidade do mundo.

Estamos deixando a bíblia falar primeiro e não a história ou fatos recentes.

O texto de apocalipse11:8 confirma a prostituição da cidade ele nos revela que a cidade espiritualmente se chama Sodoma e Egito.

Mostrando que a condição espiritual da cidade é de prostituição.

Prostituição espiritual na Bíblia se refere a idolatria e culto a outras divindades ou profanação daquilo que é sagrado.

Analisando os termos Sodoma e Egito dentro do contexto bíblico. Vemos que:

Sodoma é o top da prostituição em se tratando dos desejos carnais e Egito é o top da prostituição espiritual principalmente pelo panteão de Deuses que ali existiam e que ali eram adorados.

Essas duas cidades estão sendo citadas aqui para mostrar a condição espiritual de Jerusalém e também para mostrar que assim como Sodoma e Egito foram alvos do juízo divino no livro de Gênesis por causa da prostituição, assim também a cidade de Jerusalém, a grande prostituta será julgada por isso.

Portanto O profeta está consciente de que no momento do seu julgamento Jerusalém estará desviada da verdadeira adoração a Deus.

Essa prostituição é também confirmada por ela está vestida com a vestimenta de um sumo sacerdote.

Mostrando que o papel de Jerusalém era de refletir a santidade de Deus para o mundo. Mas ao invés disso ela está sendo comparada a Sodoma e Egito e que seu oficio sacerdotal também está corrompido.

Pois a roupa da prostituta de apocalipse 17 é igual a do sumo sacerdote que aparece em Êxodo capítulo 28.

A única diferença é que na roupa do sumo-sacerdote do texto de êxodo 28 aparece uma inscrição na testa que diz “santidade ao Senhor”

No texto de Apocalipse 17 aparece na testa da prostituta a inscrição “Babilônia, a Grande, a Mãe das Meretrizes e das Abominações da Terra”

O que essa inscrição na testa da prostituta significa?

Muitos afirmam erradamente que a cidade de Babilônia será reconstruída até a metade da tribulação. E que receberá o seu julgamento no capítulo 18 quando ela será completamente destruída.

Mas com certeza essa interpretação está errada. Pois vimos anteriormente que Sodoma e Egito foram outros nomes dados a cidade de Jerusalém apenas de forma simbólica e não literal apenas para mostrar a condição espiritual de prostituição da cidade de Jerusalém.

Da mesma forma babilônia está sendo citada aqui apenas de forma simbólica como a mãe ou a origem das prostituições e abominações da terra para mostrar também a real condição da cidade aos olhos de Deus.

Pois todo o sistema de idolatria teve a sua origem na babilônia.

Babilônia vem de Babel e nós conhecemos muito bem a história que é relatado no livro de Gênesis. Onde Ninrode que era neto de Cão, um dos filhos de Noé, construiu uma torre alta em oposição a Deus.

a esposa de Ninrode foi a notória Semíramis I. Ela é considerada a fundadora dos mistérios babilônicos e a primeira sumo sacerdotisa da idolatria.

Assim, a Babilônia tornou-se a fonte da idolatria e mãe de todo o sistema pagão  no mundo.

Baseado na promessa de que a Semente de uma mulher estava por vir de Genesis 3:15, Semíramis gerou um filho que declarou ter sido concebido miraculosamente! E quando o apresentou ao povo, ele foi aclamado como o libertador prometido.

 

Dessa maneira foi introduzido o mistério da mãe e do filho, um tipo de idolatria mais antigo do que qualquer outro conhecido pelo homem. Os rituais de adoração eram secretos. Apenas aos iniciados era permitido conhecer seus mistérios.

Era o esforço de Satanás para enganar o homem com uma imitação tão semelhante à verdade de Deus que os homens não poderiam conhecer a verdadeira semente da mulher quando Ela viesse ao mundo na plenitude dos tempos […]

Nascimento de Cristo, a verdadeira semente da mulher.
Da Babilônia essa religião de mistério espalhou-se por todos as nações vizinhas.

Por toda a parte os símbolos eram os mesmos, e o culto à mãe e seu filho tornou-se um sistema popular; sua adoração era celebrada com as práticas mais repulsivas e imorais.

A imagem da rainha do céu com a criança nos braços era vista por toda parte, embora os nomes variassem segundo a diversidade de línguas. Ela se tornou a religião misteriosa da Fenícia, e pelos fenícios foi levada aos confins da terra com os nomes de Astarte e Tamuz, a mãe e o filho dessas aventuras, tornaram-se Ísis e Hórus no Egito, Afrodite e Eros na Grécia, Vênus e Cupido na Itália e muitos outros nomes em outras regiões mais distantes. Dentro de mil anos o babilonismo tornou-se a religião do mundo, que rejeitara a revelação divina.

As várias faces de Semiramis e Tamuz
As várias faces de Semiramis e Tamuz

Por esse motivo Jerusalém também é comparada  a grande Babilônia que é a mãe de todas as religiões que existem no mundo foi onde todo sistema idólatra teve origem. O que comprova mais ainda a prostituição da cidade de Jerusalém diante de Deus.

Todo esse sistema de idolatria cairá com a destruição da cidade que ocorrerá no capítulo 18.

Logo em seguida no capítulo 19 do livro do Apocalipse cristo regressará a terra para implantar o seu governo. E será o fim de toda a prostituição espiritual e Jerusalém voltará a refletir a santidade de Deus.

 

Talvez para muitos intérpretes das escrituras seja uma ofensa muito grande comparar a cidade de Jerusalém como uma prostituta.

Porém a cidade já foi comparada com uma prostituta dezenas de vezes pelos profetas do antigo testamento:

 

Como se fez prostituta a cidade fiel! ela que estava cheia de retidão! A justiça habitava nela, mas agora homicidas.

Isaías 1:21

Porque Jerusalém está arruinada, e Judá, caída; porquanto a sua língua e as suas obras são contra o Senhor , para desafiarem a sua gloriosa presença.
O aspecto do seu rosto testifica contra eles; e, como Sodoma, publicam o seu pecado e não o encobrem. Ai da sua alma! Porque fazem mal a si mesmos.

Isaías 3:8,9

Este texto de Isaías  compara Jerusalém a Sodoma, da mesma forma que João fez em apocalipse 11.

Mostrando a prostituição da cidade. Dos versículos 10 ao 26 Isaias  vai mostrar o julgamento iminente  da cidade como paga por sua  prostituição.

Os próximos textos confirmam ainda mais que os profetas do antigo testamento  já viam a cidade Jerusalém como uma prostituta veja:

“Correu a tua fama entre as nações, por causa da tua formosura, pois era perfeita, por causa da minha glória que eu pusera em ti, diz o Senhor Deus.
Mas confiaste na tua formosura e te entregaste à lascívia, graças à tua fama; e te ofereceste a todo o que passava, para seres dele.
Tomaste dos teus vestidos e fizeste lugares altos adornados de diversas cores, nos quais te prostituíste; tais coisas nunca se deram e jamais se darão.
Tomaste as tuas joias de enfeite, que eu te dei do meu ouro e da minha prata, fizeste estátuas de homens e te prostituíste com elas.”

Ezequiel 16:14-17

“Demais, tomaste a teus filhos e tuas filhas, que me geraste, os sacrificaste a elas, para serem consumidos. Acaso, é pequena a tua prostituição?
Mataste a meus filhos e os entregaste a elas como oferta pelo fogo.
Em todas as tuas abominações e nas tuas prostituições, não te lembraste dos dias da tua mocidade, quando estavas nua e descoberta, a revolver-te no teu sangue.
Depois de toda a tua maldade (Ai, ai de ti! — diz o Senhor Deus),
edificaste prostíbulo de culto e fizeste elevados altares por todas as praças.

Continuação

A cada canto do caminho, edificaste o teu altar, e profanaste a tua formosura, e abriste as pernas a todo que passava, e multiplicaste as tuas prostituições.
Também te prostituíste com os filhos do Egito, teus vizinhos de grandes membros, e multiplicaste a tua prostituição, para me provocares à ira.
Por isso, estendi a mão contra ti e diminuí a tua porção; e te entreguei à vontade das que te aborrecem, as filhas dos filisteus, as quais se envergonhavam do teu caminho depravado.
Também te prostituíste com os filhos da Assíria, porquanto eras insaciável; e, prostituindo-te com eles, nem ainda assim te fartaste;

Continuação

antes, multiplicaste as tuas prostituições na terra de Canaã até a Caldeia e ainda com isso não te fartaste.
Quão fraco é o teu coração, diz o Senhor Deus, fazendo tu todas estas coisas, só próprias de meretriz descarada.
Edificando tu o teu prostíbulo de culto à entrada de cada rua e os teus elevados altares em cada praça, não foste sequer como a meretriz, pois desprezaste a paga;
foste como a mulher adúltera, que, em lugar de seu marido, recebe os estranhos.

Continuação

A todas as meretrizes se dá a paga, mas tu dás presentes a todos os teus amantes; e o fazes para que venham a ti de todas as partes adulterar contigo.
Contigo, nas tuas prostituições, sucede o contrário do que se dá com outras mulheres, pois não te procuram para prostituição, porque, dando tu a paga e a ti não sendo dada, fazes o contrário.”

Ezequiel 16:20-34

Existem mais textos que mostram a cidade de Jerusalém como prostituta:

Ezequiel 16:35-43 Ez 16:44-63   Ez 23:1-49

Por tudo o que vimos até aqui O título de prostituta dado a cidade de Jerusalém só é novidade para os desinformados. Esse é um titulo comum que o Apóstolo João apenas reproduziu aqui no apocalipse por que era comum ver isso nos profetas. Por sua prostituição espiritual a cidade de Jerusalém será julgada e a cidade cai no capítulo 18.

 

Entenda bem, quando me refiro ao julgamento da cidade me refiro principalmente aos seus moradores, que estarão morando nela por ocasião do seu julgamento. E também me refiro aos seus inimigos que subirão para possuí-la e cairão junto com a cidade.

Como nos revela o profeta Zacarias nos mostrando que todos eles serão julgados.

 

“Eis que eu farei de Jerusalém um cálice de tontear para todos os povos em redor e também para Judá, durante o sítio contra Jerusalém.
Naquele dia, farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que a erguerem se ferirão gravemente; e, contra ela, se ajuntarão todas as nações da terra.”

Zacarias 12:2,3

“Naquele dia, procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém.”

Zacarias 12:9

A batalha do Armagedom

Observe como neste texto é citado a invasão de Jerusalém por todas as nações  da terra. Certamente se referindo a batalha do Armagedom onde segundo especialistas se reunirá um contingente de mais de 200 milhões de soldados.

Veja que o cálice de tontear é citado aqui e se refere ao mesmo cálice que está na mão da prostituta de apocalipse 17. Com o qual ela atrai os governantes da terra para se prostituir com ela.

Veio um dos sete anjos que têm as sete taças e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei o julgamento da grande meretriz que se acha sentada sobre muitas águas,
com quem se prostituíram os reis da terra; e, com o vinho de sua devassidão, foi que se embebedaram os que habitam na terra.

Apocalipse 17:1,2

O que significa as muitas águas, sobre a qual a prostituta está assentada?

Este texto nos mostra que a prostituta está sentada sobre muitas águas. Neste caso essas muitas águas se trata de uma  linguagem simbólica que se refere as nações do mundo, e isso  é confirmado pelo versículo 15

Falou-me ainda: As águas que viste, onde a meretriz está assentada, são povos, multidões, nações e línguas.

Apocalipse 17:15

Estes versículos estão querendo nos mostrar que a cidade  de Jerusalém foi escolhida por Deus para ser cabeça das nações.

Pois o futuro de Jerusalém será esse. Como nos mostra o profeta isaías:

“Irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do Senhor , de Jerusalém.”

Isaías 2:3

Também o texto  de apocalipse 17:1-2 nos mostra que os reis da terra se prostituíram com o vinho da sua devassidão.

 

Na vida real quando uma prostituta se coloca na esquina para se prostituir. Ela coloca uma roupa bem sensual para com isso atrair os homens para se prostituírem com ela.

Neste momento os homens que se deixam levar pela cobiça  ficam como se estivessem embriagados, e são levados a se prostituir.

Saiba que Jerusalém ao longo dos séculos foi conquistada e reconquistada dezenas de vezes. Existe um fascínio dos governantes do mundo em possuir Jerusalém a milênios.

A cidade exerce fascínio e os atrai pela sua importância religiosa e principalmente espiritual. Já que Jerusalém é o coração profético do mundo. Ela será o palco final da disputa pelo controle do mundo. Uma boa parte da batalha do Armagedom vai ocorrer dentro dela.

 Essa batalha definirá quem vai controlar o mundo não apenas politicamente  mas também espiritualmente..

Nela os exércitos do anticristo serão exterminados por Jesus por ocasião da sua segunda vinda

Existe a promessa que cristo vai reinar a partir de Jerusalém. Sua importância espiritual para o mundo é inegável.

Os reis da terra e lideres religiosos sempre souberam disso e ao longo dos séculos sempre quiseram possuí-la.

primeira cruzada para conquistar Jerusalém.
primeira cruzada para conquistar Jerusalém.

Por isso a besta que é o anticristo subirá para possuir a cidade. Ele foi atraído pela prostituta.

A grande prostituta de apocalipse 17.
A grande prostituta de apocalipse 17.

“Transportou-me o anjo, em espírito, a um deserto e vi uma mulher montada numa besta escarlate, besta repleta de nomes de blasfêmia, com sete cabeças e dez chifres.”

Apocalipse 17:3

 Não sei se você notou. Que é a prostituta que está montada no animal e não o animal sobre ela.

 

Pois em uma situação de montaria quem domina é quem   está em cima do animal. Neste caso é a prostituta quem está dominando. Exercendo o fascínio e dominando pela cobiça.

Como ela exerce fascínio sobre os reis da terra para possui-la, veja que a bola da vez é a besta que foi atraída por ela.

E será o último governante ímpio a possuir Jerusalém, pois cristo vai destruí-lo com a manifestação da sua vinda.

“então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda.”

2 Tessalonicenses 2:8

Seguindo com a interpretação vamos para o versículo 6 do capítulo 17

“Então, vi a mulher embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de Jesus; e, quando a vi, admirei-me com grande espanto.”

Apocalipse 17:6

Veja que a prostituta está embriagada com o sangue dos santos e das testemunhas de Jesus.

Á partir de agora A palavra de Deus vai nos revelar que  A cidade de Jerusalém tem a fama de matar apóstolos e profetas e Esse será um dos motivos do porquê a cidade estará sendo julgada no capítulo 18.

O capítulo 11 de apocalipse confirma a fama da cidade de Jerusalém de matar profetas. Pois nela serão mortas as duas testemunhas, que são dois profetas da antiga aliança que retornarão para cumprir o seu ministério profético em Jerusalém.

E também  a morte de jesus o maior de todos os profetas que também foi morto em Jerusalém.

Vemos no capítulo 11 de apocalipse  a morte de 3 profetas e isso não é por acaso.

Pois Jesus vai confirmar a fama da cidade de Jerusalém de matar profetas em algumas passagens dos evangelhos. Vamos ver:

“Naquela mesma hora chegaram alguns fariseus que lhe disseram: Sai, e retira-te daqui, porque Herodes quer matar-te. 32 Respondeu-lhes Jesus: Ide e dizei a essa raposa: Eis que vou expulsando demônios e fazendo curas, hoje e amanhã, e no terceiro dia serei consumado.33 Importa, contudo, caminhar hoje, amanhã, e no dia seguinte; porque não se  espera que morra um profeta fora de Jerusalém.

Continuação

34 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que a ti são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta a sua ninhada debaixo das asas, e não quiseste! 35 Eis aí, abandonada vos é a vossa casa. E eu vos digo que não me vereis até que venha o tempo em que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor.”

Lc 13:31-35

Esse texto deixa claro para nós que Jerusalém tem a fama de matar profetas.

Quando usa as expressões:

 

  • “Não se espera que morra um profeta fora de Jerusalém”
  • “Jerusalém, Jerusalém que matas os profetas e apedrejas os que a ti são enviados”

Veja esse outro texto dos evangelhos que confirma a vocação de Jerusalém em matar profetas.

 

“34Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas: e a uns deles matareis e crucificareis; e a outros os perseguireis de cidade em cidade;35 para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que mataste entre o santuário e o altar.36 Em verdade vos digo que todas essas coisas hão de vir sobre esta geração.

Continuação

37 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, apedrejas os que a ti são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e não o quiseste! 38 Eis aí abandonada vos é a vossa casa. 39Pois eu vos declaro que desde agora de modo nenhum me vereis, até que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor.”

Mateus 23:34-39

O texto que lemos além de confirmar a vocação da cidade de Jerusalém de matar os santos e os profetas, também diz que o sangue dos justos que morreram seria cobrado da cidade.

Agora será  possível entendemos algumas passagens dos capítulos 17 e 18.

Então, vi a mulher embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de Jesus; e, quando a vi, admirei-me com grande espanto.

Apocalipse 17:6

A mulher que é a cidade de Jerusalém está embriagada com sangue dos santos e das testemunhas de Jesus, porque essa se tornou a sua vocação. A cidade de Jerusalém costumava matar os santos e profetas que lhes eram enviados.

Por isso no capítulo 18 a cidade está sofrendo o juízo prometido por Jesus nos evangelhos veja

“dizendo: Ai! Ai da grande cidade, que estava vestida de linho finíssimo, de púrpura, e de escarlata, adornada de ouro, e de pedras preciosas, e de pérolas,
porque, em uma só hora, ficou devastada tamanha riqueza! E todo piloto, e todo aquele que navega livremente, e marinheiros, e quantos labutam no mar conservaram-se de longe.

Continuação

Então, vendo a fumaceira do seu incêndio, gritavam: Que cidade se compara à grande cidade?
Lançaram pó sobre a cabeça e, chorando e pranteando, gritavam: Ai! Ai da grande cidade, na qual se enriqueceram todos os que possuíam navios no mar, à custa da sua opulência, porque, em uma só hora, foi devastada!
Exultai sobre ela, ó céus, e vós, santos, apóstolos e profetas, porque Deus contra ela julgou a vossa causa.”

Apocalipse 18:16-20

 

Observe que sangue dos santos apóstolos e  profetas estão sendo cobrados da cidade como Jesus prometeu que aconteceria.

Também jamais em ti brilhará luz de candeia; nem voz de noivo ou de noiva jamais em ti se ouvirá, pois os teus mercadores foram os grandes da terra, porque todas as nações foram seduzidas pela tua feitiçaria.
E nela se achou sangue de profetas, de santos e de todos os que foram mortos sobre a terra.

Apocalipse 18:23,24

Jesus disse em Mateus 23:35 que seria cobrado da cidade de Jerusalém o sangue de todos os justos derramados sobre a terra. E o texto de apocalipse 18:24 é o cumprimento disso.

Alguém poderia dizer mas o texto dos evangelhos citados sobre a destruição de Jerusalém já se cumpriram no ano 70  d.C. Quando Jerusalém foi invadida pelo exército Romano.

Esse é um argumento fácil de se refutar.

Se você está chegando agora no estudo escatologia. Saiba que existe uma regra de interpretação bíblica chamada de lei da dupla referência.

Ela nos mostra  que uma passagem Bíblica pode ter mais de um significado e algumas vezes pode se cumprir mais de uma vez na cronologia.

É o caso da diáspora dos judeus. Anunciada pelos profetas.

Espalhar-vos-ei por entre as nações e desembainharei a espada atrás de vós; a vossa terra será assolada, e as vossas cidades serão desertas.

Levítico 26:33

Essa profecia dada por Moisés teve o seu cumprimento mais de uma vez na história do povo Judeu.

Pois  a nação de Israel foi dispersa várias vezes ao longo da história.

Passaram pela primeira dispersão no cativeiro assírio, depois uma segunda dispersão no cativeiro babilônico e depois a última dispersão no ano 70.

Veja que essa é  uma profecia cumprida pelo menos 3 vezes.

Então os textos que lemos nos evangelhos sobre a destruição da cidade. Teve o seu cumprimento no ano 70. E terá o seu cumprimento também durante a tribulação quando haverá o julgamento da cidade.

Além do mais se  a destruição de Jerusalém aconteceu no ano 70 e o livro do apocalipse que mostra a destruição da cidade foi escrito entre os anos de 92 e 96 d.C.

Se a destruição de Jerusalém citada por João no livro do Apocalipse já tivesse se cumprido João teria deixado registrado que a queda da cidade já havia se cumprido no ano 70.

Mas ao invés disso João nos mostra que haverá a queda da cidade no final da tribulação antes da segunda vinda de Cristo.

Por tudo o que vimos até aqui a grande prostituta do livro do Apocalipse com certeza é a cidade de Jerusalém.

CONHEÇA OS NOSSOS CURSOS GRATUITOS!

Curso gratuito de escatologia.
Curso gratuito de escatologia clique aqui.
Curso gratuito desvendando o Apocalipse.
Curso gratuito desvendando o Apocalipse.

 

 

 

 

 

 

Leia também o artigo:

A consumação dos séculos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Antonio Lira

Antonio Lira

Fale conosco, queremos ouvir você!

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit