Durante milênios muitos tentaram elucidar o livro do Apocalipse, e após muitas tentativas alguns conseguiram ter uma visão acertada do livro enquanto outros não. Me propus a investigar o livro mais difícil de se interpretar da Bíblia, para mostrar seu raio x.

Com o intuito de te mostrar o que poucas pessoas percebem decidi escrever este artigo.

 

 

Por que usei a expressão raio x do Apocalipse?

Usei a expressão raio x do Apocalipse porque através de um raio x, é possível ver a estrutura de qualquer coisa radiografada.

Se tirarmos o raio x do livro do Apocalipse nós identificaremos na sua estrutura 3 coisas.

1- Boa parte dele se trata de uma repetição das profecias do Antigo Testamento.

2- O livro deixa claro o tratamento de Deus com a nação judaica durante o período da tribulação.

3- O livro mostra que a cidade de Jerusalém é o olho do furacão na tribulação e a cidade também é alvo do juízo divino.

Vamos agora conferir de forma pormenorizada cada tópico citado acima.

1- Boa parte dele se trata de uma repetição das profecias do Antigo Testamento.

O autor expõe as profecias do Antigo Testamento muito bem ordenadas e divididas em sequência de acontecimentos.

Existem 255 citações de passagens do Antigo Testamento no livro do Apocalipse. E são citados 22 livros do mesmo. Me parece que o autor com isso quer  deixar claro que sua revelação é o cumprimento das profecias do Antigo Testamento feitas a Israel.

Ele teve o trabalho de catalogar e expô-las em uma ordem sequencial e cronológica juntamente com a revelação que ele recebeu.

Antes do raio x convencional ser feito  é preciso toda uma preparação. Portanto aqui no raio x do Apocalipse  não será diferente.

Para localizar essas profecias no livro do Apocalipse precisaremos conhecê-las.

E, percebo que, a grande maioria dos cristãos não está familiarizada com as profecias do Antigo Testamento.

Se formos citar todas aqui vai ficar muito exaustivo portanto irei mostrar algumas apenas. E em seguida iremos comparar com o que está escrito no livro.

Os homens se esconderão nas cavernas

Isaías 2:17-19

E a altivez do homem será humilhada, e o orgulho dos varões se abaterá, e só o Senhor será exaltado naquele dia.

E os ídolos desaparecerão completamente.

Então os homens se meterão nas cavernas das rochas, e nas covas da terra, por causa da presença espantosa do Senhor, e da glória da sua majestade, quando ele se levantar para assombrar a terra.

Isaías 2:21 para se meter nas fendas das rochas, e nas cavernas das penhas, por causa da presença espantosa do Senhor e da glória da sua majestade, quando ele se levantar para assombrar a terra.

Passagem acima comparada com Apocalipse 6

Apocalipse 6:15-17

E os reis da terra, e os grandes, e os chefes militares, e os ricos, e os poderosos, e todo escravo, e todo livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas;

e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos da face daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro;

porque é vindo o grande dia da ira deles; e quem poderá subsistir?

Os poderes dos céus (sol, lua e estrelas) abalados, e terremoto

Isaías 13:9 Eis que o dia do Senhor vem, horrendo, com furor e ira ardente; para pôr a terra em assolação e para destruir do meio dela os seus pecadores.

Isaías 13:10 Pois as estrelas do céu e as suas constelações não deixarão brilhar a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não fará resplandecer a sua luz.

Isaías 13:11 E visitarei sobre o mundo a sua maldade, e sobre os ímpios a sua iniquidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos cruéis.

Isaías 13:12 Farei que os homens sejam mais raros do que o ouro puro, sim mais raros do que o ouro fino de Ofir.

Isaías 13:13 Pelo que farei estremecer o céu, e a terra se movera do seu lugar, por causa do furor do Senhor dos exércitos, e por causa do dia da sua ardente ira.

Comparando os textos de Isaías com Apocalipse 6

Apocalipse 6:12 E vi quando abriu o sexto selo, e houve um grande terremoto; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua toda tornou-se como sangue;

Apocalipse 6:13 e as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira, sacudida por um vento forte, deixa cair os seus figos verdes.

Apocalipse 6:14 E o céu recolheu-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares.

A grande ceia de Deus profetizada por Ezequiel é repetida em Apocalipse 19

Ezequiel 39:17

Tu, pois, ó filho do homem, assim diz o Senhor Deus: Dize às aves de toda espécie, e a todos os animais do campo: Ajuntai-vos e vinde; ajuntai-vos de todos os lados para o meu sacrifício, que eu sacrifico por vós, sacrifício grande sobre os montes de Israel, para comerdes carne e beberdes sangue.

18 Comereis as carnes dos poderosos e bebereis o sangue dos príncipes da terra, dos carneiros e dos cordeiros, dos bodes e dos novilhos, todos eles cevados em Basã.

19 Comereis da gordura até vos fartardes, e bebereis do sangue até vos embebedardes, da gordura e do sangue do sacrifício que vos estou preparando.

E à minha mesa vos fartareis de cavalos e de cavaleiros, de valentes e de todos os homens de guerra, diz o Senhor Deus.

Compare com agora com Apocalipse 19

Apocalipse 19:17 E vi um anjo em pé no sol; e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, ajuntai-vos para a grande ceia de Deus,

Apocalipse 19:18 para comerdes carnes de reis, carnes de comandantes, carnes de poderosos, carnes de cavalos e dos que neles montavam, sim, carnes de todos os homens, livres e escravos, pequenos e grandes.

O Anticristo e os animais de Daniel 7: leopardo, urso, leão e o quarto animal.

Daniel 7:3 E quatro grandes animais, diferentes uns dos outros, subiam do mar.

Daniel 7:4 O primeiro era como leão, e tinha asas de águia; enquanto eu olhava, foram-lhe arrancadas as asas, e foi levantado da terra, e posto em dois pés como um homem; e foi-lhe dado um coração de homem.

Daniel 7:5 Continuei olhando, e eis aqui o segundo animal, semelhante a um urso, o qual se levantou de um lado, tendo na boca três costelas entre os seus dentes; e foi-lhe dito assim: Levanta-te, devora muita carne.

Daniel 7:6 Depois disto, continuei olhando, e eis aqui outro, semelhante a um leopardo, e tinha nas costas quatro asas de ave; tinha também este animal quatro cabeças; e foi-lhe dado domínio.

Daniel 7:7 Depois disto, eu continuava olhando, em visões noturnas, e eis aqui o quarto animal, terrível e espantoso, e muito forte, o qual tinha grandes dentes de ferro; ele devorava e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele, e tinha dez chifres.

Daniel 7:8 Eu considerava os chifres, e eis que entre eles subiu outro chifre, pequeno, diante do qual três dos primeiros chifres foram arrancados; e eis que neste chifre havia olhos, como os de homem, e uma boca que falava grandes coisas.

Comparando com Apocalipse 13

Apocalipse 13:2 E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder e o seu trono e grande autoridade.

Daniel viu  quatro animais e joão ao repetir a passagem de propósito ele cita 3 e porque não cita quatro?

Porque o quarto animal é a própria besta que João está descrevendo.

Ao deixar de citar o quarto animal e citar os animais em ordem inversa leopardo, urso e leão. joão está sinalizando que o quarto animal citado por Daniel é a besta.

João em sua visão ele usa a expressão:

“Vi subir do mar”

Ele está fazendo questão de nos mostrar de qual passagem ele está citando.

Ele,está citando a passagem de Daniel 7. Pois como lemos em Daniel 7:1 também aparece uma expressão semelhante  “subiam do mar”.

 

E quatro animais grandes, diferentes uns dos outros, subiam do mar.

Daniel 7:3

Eu poderia citar outras passagens pois o livro do apocalipse cita 255 referências do antigo testamento no livro do apocalipse. Mas creio que já é o suficiente.

Creio que não há dúvidas que boa parte do Apocalipse é uma repetição das profecias do Antigo Testamento.

O autor com isso está nos ajudando a interpretar o livro sinalizando que as revelações que ele recebeu se tratam do cumprimento das profecias anteriormente dada ao povo judeu.

Ele não está negligenciando a ordem do Senhor que disse para se considerar as coisas passadas. Como Deus anunciou o fim desde o início. É bom atentarmos para o que ele já anunciou nas Escrituras do Antigo Testamento mesmo tendo novas revelações.

Isaías 46:9 Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro; eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim;

Isaías 46:10 que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho subsistirá, e farei toda a minha vontade;

 

Foi isso o que João fez ele recebeu uma revelação do Senhor e foi comparar com aquilo que já estava escrito antes. E achou seguro mesclar o que ele havia recebido com os textos do antigo testamento. Para comprovar a veracidade profética do que ele havia recebido. Apontando com isso o cumprimento de cada coisa.

Antes de prosseguirmos para o tópico 2 gostaria de dividir o livro do Apocalipse.

 

Divisão do livro

Capítulo 1 – introdução

 2 e 3 – Carta às igrejas da Ásia

4 e 5 – Igreja no céu

Capítulos do 6 ao 18 – Tribulação na terra

19 – Segunda vinda

 20 – Milênio

21 e 22 – Estado eterno.

Se do 6 ao 18 é tribulação então precisamos ver se a igreja aparece no raio x do livro do Apocalipse.

Você pode analisar o livro com atenção e você verá 17 citações da igreja nos capítulos do 1 ao 3.

Nos capítulos 4 e 5 a igreja aparece no céu representada pelos 24 anciãos.

Do capítulo 6 até o 18 que é o período da tribulação ela não aparece em nenhum momento na terra.

Quem aparece?

Os moradores da terra e os judeus.

Como a tribulação tem proporções mundiais ela atinge toda a terra. Mas o raio x do Apocalipse põe o foco em um povo específico: O povo judeu.

Estudaremos portanto nosso segundo tópico.

2- O livro deixa claro o tratamento de Deus com a nação judaica durante o período da tribulação.

 

Capítulo 6

Início da tribulação

A tribulação atinge o mundo todo, isso é um fato.

7 Selos, 7 trombetas e 7 taças são derramadas sobre o mundo todo. Vale a pena ressaltar isso novamente para que ninguém pense que a tribulação atinge só o os judeus. Mas uma coisa temos  que admitir. Existem centenas  de nações no mundo. Contudo o raio x do livro do Apocalipse nos aponta uma nação específica onde o está o foco da tribulação. Isso nos mostra claramente que pela ausência da igreja na terra durante a tribulação. Por que esta será arrebatada antes da tribulação. Deus volta a tratar com Israel.

Deus usa a tribulação para provocar a conversão nacional.

Também pela quantidade de passagens do Antigo Testamento citados no livro como já vimos anteriormente o profeta João está realmente no informando que Deus está tratando com a nação israelita para cumprir as profecias do Antigo Testamento que foram destinadas a ela. Além do mais iremos a partir de agora analisar as passagens que nos mostra Deus tratando com o povo judeu no livro do Apocalipse.

144 mil judeus se convertem 12 mil de cada tribo.

Capítulo 7

Apocalipse 7:1 Depois disto vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma.

2 E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, tendo o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, quem fora dado que danificassem a terra e o mar,

3 dizendo: Não danifiques a terra, nem o mar, nem as árvores, até que selemos na sua fronte os servos do nosso Deus.

4 E ouvi o número dos que foram assinalados com o selo, cento e quarenta e quatro mil de todas as tribos dos filhos de Israel:

5 da tribo de Judá havia doze mil assinalados; da tribo de Rúben, doze mil; da tribo de Gade, doze mil;

6 da tribo de Aser, doze mil; da tribo de Naftali, doze mil; da tribo de Manassés, doze mil;

7 da tribo de Simeão, doze mil; da tribo de Levi, doze mil; da tribo de Issacar, doze mil;

8 da tribo de Zebulom, doze mil; da tribo de José, doze mil; da tribo de Benjamim, doze mil assinalados.

Aqui são citadas as 12 tribos de Israel.

Dos 27 livros do Novo Testamento o livro do Apocalipse é o único que relata as doze tribos em sequência. Por que Deus mostrou a conversão dos 144 mil a João e o profeta cita pela primeira vez em sequência as 12 tribos? A resposta é bem clara. Após um período de mais de dois mil anos sem tratar com o seu povo. Mais uma vez agora Deus está trabalhando com Israel na tribulação para provocar a conversão nacional.

Para quem está chegando agora na escatologia e não está familiarizado com os textos do Antigo Testamento existem muitos textos que nos mostram a conversão nacional dos judeus.

Zacarias 12:9 E naquele dia, tratarei de destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém.

Zacarias 12:10 Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o espírito de graça e de súplicas; e olharão para aquele a quem traspassaram, e o prantearão como quem pranteia por seu filho único; e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito.

Zacarias 12:11 Naquele dia será grande o pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadade-Rimom no vale de Megidom.

Zacarias 12:12 E a terra pranteará, cada família à parte: a família da casa de Davi à parte, e suas mulheres à parte; e a família da casa de Natã à parte, e suas mulheres à parte;

Zacarias 12:13 a família da casa de Levi à parte, e suas mulheres à parte; a família de Simei à parte, e suas mulheres à parte;

Zacarias 12:14 todas as mais famílias, cade família à parte, e suas mulheres à parte.

Paulo também cita a conversão nacional em Romanos.

Romanos 11:25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado;

26 e assim todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades;

27 e este será o meu pacto com eles, quando eu tirar os seus pecados.

Com estes 144 mil selados logo no início da tribulação existe uma sinalização clara de que Deus vai voltar a tratar com os judeus na tribulação. Terminados os sete selos segue-se agora as sete trombetas. E o nível de juízo vai aumentando a cada flagelo lançado.

As sete trombetas são registraras nos capítulos  8,9,10 e 11.

E no capítulo 12 temos a prova definitiva de que um dos alvos da tribulação é mesmo o povo judeu. Pois a mulher que foge para o deserto é a nação judaica. Para melhor compreensão do assunto leia o, artigo quem é  a mulher de Apocalipse 12?

QUEM É A MULHER DE APOCALIPSE 12?

E assista também ao vídeo.

vídeo quem é a mulher de apocalipse 12

Portanto Apocalipse 12 é um capítulo inteiro mostrando o tratamento de Deus com Israel.

3- O livro mostra que a cidade de Jerusalém é o olho do furacão na tribulação e a cidade também é alvo do juízo divino.

Vamos falar do terceiro tópico que coloca a cidade de Jerusalém em foco na tribulação.

Vale a pena ressaltar que das muitas milhares de cidade atingidas pela tribulação existe uma que ganha destaque no Apocalipse.

As duas testemunhas profetizam em Jerusalém no capítulo 11.

Darei poder às minhas duas testemunhas, e elas profetizarão durante mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco”.
Estas são as duas oliveiras e os dois candelabros que permanecem diante do Senhor da terra.
Se alguém quiser lhes causar dano, da boca deles sairá fogo que devorará os seus inimigos. É assim que deve morrer qualquer pessoa que quiser causar-lhes dano.
Estes homens têm poder para fechar o céu, de modo que não chova durante o tempo em que estiverem profetizando, e têm poder para transformar a água em sangue e ferir a terra com toda sorte de pragas, quantas vezes desejarem.
Quando eles tiverem terminado o seu testemunho, a besta que vem do Abismo os atacará. E irá vencê-los e matá-los.
Os seus cadáveres ficarão expostos na rua principal da grande cidade, que figuradamente é chamada Sodoma e Egito, onde também foi crucificado o seu Senhor.

Apocalipse 11:3-8

Deus envia dois profetas da antiga aliança para profetizar em Jerusalém. Mostrando que ele volta a tratar com os judeus, enviando uma mensagem de arrependimento.

Pois a cidade onde seu Senhor foi crucificado se refere a Jerusalém que espiritualmente está semelhante a Sodoma e Egito, ou seja a cidade de Jerusalém está corrompida.

Esses profetas tem uma mensagem de juízo porque são mortos por incomodar muita gente.

Capítulo 17 e 18 cai a cidade de Jerusalém

Os capítulos 17 e 18 do nosso raio x de Apocalipse identifica a queda da cidade de Jerusalém que está prostituída a ponto de ser identificada como a grande meretriz.

Saiba porque a Cidade de Jerusalém é a grande meretriz lendo o artigo abaixo:

QUEM É A GRANDE MERETRIZ DE APOCALIPSE 17?

Contudo para confirmar o tratamento de Deus com a nação judaica ainda temos que citar por alto.

A batalha do Armagedom que ocorre em Israel

A batalha do Armagedom que vai ocorrer no vale do Megido em Israel ocupa uma boa parte do capítulo 16.

O sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates, e secaram-se as suas águas para que fosse preparado o caminho para os reis que vêm do Oriente.
Então vi saírem da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta três espíritos imundos semelhantes a rãs.
São espíritos de demônios que realizam sinais miraculosos; eles vão aos reis de todo o mundo, a fim de reuni-los para a batalha do grande dia do Deus todo-poderoso.
“Eis que venho como ladrão! Feliz aquele que permanece vigilante e conserva consigo as suas vestes, para que não ande nu e não seja vista a sua vergonha”.
Então os três espíritos os reuniram no lugar que, em hebraico, é chamado Armagedom.

Apocalipse 16:12-16

Armagedom é um vale chamado “Vale do Megido”  esse lugar em Israel  ficou famoso por duas grandes vitórias, a de Baraque sobre os cananeus, e a de Gideão sobre os midianitas; e por dois grandes desastres, a morte de Saul e de Josias.  e onde ocorrerá a última batalha da humanidade. A chamada batalha do Armagedom.

Logo, mais uma vez, o raio x do Apocalipse mostra Israel na tribulação.

O capítulo 14 faz menção dos 144 mil em Jerusalém

A menção dos 144 mil no monte Sião (referência à Jerusalém)

E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil que em suas testas tinham escrito o nome de seu Pai.

Apocalipse 14:1

Podemos então concluir com o nosso raio x do Apocalipse que o livro do Apocalipse é bastante judaico e que Israel e a cidade de Jerusalém ganham destaque do capítulo 6 ao 18 que são os capítulos da tribulação. E que a igreja não é citada em nenhum versículo que corresponde ao período da tribulação na terra.

Portanto a quantidade de profecias do Antigo Testamento que são citadas, testifica o cumprimento delas para o povo judeu e não para a igreja. Logo, o raio x do Apocalipse coloca Israel na tribulação e não a igreja.

Se você gostou do artigo deixe o seu comentário!

Autor: Antonio Lira

Ande no espírito e viva em amor!

Shalom!

CONHEÇA OS NOSSOS CURSOS GRATUITOS!

Curso gratuito de escatologia.
Curso gratuito de escatologia clique aqui.
Curso gratuito desvendando o Apocalipse.
Curso gratuito desvendando o Apocalipse.

 

Antonio Lira

Antonio Lira

Fale conosco, queremos ouvir você!

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit